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Aposte no planejamento estratégico para alcançar resultados positivos

Publicado em 09/04/2016

A globalização vem provocando mudanças nos modelos de gestão empresarial: diante do crescimento da competitividade, torna-se cada vez mais essencial que o empreendedor tenha uma visão holística do seu negócio, baseada em um planejamento que impulsione sua empresa na direção correta.

O planejamento estratégico consiste em uma ferramenta de análise de cenários projetados para o empreendimento que, tendo como base indicadores econômicos e financeiros, dá suporte para a tomada de decisões empresariais, e configura nos dias de hoje um diferencial competitivo nos mais diversos ramos de atuação.

Colocar no papel a razão da sua empresa, as qualidades que deseja para sua equipe e os valores que devem guia-las são, portanto, medidas essenciais para alcançar os resultados de sucesso. Confira outras ideias:

A importância da inovação

Inovar é essencial em qualquer tipo de negócio. Assim, se você não está satisfeito com a performance e os resultados da sua equipe, procure identificar os pontos que merecem atenção e investir em melhorias. Fazer todo o dia a mesma coisa, com certeza não trará resultados diferentes: procure pelas inovações que podem trazer prosperidade para o seu negócio.

Competências necessárias à equipe

Qualquer que seja o seu tipo de negócio e o tamanho da sua equipe, identificar o tipo de profissional que melhor se adequa às tarefas a serem executadas é a melhor forma de garantir o sucesso destas. Procure, assim, listar as competências e habilidades necessárias para um dos cargos da sua empresa, e, além de direcionar os processos de contratação para este foco, identificar possíveis remanejamentos na equipe existente.

A incorporação dos valores

A definição dos valores e da missão da sua empresa é fundamental para o andamento das atividades e deve ser de conhecimento dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. A definição da missão, visão e dos valores de uma empresa são ferramentas de planejamento estratégico em torno do qual o seu negócio deve girar.

A missão define a razão de a empresa existir, ou seja, seu setor de atuação, público alvo, e os produtos oferecidos. A visão identifica os objetivos a serem atingidos pela empresa dentro do mercado em que atua, funcionando como referência para o desenvolvimento das tarefas e atividades. Os valores, por sua vez, são uma espécie de padrão de comportamento da empresa, representando a forma como atua para atingir estes objetivos.

Investimentos na equipe

Um bom relacionamento com a equipe e um local de trabalho agradável também são essenciais para que o empreendedor atinja os objetivos estabelecidos em seu planejamento estratégico. Para tal, é essencial que mantenha com seus colaboradores um relacionamento no qual entenda seus sonhos e objetivos pessoais, e reconheça-os pelas suas conquistas e resultados.

Isto significa recompensar seus funcionários por performances diferenciadas, e oferecer um ambiente de trabalho com o qual estes se identifiquem e onde se sintam compreendidos. Para tal, uma boa estratégia é a realização de encontros fora do ambiente de trabalho, como confraternizações e happy hours, nos quais a comunicação é mais descontraída e aberta.

Definição de metas

A definição de metas é uma das ferramentas básicas do planejamento estratégico: procure estabelecer resultados tangíveis a serem atingidos a curto, médio e longo prazo, e acompanhar seu desenvolvimento através de indicadores. As metas são, ainda, uma excelente forma de motivar e incentivar seus colaboradores, e é interessante que sejam apresentadas e tenham seu desenvolvimento divulgado para estes.

E você, já realizou o planejamento estratégico da sua empresa?! Comente sua experiência ou deixe suas dúvidas através dos comentários!

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