Atendimento ao cliente | Blog FideliZi!

Pesquisar

Como realizar um bom atendimento ao cliente?

Publicado em 26/10/2015

O atendimento corresponde ao primeiro contato do cliente com o estabelecimento, de forma que é fator essencial para a imagem da marca. Um bom atendimento contribui para iniciar o processo de fidelização de clientes e manter a satisfação do consumidor, fazendo não somente com que este retorne, mas faça recomendações do seu negócio para outros consumidores em potencial. É muito importante que a equipe responsável pelo contato com os clientes tenha clareza com relação ao tratamento diferenciado que deve oferecer a cada um deles, procurando entender suas necessidades, bem como o fazendo sentir-se especial.

Untitled design (23)

Confira, então, algumas dicas para atender bem seus clientes:

1. Cortesia e simpatia

A primeira coisa a se atentar para a realização de um bom atendimento é que sejam deixados de lado preconceitos e impressões antecipadas sobre os clientes que procuram a empresa. É essencial que estes sejam recebidos de forma cortês, demonstrando receptividade, sorrindo, e, se possível, chamando o cliente pelo nome. Faça com que este se sinta bem-vindo, valorizando a relação desde o princípio, e tratando-o como alguém importante.

2. Imagem da equipe e da empresa

A primeira impressão visual também é um fator importante para a realização de um bom atendimento. Assim, a imagem da equipe responsável pelo atendimento corresponde à do estabelecimento, de forma que aparência, vestuário e higiene são questões às quais se deve estar atento. A organização e a limpeza do ambiente de trabalho também são essenciais: um ambiente limpo e organizado possibilita um melhor desempenho das funções da equipe, e provoca uma imagem positiva no cliente. Procure manter sempre à mão os objetos mais utilizados, e realizar rotinas diárias de manutenção e limpeza no espaço de vendas.

3. Atenção ao cliente

Uma das características de um bom profissional de vendas e atendimento ao público é a capacidade de ouvir o que os consumidores têm a dizer, evitando comentários desnecessários, e dando tempo para que este explique o que deseja. Em uma boa experiência de compra, o consumidor se sente compreendido pelo vendedor, e percebe seus esforços em atender às suas necessidades. Além disso, deve-se estar atento às reclamações e sugestões, encaminhando-as para verificação, e possibilitando a realização de melhorias.

4. Equipe bem preparada

A equipe de atendimento ao consumidor deve estar preparada para orientar o cliente em sua compra de forma clara e educada, oferecendo as informações necessárias de cada produto. É importante estar atento à utilização de termos técnicos ou abreviações que possam confundir o consumidor: o vendedor deve utilizar expressões simples, e ter paciência para passar informações, repetindo-as quantas vezes for necessário. Além disso, a equipe deve ser orientada a procurar a ajuda de um supervisor ou gerente no caso de clientes mais difíceis, que necessitam de orientação ou atendimento especiais.

5. Eficiência no atendimento

Agilidade é uma das características que compõe uma boa experiência de compra. É importante que o vendedor seja capaz de satisfazer as necessidades do cliente o mais rápido possível, sem passar, porém, a impressão de descaso com o atendimento. A eficiência no atendimento envolve, ainda, comunicar ao cliente caso este precise aguardar alguns minutos, demonstrando que este foi visto, e que o atendente dará atenção em seguida.

 

A satisfação e a fidelização de clientes estão intimamente relacionadas à capacidade da equipe de realizar um bom atendimento, conferindo à empresa uma imagem positiva junto ao cliente. Um programa de fidelização de clientes bem estruturado contribui de forma positiva para um bom atendimento em estabelecimentos comerciais, fazendo com o que o cliente se sinta especial, e incentivando-o a retornar e a recomendar os produtos e serviços ao seu círculo de convivência.

Conheça o sistema FideliZii, e entenda como seu programa de fidelidade pode ser muito mais interativo, divertido e simples, contribuindo mais ainda para a satisfação de seus clientes.

 

Que medidas você adota para um bom atendimento ao cliente no seu estabelecimento? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários