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Manter um cliente fiel ao seu negócio pode ser uma tarefa tão difícil quanto conquistá-lo, e os programas de fidelização vêm sendo cada vez mais adotados como ferramentas para conquistar este objetivo. O sucesso deste tipo de programa depende de que este atinja o maior número possível de clientes e potenciais consumidores. Para tal, é essencial que, além de ser planejado de forma estratégica, o programa de fidelização seja bem divulgado. Ao contrário do que se pode imaginar, a divulgação de um programa de fidelização de clientes não depende de grandes investimentos por parte do empreendedor, mas de algumas medidas simples relacionadas ao planejamento do programa. Confira algumas dicas para divulgar com sucesso seu programa de fidelidade!

1. Ofereça o programa aos clientes

Uma equipe de vendas motivada e bem treinada é muito importante para a divulgação de um programa de fidelização de clientes. Assim, é essencial que seus colaboradores conheçam o regulamento, a premiação, e o funcionamento deste, bem como entendam porque ele foi implantado no empreendimento. A divulgação do programa por parte da equipe de vendas ocorre quando este é apresentado e oferecido aos clientes durante a compra. Oferecer ao cliente a possibilidade de participar do programa deve, portanto, ser parte do procedimento de atendimento, e não pode variar conforme o cliente ou o atendente. É essencial para o funcionamento do programa que este seja divulgado e oferecido a todos os clientes, de forma que atinja o maior número de possível de clientes do estabelecimento.

2. Tenha cuidado na escolha dos prêmios

A escolha certa do tipo de recompensa a ser oferecida pelo programa de fidelização também é uma ótima forma de divulgação deste. Entender seus clientes e oferecer prêmios que lhes agradem e sejam úteis contribui para que estes mesmos atuem na divulgação do programa. A divulgação boca a boca é uma das melhores formas de fazer com que seu negócio atinja um número maior de possíveis clientes. Fazer com que seus clientes fieis falem do seu estabelecimento e das vantagens do seu programa de fidelização para amigos e parentes é essencial para a divulgação deste. Para tal, é essencial que a recompensa atingida através do sistema de pontos seja interessante, criativa, e útil para o seu público alvo.

3. Divulgue sua marca através dos prêmios

Além de contribuir para a divulgação boca a boca da sua marca, os prêmios podem funcionar como uma forma mais direta de remeter os clientes a esta. As personalizações de pequenos brindes, com a cara e o logotipo da sua marca, são ótimas formas de fazer com que esta seja lembrada pelos clientes e divulgada para outras pessoas. Assim, a cada vez que o objeto é utilizado, seu cliente fidelizado se lembra do estabelecimento, e apresenta-o para possíveis clientes. Para isso, também é essencial que os prêmios sejam criativos, chamem a atenção e sejam úteis.

Exemplos de brindes:

Necessaire – Loja de produtos de beleza/Loja de acessórios

Ecobag – Loja de produtos naturais

Squeeze – Academias/ Lojas de suplemento

Caneca – Cafeterias/Padarias

Chaveiro – Todos os segmentos

Pen drive – Lojas de informática

Agendas/Canetas – Papelaria

4. Campanhas de divulgação

Uma boa campanha de divulgação também é um passo importante para aumentar os índices de participação. Podem ser utilizados métodos da publicidade tradicional, como cartazes, e envio de e-mails para os clientes cadastrados, apresentando as vantagens do programa. Além disso, as redes sociais são ótimas ferramentas de aproximação no relacionamento com os clientes, podendo contribuir muito para a divulgação do seu programa de fidelização.

Como se pode perceber, a melhor forma de se divulgar um programa de divulgação é estruturá-lo de forma que os próprios clientes a realizem. Assim, é importante estar atento ao funcionamento deste, às recompensas oferecidas e ao treinamento da equipe para oferecê-lo e apresentá-lo aos clientes. É muito importante que tanto os prêmios, quanto o atendimento e as campanhas de divulgação sejam direcionados a todos os clientes. Assim, o programa de fidelidade pode atingir o maior número possível do seu público-alvo, e trazer para o estabelecimento os resultados esperados.

A tecnologia está cada vez mais presente nos programas de fidelização, substituindo os tradicionais cartões e carimbos. O FideliZii oferece uma solução inovadora e atrativa para a fidelização de clientes, possibilitando interação direta do cliente e engajando-o no programa.