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Implantar um programa de fidelidade é uma decisão que traz diversos benefícios, tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes. Porém, também é uma decisão que exige estrutura e planejamento. Além disso, é preciso saber que o programa de fidelidade precisará de acompanhamento e monitoramento contínuo.

Vantagens do Programa de Fidelidade

Como o próprio nome já demonstra, a principal vantagem diz respeito à fidelização dos clientes. Com um programa de pontos, fica mais fácil garantir que os seus clientes continuem comprando. Desta maneira, um cliente que efetua sua compra e já é incluído no programa de fidelidade tem mais chances de fazer uma nova compra. Mas isso não é tudo.

Na verdade, eles não apenas continuarão sendo clientes, como também possivelmente comprarão com mais frequência e valores de compra mais altos – para acumular mais pontos depressa, e trocar por prêmios ou vantagens. Portanto, a implantação de um programa de fidelidade também afeta positivamente a lucratividade do seu estabelecimento.

E agora vem a melhor parte. Como o programa de fidelidade é uma ação contínua, você verá esses resultados de maneira consistente ao longo do tempo. Muito diferente das promoções tradicionais, que geram apenas picos temporários de vendas.

Como funciona a implantação de um Programa de Fidelidade

A implantação de um programa de fidelidade tem basicamente três etapas: planejamento, execução e avaliação. Porém, essas etapas são dinâmicas e cíclicas. Ou seja, elas se repetem em um “loop” infinito.

Etapa 01 – Planejamento do Programa de Fidelidade

Primeiro, será preciso planejar quais serão os critérios para o acumulo de pontos, e quais serão os prêmios ou vantagens oferecidos. A maioria das empresas trabalha com um esquema simples: a cada 15 reais em compras (por exemplo), o cliente ganha um ponto. Com certas quantidades de pontos, ele pode resgatar produtos ou trocar por descontos. Prêmios melhores, é claro, exigem mais pontos.

Na hora de planejar, esteja atento para criar uma estratégia que seja realmente lucrativa. Prêmios caros demais, ou um programa de pontos muito fácil, pode significar que você estará literalmente pagando os clientes para comprar em sua loja. Essencialmente, você precisa oferecer algo atrativo e vantajoso, mas difícil de obter.

Será preciso também pensar em como será feito o controle dos pontos dos clientes. O sistema antigo era através de cartões, carimbos e selos. Porém, hoje em dia, há sistemas modernos de gestão comercial que calculam os pontos de cada cliente automaticamente.

Etapa 02 – Implantação do Programa de Fidelidade

A implantação do Programa de Fidelidade vai exigir que sua equipe comercial se empenhe na divulgação. Muitos clientes não participam do programa simplesmente porque não sabem que ele existe. Ao mesmo tempo, alguns funcionários não apresentam muito engajamento nesta divulgação, por acreditar que o único beneficiado é o cliente.

Por isso, o primeiro passo é conscientizar todos os funcionários sobre a importância do Programa de Fidelidade para o desempenho comercial do seu estabelecimento. Demonstre também, em números, como esta iniciativa poderá trazer mais oportunidades de crescimento para todos.

Um bom método para garantir o engajamento da equipe na divulgação do programa é a criação de gincanas internas; os vendedores que fizerem mais cadastros de clientes no programa de pontos ganham uma premiação ou bonificação no final do mês. Para melhorar ainda mais os resultados, você pode estabelecer metas de cadastramento. É essencial que, ao apresentar o Programa de Fidelidade aos clientes, os vendedores enfoquem as vantagens e a praticidade e rapidez da adesão.

Etapa 03 – Monitoramento do Programa de Fidelidade

Embora o programa de fidelidade seja uma iniciativa vantajosa tanto para a empresa quanto para o cliente, isso não significa que ele necessariamente vá dar certo na primeira tentativa. Por isso, é preciso realizar um monitoramento constante dos resultados. Em cima deste monitoramento, você poderá realizar alterações estratégicas – ou reforçar os aspectos que estão apresentando bons resultados. Nós falamos mais sobre o monitoramento do Programa de Fidelidade em outro artigo, que você pode ler aqui.