Pesquisar

Como melhor a comunicação em equipes pequenas: a importância de delegar tarefas

Publicado em 20/04/2016

A delegação de tarefas é uma das atribuições mais importantes a serem executadas por aqueles que ocupam cargos de liderança, contribuindo para o crescimento de seus colaboradores e fazendo com que a equipe entenda e evolua na direção dos objetivos da empresa.

Em empresas pequenas com estrutura hierárquica menos organizada, esta função se torna ainda mais importante, e depende da capacidade do líder de gerenciar prioridades, conhecer seus funcionários e oferecê-los oportunidades de desenvolvimento e aprendizado.

Untitled design (85)

As falhas de comunicação com relação à distribuição das tarefas são comuns nas pequenas empresas, e muitas vezes relacionadas a erros cometidos pelo próprio líder. Entenda melhor como realizar a delegação de tarefas na sua empresa:

Como melhorar a delegação de tarefas

Conheça sua empresa

É essencial que os ocupantes de cargos de liderança conheçam não somente as características do trabalho realizado na empresa, mas também seus colaboradores. O relacionamento com os colaboradores contribui para que o líder defina as tarefas que estes devem realizar de forma mais assertiva, identificando a pessoa certa para cada uma das atividades a serem desenvolvidas.

A delegação exige ainda conhecer a forma como o trabalho é realizado, contribuindo não somente para a escolha do colaborador responsável pelo seu desenvolvimento, como também para orientá-lo e oferecer o suporte necessário.

Crie empatia

A forma como a tarefa é apresentada ao colaborador também é fator fundamental da delegação. É importante que o líder desperte identificação por parte do colaborador com relação à atividade a ser desenvolvida, explicando o por que de ele ter sido escolhido para tal, a apresentando-a de forma clara, com linguagem adequada e procurando obter o máximo de sua atenção. Ressaltar o motivo pelo qual o funcionário foi escolhido também é um ponto importante: procure destacar quais competências e experiências foram decisivas para a escolha.

Exponha os objetivos da delegação

Entender o objetivo da tarefa que deve realizar contribui para que o colaborador sinta o papel do seu trabalho para as atividades da empresa e tome decisões mais assertivas no cumprimento de suas funções. Além disso, entender o significado da atividade a ser realizada gera maior comprometimento, motivação e empenho por parte do funcionário.

Tenha cuidado na apresentação da tarefa

Saber o momento certo para delegar também é função do líder. Para tal, este deve analisar o tempo disponível de cada colaborador, evitando sobrecarregá-lo. É essencial, ainda, que sejam definidos os momentos no qual o desenvolvimento da tarefa deve iniciar e terminar, ou seja, deve ser estabelecido um prazo para sua conclusão.

Procure apresentar a atividade em detalhes, esclarecendo todas as dúvidas do colaborador, e indicando também suas expectativas. No momento da apresentação da tarefa, o líder deve se apresentar ao lado do liderado, oferecendo-lhe segurança de que tem seu apoio para o que for necessário.

Um dos erros mais comuns dos líderes de pequenas empresas ao delegar tarefas é acreditar que estão repassando para o colaborador a responsabilidade sobre estas. Pelo contrário, apesar de oferecer certa autoridade ao funcionário, é importante manter sob controle o desenvolvimento da atividade, e entender a delegação como uma oportunidade de crescimento e aprendizado para este, procurando ser flexível e tolerante com relação aos erros.

E você, como vem delegando tarefas na sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários