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Descubra o que são e como ter táticas de promoção

Publicado em 05/07/2016

Promoções de vendas são estratégias de mercado que se encontram ao alcance de qualquer empresa, independente de seu porte ou ramo de atuação. Podem apresentar diferentes objetivos, como a renovação do estoque, o aumento do número de clientes, a apresentação de novos produtos, por exemplo, e merecem atenção quanto a adequação às necessidades mercadológicas do empreendimento.

A realização de promoções sem objetivos definidos e planejamento é, porém, um erro cometido por muitas empresas: a redução aleatória dos preços ou o simples oferecimento de brindes e prêmios nem sempre traz os resultados esperados e pode vir a impactar negativamente as finanças do negócio. Assim, algumas táticas de promoção são fundamentais para o sucesso destas ações. Confira:

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Passos para ter uma promoção de sucesso

1. Definição de objetivos

Qualquer ação promocional deve ser planejada de acordo com os objetivos que pretende atingir, já que estes influenciam no tipo de desconto ou benefício que será oferecido e nos frutos que trará para a empresa.

Os objetivos de uma ação promocional podem ser os mais diversos: reverter um quadro de estoque cheio, estimular a compra e aumentar o valor do ticket médio, promover a divulgação da marca e dos produtos e serviços oferecidos, conquistar novos clientes e até mesmo incentivar a criação ou a atualização de um banco de dados sobre estes.

2. Diferentes tipos de promoção

Com base nos objetivos que se deseja atingir é possível definir o tipo de ação promocional a ser adotado. Cada tipo de promoção corresponde a uma necessidade mercadológica do empreendimento, e é fundamental que seja previamente analisado com relação à sua rentabilidade para este.

Promoções do tipo “Leve 2, pague 1”, por exemplo, são ideais para esvaziar o estoque, incentivando o consumidor a levar mais produtos.

3. Produtos em promoção

De forma geral, a definição dos produtos em promoção pode ter como base as peças mais vendáveis e as mais rentáveis do estoque. As peças mais vendáveis são aquelas com mais saída, normalmente mais baratas que os demais produtos. Ao colocar estas peças em promoção, o empreendedor incentiva o fluxo de clientes no seu negócio, aumentando as vendas.

Já as peças mais rentáveis são aquelas que apresentam preços mais altos e uma maior margem de lucro. A promoção destas peças é ideal para conquistar novos clientes, possibilitando a estes a compra de produtos mais caros. Este tipo de ação chama a atenção dos consumidores para a sua marca, atraindo aqueles que não costumam realizar suas compras ali.

4. Definição de prazos para a promoção

Qualquer que seja o tipo de promoção adotado, o estabelecimento de prazos para o seu encerramento é fundamental. O tempo de duração de uma ação promocional depende muito da estratégia adotada pelo empreendimento. Ações voltadas para o aumento de vendas e a conquista de novos clientes costumam ter validades menores, atingindo no máximo um mês de duração.

Já as ações de lançamento de novos produtos podem durar até o fim do primeiro lote, por exemplo. É importante que os prazos sejam definidos de forma que o cliente não passe a perceber a oferta como preço fixo, o que dificulta as vendas ao fim da promoção.

5. Divulgação de promoções

A veiculação de ações promocionais em grandes mídias pode ser cara para pequenos e médios empreendimentos. O desenvolvimento da tecnologia vem permitindo, porém, avanços na divulgação desse tipo de negócio.

Um exemplo disso são as redes sociais. Através da página da sua marca no Facebook, por exemplo, clientes podem receber informações de descontos e promoções, e compartilhá-los com seus amigos.

6. Como ficar menos dependente e ter mais resultados com promoções

Os programas de fidelização de clientes hoje, aparecem como uma alternativa e também como um grande aliado das ações promocionais, potencializando-as. Diferente das promoções que possuem caráter mais temporário, são ações permanentes, através das quais os clientes fiéis de um empreendimento recebem recompensas e benefícios pelas compras realizadas neste. Os programas de fidelidade vêm ganhando cada vez mais espaço nos mais diversos ramos de atuação, como forma de não somente aumentar os lucros do empreendimento, mas garantir um melhor relacionamento com o cliente e entender seu comportamento de consumo.

Conseguir a atenção, o cadastro dos clientes e indo além, fazer com que eles se identifiquem a cada compra realizada é um desafio enorme. Pelos benefícios que um programa de fidelidade traz para os clientes, conseguir o cadastro dos clientes se torna uma tarefa mais fácil, e ao juntar pontos a cada compra, os clientes passam a se identificar também. Dessa forma, seu negócio pode fazer ações mais segmentadas de promoção, por exemplo, para os melhores clientes da loja ou mesmo saber se a repercussão de uma promoção está trazendo muitos clientes novos ou atingindo aqueles já fidelizados. Você também identifica se os clientes atraídos uma primeira vez por uma promoção estão voltando e caso não voltem, você passa a ter seu contato para divulgar novas promoções que possam agradá-lo e atraí-lo novamente para sua loja.

Para tal, é essencial que sejam estruturados de acordo com o público-alvo e com a realidade financeira da empresa, garantindo seu sucesso e rentabilidade. Conheça os benefícios de um programa de fidelidade.

FideliZii é um sistema simples e inteligente para a criação e a gestão de programas de fidelidade, oferecendo uma solução completa para diferentes tipos de empreendimento. Conheça o FideliZii e entenda como a fidelização de clientes pode beneficiar o seu negócio!

E você, como vem planejando as ações promocionais no seu negócio? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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