Implantar um programa de fidelidade é uma decisão que traz diversos benefícios, tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes. Porém, também é uma decisão que exige planejamento. Além disso, é preciso saber que o programa de fidelidade precisará de acompanhamento e monitoramento contínuo.

Vantagens do Programa de Fidelidade

Como o próprio nome já demonstra, a principal vantagem diz respeito à fidelização dos clientes. Com um programa de pontos, fica mais fácil garantir que os seus clientes continuem comprando. Desta maneira, um cliente que efetua sua compra e já é incluído no programa de fidelidade tem mais chances de fazer uma nova compra. Mas isso não é tudo.

Na verdade, eles não apenas continuarão sendo clientes, como também possivelmente comprarão com mais frequência e valores de compra mais altos – para acumular mais pontos depressa, e trocar por prêmios ou vantagens. Portanto, a implantação de um programa de fidelidade também afeta positivamente a lucratividade do seu estabelecimento.

Philip Kotler, um dos teóricos mais respeitados do marketing contemporâneo, diz que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Isso se dá por uma série de motivos, dentre os quais podemos destacar:

  1. Os custos de propaganda e de promoção para novos clientes são altos
  2. Clientes existentes que retornem têm um maior valor
  3. Só é possível captar novos clientes quando eles estão buscando o produto ou serviço oferecido pela primeira vez, ou estão interessados em um novo fornecedor
  4. Os novos clientes podem fazer uma única compra e nunca mais retornar

E agora vem a melhor parte. Como o programa de fidelidade é uma ação contínua, você verá esses resultados de maneira consistente ao longo do tempo. Muito diferente das promoções tradicionais, que geram apenas picos temporários de vendas.

Como funciona a implantação de um Programa de Fidelidade

A implantação de um programa de fidelidade tem basicamente três etapas: planejamento, execução e avaliação. Porém, essas etapas são dinâmicas e cíclicas. Ou seja, elas se repetem em um “loop” infinito.

Etapa 01 – Planejamento do Programa de Fidelidade

Primeiro, será preciso planejar quais serão os critérios para o acumulo de pontos, e quais serão os prêmios ou vantagens oferecidos. A maioria das empresas trabalham com um esquema simples: a cada 15 reais em compras (por exemplo), o cliente ganha um ponto. Com certas quantidades de pontos, ele pode resgatar produtos ou trocar por descontos. Prêmios melhores, é claro, exigem mais pontos.

Na hora de planejar, esteja atento para criar uma estratégia que seja realmente lucrativa. Nunca dê itens de baixa qualidade, pois a imagem da sua empresa vai estar fixada em algo ruim. Os prêmios que você entrega podem parar na lata do lixo, ou serem dispensados para um conhecido. Ligar a imagem do seu negócio aos prêmios é um fator bem importante, não acha? Realize o raciocínio de dar um prêmio que possivelmente gostaria de ganhar. Você precisa oferecer algo atrativo e vantajoso, mas difícil de obter.

Será preciso também pensar em como será feito o controle dos pontos dos clientes. O sistema antigo era através de cartões, carimbos e selos. Porém, hoje em dia, há sistemas modernos de gestão comercial que calculam os pontos de cada cliente automaticamente.

Leia mais: Por que vale a pena dar brindes aos seus melhores clientes?

Etapa 02 – Implantação do Programa de Fidelidade

A implantação do Programa de Fidelidade vai exigir que sua equipe se empenhe na divulgação. Muitos clientes não participam do programa simplesmente porque não sabem que ele existe. Ao mesmo tempo, alguns funcionários não apresentam muito engajamento nesta divulgação, por acreditar que o único beneficiado é o cliente.

Por isso, o primeiro passo é conscientizar todos os funcionários sobre a importância do Programa de Fidelidade para o desempenho comercial do seu estabelecimento. Demonstre também, em números, como esta iniciativa poderá trazer mais oportunidades de crescimento para todos.

Um bom método para garantir o engajamento da equipe na divulgação do programa é a criação de gincanas internas; os vendedores que fizerem mais cadastros de clientes no programa de pontos ganham uma premiação ou bonificação no final do mês. Para melhorar ainda mais os resultados, você pode estabelecer metas de cadastramento. É essencial que, ao apresentar o Programa de Fidelidade aos clientes, os vendedores enfoquem as vantagens e a praticidade, rapidez na adesão.

Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade. – Walt Disney

Dica de leitura: Gamificação – O que é e como ela pode te ajudar a vender mais!

Etapa 03 – Monitoramento do Programa de Fidelidade

Embora o programa de fidelidade seja uma iniciativa vantajosa tanto para a empresa quanto para o cliente, isso não significa que ele necessariamente vá dar certo na primeira tentativa. Por isso, é preciso realizar um monitoramento constante dos resultados. Em cima deste monitoramento, você poderá realizar alterações estratégicas – ou reforçar os aspectos que estão apresentando bons resultados. Nós falamos mais sobre o monitoramento do Programa de Fidelidade em outro artigo, que você pode ler aqui.

SOBRE O FIDELIZII

O FideliZii é um sistema digital e bem completo que tem ajudado centenas de estabelecimentos em todo o Brasil, se destaca pelo uso de um tablet que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.

O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento. Ainda contempla, recursos de pesquisa, que permitem coletar informações valiosas sobre seus clientes, preferências, sugestões etc.

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