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Programa de fidelidade: um ótimo investimento para o segmento de alimentação

Publicado em 12/06/2015

Se você trabalha no ramo de alimentação fora do lar e ainda não possui nenhum programa de fidelidade, saiba que é hora de começar a investir nessa prática. O programa de fidelidade para restaurantes é também um excelente negócio para bares, cafeterias, lanchonetes, confeitarias, docerias e afins e uma forma de sair na frente dos seus concorrentes. Continue lendo o post e saiba mais!

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Por que os programas de fidelidade fazem tanto sucesso no ramo de alimentação?

O uso de programas de fidelidade em restaurantes é consagrado assim como em todo o segmento de alimentação. Em estabelecimentos como lanchonetes, bares, casas de bolos, sorveterias, confeitarias, entre outros, a prática é comum e traz excelentes resultados. Confira as vantagens:

  • Rápido retorno: diferente de outros segmentos do comércio, os estabelecimentos de alimentação costumam ter clientes que retornam ao estabelecimento em espaço de tempo muito menor. No ramo da moda, por exemplo, o mesmo não acontece com tanta frequência. Um cliente que visita uma loja para comprar uma peça de roupa provavelmente vai demorar muito tempo para retornar à loja para adquirir um novo item, enquanto que visita diariamente estabelecimentos para se alimentar.
  • Baixo custo: um programa de fidelidade para restaurantes e lanchonetes demanda menor capital de investimento para sua implantação. Os prêmios e vantagens oferecidos aos clientes geralmente são de baixo custo para a empresa. Isso porque no ramo da alimentação a premiação costuma envolver alimentos preparados no estabelecimento e com maior margem de lucro, sendo muito viável recompensar um cliente fiel sem comprometer a lucratividade.
  • Clientes mais engajados: o engajamento de clientes acontece mais rápido do que em outros segmentos. Há menos chances de estranhamento em relação ao programa de fidelidade por parte dos clientes. Por ser uma prática comum no ramo da alimentação, os clientes geralmente já estão acostumados a participar de programas de fidelização. São metas bem palpáveis e recompensas que agradam a todos.

Vantagem competitiva: em diversos locais, principalmente em bairros com muitas empresas, é comum existir uma forte concentração de lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos que servem alimentos. Nesses lugares, a oferta de produtos e serviços – até mesmo os preços – não variam muito, dificultando a diferenciação da concorrência na mente do consumidor. Isso faz com que o programa de fidelidade para restaurantes e lanchonetes seja considerado como um diferencial competitivo. Ao oferecer vantagens e estimular o relacionamento, as chances do cliente voltar aumentam consideravelmente.

Confira esse post e veja como um programa de fidelidade pode impactar no faturamento do seu restaurante.

Como fidelizar clientes em estabelecimentos de alimentação

O cartão fidelidade para restaurantes é um programa de recompensas, também comum em estabelecimentos de alimentação em geral como: lanchonetes, bares e afins e é o que traz melhores retornos. Segundo estudos sobre fidelização de clientes, a frequência com que o cliente costuma voltar ao estabelecimento, após completar o cartão fidelidade pela primeira vez, aumenta em torno de 30%. Por se tratar do segmento de alimentação, o retorno financeiro também é bastante rápido.

A FideliZii, oferece soluções completas em programas de fidelidade para restaurantes e possui dezenas de clientes do ramo alimentício que já puderam colher ótimos frutos dos investimentos feitos em programas de fidelidade. VEJA AQUI ALGUNS EXEMPLOS.

Um exemplo de sucesso é a solução adotada junto com o restaurante japonês Kirei Sushi. A ideia foi utilizar brindes instantâneos para estimular o retorno em tempo mais curto, já que os clientes devem retornar para consumir prêmios como sobremesas e descontos em até 35 dias. Com isso, os clientes, que antes retornavam em um intervalo entre 40 e 45 dias, passaram a voltar ao restaurante muito mais rápido. Veja um depoimento do estabelecimento em vídeo clicando aqui.

Outra empresa que obteve bons resultados com o programa de fidelidade é a Pizzaria Vicenzo que trabalha com pizzas pré-assadas e massas congeladas. A Vicenzo teve uma experiência anterior com cartão fidelidade impresso mas não teve o resultado esperado. Com o FideliZii a utilização aumentou muito e a empresa relaciona que além de ter construído um poderoso banco de dados de seus clientes de forma segmentada, diminuiu a dependência em fazer promoções e publicidade para atrair novos consumidores, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. Veja um depoimento do Anderson, proprietário da pizzaria neste vídeo, que também traz falas de outros clientes.

Com relação ao rápido retorno do investimento, gostamos muito de citar a Santa Vitamina, lanchonete de Belo Horizonte que apresentou uma demanda muito específica. Eles possuíam um bom movimento durantes as primeiras semanas do mês porém com uma queda acentuada na última semana, pelo fato de muitos clientes tratarem um lanche no meio do dia como algo supérfluo e dispensável no fim do mês quando o dinheiro já está mais curto. Propomos uma solução conjunta ao programa de fidelidade que foi distribuir prêmios instantâneos na última semana do mês e divulgando esta ação para a base de clientes fidelizados, o resultado foi que o fluxo na última semana de cada mês chega a superar as semanas mais movimentadas. Nas palavras da cliente:

“Já no primeiro mês senti que o impacto do FideliZii no meu negócio foi visível. Além dos meus clientes adorarem, o faturamento aumentou e o investimento do ano que fiz em fidelização de clientes se pagou!” 

Ludmila Santos – Santa Vitamina

Como criar um programa de fidelidade para restaurantes e lanchonetes

Está errado quem pensa que só os grandes restaurantes e redes podem criar um programa de fidelidade. Mesmo os pequenos estabelecimentos podem investir em programas de fidelização sem que tenham grandes gastos. Hoje a prática é amplamente difundida no segmento de alimentação e até mesmo ambulantes (pipoqueiros, carrinhos de lanche etc.) já oferecem cartões fidelidade para os seus clientes.

As empresas do que queiram investir e procuram por uma solução prática para a fidelização de seus clientes, podem contratar os serviços de uma empresa especializada em fidelização com inúmeros relatos de sucesso, como é o caso do FideliZii.

Entre em contato e converse com um de nossos consultores para saber como o FideliZii pode funcionar no seu estabelecimento. 

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