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O poder das mídias sociais para o pequeno e médio empreendedor

Publicado em 12/09/2016

As redes sociais vêm provocando mudanças no comportamento do consumidor, tornando-se cada vez mais essenciais ao empreendedor que deseja promover o seu negócio e se comunicar com clientes, formadores de opinião e com a sociedade em geral.

O marketing online é um dos segmentos que mais crescem no mundo, exigindo que empresas dos mais diversos tamanhos se adaptem a esse novo cenário. As vantagens das redes sociais como ferramentas de divulgação e relacionamento com o cliente são inúmeras, contribuindo para a aproximação e a criação de laços entre a empresa e seu consumidor, bem como para a divulgação da marca, seus produtos e serviços.

Entenda as vantagens das redes sociais como ferramentas de marketing para o pequeno e médio empreendedor e como utilizá-las de forma eficiente:

O poder das mídias sociais

As redes sociais se tornaram nos últimos anos ferramentas cada vez mais importantes para a divulgação de qualquer tipo de negócio. O grande número de usuários e as diferentes formas de compartilhamento de conteúdo fazem do marketing nas mídias sociais uma das melhores formas para promover sua marca, melhorar sua comunicação com o cliente e aumentar as vendas nos dias de hoje.

Para pequenos e médios empreendedores, as redes sociais possibilitam um maior alcance de suas campanhas de divulgação com investimentos menores do que as grandes mídias, ou seja, apresentam um excelente custo benefício. Os resultados dependem, porém, de ações assertivas e planejadas, entendendo o funcionamento de cada uma das diferentes redes sociais e a adaptação a empresa a uma nova realidade de comunicação, de forma que seus perfis não se tornem simples murais de promoções, sem interatividade.

Como usar as redes sociais de forma eficiente

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento e a possiblidade de aproximação e fidelização de clientes são uma das grandes vantagens das redes sociais. Este retorno só é obtido, porém, através de campanhas bem estruturadas, que incentivem a interatividade e o compartilhamento do conteúdo produzido. Exigem também que o empreendedor dedique parte do seu tempo para a comunicação com o cliente através dos comentários e chats.

Mecânica das redes sociais

Cada uma das diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, etc.) apresenta uma mecânica de funcionamento, sendo utilizadas de diferentes formas para a divulgação dos serviços de uma empresa. O Facebook, rede social mais utilizada pelos brasileiros, requer, por exemplo, a divulgação de conteúdos relevantes e de interesse do público, relacionados aos serviços oferecidos. Assim, incentiva-se o compartilhamento e segmenta-se o público da empresa na rede. O Twitter, por sua vez, por apresentar limitação de caracteres, pode ser utilizado para promoções, por exemplo, direcionando o usuário para o site da empresa.

Conhecendo seu cliente

As redes sociais oferecem ao empreendedor uma ótima oportunidade para entender o seu público e quais são suas percepções sobre seus produtos e serviços. É importante, portanto, estar atendo e monitorar comentários e curtidas, respondendo de forma solícita e bem-humorada, com o máximo de agilidade possível. O monitoramento da marca nas redes sociais contribui para que o empreendedor se aproxime do seu cliente, criando laços e incentivando a fidelização.

Conheça outras estratégias de marketing de baixo-custo que trazem resultados.

Sua marca já está nas redes sociais? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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