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Por que vale a pena dar brindes aos seus melhores clientes

Publicado em 04/09/2015

[artigo atualizado: 12/09/2017]
Um brinde é sempre objeto de desejo, tanto em eventos, quando em estabelecimentos comerciais. Quem nunca foi a uma loja e recebeu um brinde que tenha usado e gostado?

O que alguns empreendedores não sabem é que a distribuição de brindes vai muito além de agradar ao cliente, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing para o estabelecimento. Mas por que é interessante distribuir mimos aos seus clientes? E como estes podem contribuir para fidelizar e manter o reconhecimento da sua marca perante o público alvo? Confira algumas dicas sobre a distribuição de brindes, e como esta estratégia pode contribuir para potencializar suas vendas.

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1. Por que distribuir brindes?

Os brindes são parte essencial da estrutura de um programa de fidelização, funcionando como uma espécie de mimo e recompensa para os melhores clientes do estabelecimento, e se tornando uma das razões para que eles optem pelos seus serviços ou produtos. Por meio dessa estratégia, a empresa estimula um ponto vital para o aumento de vendas: o engajamento com o cliente.

Os prêmios são, portanto, uma forma de agradecer a visita do cliente, e um incentivo a voltar mais vezes. Se engana, porém, quem acredita que os brindes constituem apenas o ponto final de um sistema de acúmulo pontos: quando bem escolhidos, estes podem ser ótimas ferramentas de marketing para o estabelecimento, promovendo a lembrança da marca, e divulgando-a para outros possíveis clientes. E claro, é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a sua empresa.

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. (Philip Kotler)

2. Defina objetivos

Um dos principais erros com relação à distribuição de brindes é não ter definido quais são os objetivos a serem alcançados a partir desta. Assim, é preciso trabalhar a estratégia tendo em mente o tipo de ação desejada e o público que deseja atingir. Há uma infinidade de tipos de brindes promocionais que podem ser escolhidos pelo empreendedor, de forma que é importante estar atento ao que exatamente o seu público deseja receber, e que tipo de retorno você espera desta estratégia.

Então recapitulando, é necessário ter em mente o público que você quer atingir, o posicionamento da marca e os resultados esperados desta ação.

3. Escolha brindes relacionados à marca

Qual a mensagem que você deseja passar sobre a sua marca através da distribuição de brindes? E que relação estes podem ter com o tipo de produto ou serviço que seu estabelecimento oferece? Se o seu negócio é, por exemplo, uma gráfica, brindes como bonés e chaveiros podem não ser os mais adequados. A empresa pode optar por marcadores de páginas ou canetas, mais relacionados ao serviço oferecido.

Nunca dê itens de baixa qualidade, pois a imagem da sua empresa vai estar fixada em algo ruim. Os brindes que você entrega podem parar na lata do lixo, ou serem dispensados para um conhecido. Ligar a imagem do seu negócio aos brindes é um fator bem importante, não acha? Realize o raciocínio de dar um brinde que possivelmente gostaria de ganhar (deve ser atrativo).

4. Promova a lembrança da marca

Uma das grandes vantagens da distribuição de brindes é reforçar a lembrança da marca na mente dos clientes, agradecendo pelo bom relacionamento e demonstrando a importância que estes têm para você. Assim, o brinde é uma oportunidade de agregar valor à marca, fazendo com o que os clientes tenham maior contato com ela, e a associem a coisas boas, aumentando assim a chance de voltarem a consumir no seu estabelecimento.

Leia Mais: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

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5. Escolha fornecedores de qualidade

Escolher produtos de má qualidade para distribuir como brindes para seus clientes faz com que sua marca seja associada a algo ruim. Assim, é essencial procurar atrelar a imagem da sua empresa a um brinde de primeira, que vai ser útil e agradar ao cliente. A avaliação de fornecedores que você trabalha é muito importante, dentro do processo eles também definirão a qualidade do produto que será entregue ao seu cliente.

Durante a escolha dos brindes, é importante procurar sair do lugar-comum e oferecer algum diferencial para o público. A combinação de criatividade e adequação ao orçamento é possível caso haja planejamento.

Leia Mais: A importância da inovação no relacionamento com os clientes

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6. Personalize os brindes

Uma das formas de demonstrar para o cliente a sua importância para a loja é oferecer brindes diferenciados para aqueles que fazem parte do programa de fidelização. Quanto mais personalizados e focados no cliente forem seus brindes, maior a contribuição que terão para seu relacionamento com o consumidor.

Então antes de sair entregando brindes, invista um tempo pensando em seu público-alvo, imagine que esse mesmo cliente ficará feliz e utilizará o mimo por aí, outras pessoas verão e até perguntarão sobre o estabelecimento que pensou em algo tão criativo, o efeito dominó entra aqui. O que não deixa de ser um tipo de propaganda, que por sinal é bastante certeira.

7. Invista em sorteios

Sorteios são também uma ótima forma de recompensa para clientes do seu estabelecimento, contribuindo para a publicidade deste, principalmente quando divulgados nas redes sociais. O ideal é que o sorteio ofereça um prêmio interessante, normalmente de maior valor do que o brinde recebido com a conclusão do sistema de pontos, de forma a atingir um número maior de interessados e incentivar ainda mais a participação.

Brindes promocionais são, no geral, estratégias de baixo custo, e quando bem idealizados, seguindo uma estratégia de marketing e considerando os desejos do público alvo, podem trazer grandes benefícios na criação de laços com os consumidores. Assim, mais do que simplesmente comprar este tipo de mimo e oferecê-lo de forma aleatória, é importante que o empreendedor tenha em mente quais são seus objetivos com a ação.

Associar a entrega de brindes a um programa de fidelização de clientes é uma excelente estratégia e contribui de forma positiva para estreitar os laços entre o cliente e o estabelecimento. Um programa de fidelidade bem planejado e inovador só tem a acrescentar ao seu negócio.

” Hoje em dia, proporcionar boas experiências aos consumidores é uma necessidade de toda empresa. Não basta mais vender produtos e serviços de qualidade, é preciso engajar o público. Aliar seu programa de fidelização ao uso da tecnologia é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode, por exemplo, realizar sorteios automáticos de brindes para pessoas que fazem compras a partir de certo valor. Um sistema automatizado também permite o envio de e-mails com promoções e pesquisas de satisfação. Dessa forma, o cliente se sente valorizado e tende a se tornar um defensor da sua marca.” Leia o artigo completo: 5 Benefícios do uso da tecnologia em programas de fidelização de clientes.

SOBRE O FIDELIZII

O FideliZii é um sistema digital e bem completo, que se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.

O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento.

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