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Por que engajar os clientes faz toda a diferença para seu negócio

Não é de hoje que uma nova forma de arte começou a aparecer no mundo do marketing, mas ela nunca foi tão valorizada como nos tempos atuais: a arte de transformar clientes em fãs. Essa arte pode ser traduzida em engajamento, o tipo de envolvimento que o (bom) gerenciamento da marca desperta nos clientes e que representa o quanto o público gosta, recomenda e se envolve com uma empresa.

Clientes engajados multiplicam o alcance das campanhas tornando-se verdadeiros embaixadores da marca porque eles se identificam com o conceito por trás do produto. Veja então, porque engajar os clientes faz toda a diferença para os eu negócio.

Você conhece o Princípio de Pareto?

Fidelização não é só a palavra da moda no marketing, ela é essencialmente o ar que a empresa respira – basta pensar no famoso Princípio de Pareto, segundo o qual 80% da receita de uma marca vem dos 20% de clientes top. Isso se aplica a qualquer ramo e a qualquer tamanho de empresa. A conclusão é óbvia: se 80% dos seus clientes têm pouca representatividade, você deve não apenas manter, mas consolidar um relacionamento com estes 20% que fazem diferença.

A questão é que o engajamento nasce com a fidelização do cliente, mas vai muito mais além. Clientes engajados interagem muito mais do que os outros, e abrem e compartilham conteúdos com mais frequência, o que aumenta a taxa de conversão de leads de forma natural. Por isso, você pode e deve buscar o engajamento da base de clientes através de algumas ações.

Use a fórmula SIC e comece a virar o jogo

Aumentar o engajamento é uma questão de saber usar a sensibilidade com informação e criatividade (SIC). A primeira coisa a fazer é segmentar a base pelo comportamento, descobrindo qual o percentual dos seus clientes que interagiu com a sua campanha. Esse tipo de informação você consegue através de um bom CRM (Costumer Relationship Manager), que recolhe e guarda todos os dados a respeito de cada cliente.

A partir daí você vai trabalhar com a sua sensibilidade e criatividade para criar conteúdos, produtos e conceitos que aumentem o interesse desse grupo em especial pelo seu negócio. Esqueça ofertas tradicionais e pequenos descontos, esse público se rende pela afinidade de ideias, identifica estilos de vida, é conquistado pela empatia.

Aproveite o CRM para aumentar o nível de engajamento

Como descobrir o que ele quer? Além das informações colhidas pelo CRM, procure colocar-se no lugar do cliente, pensar como ele, descobrir o que o faz gostar tanto da sua marca. Se você vende produtos cosméticos, por exemplo, você entrega beleza. Se você vende bicicletas e artigos fitness, você entrega saúde e bem-estar. Se você vende roupas, você entrega moda.

Crie conteúdos relevantes com base no conjunto de dados que você tem e monte uma estratégia de marketing com posts em redes sociais, e-mail marketing, newsletters. Comece enviando uma vez por semana, mas não esqueça, o conteúdo deve ser de qualidade para agregar valor à sua marca e criar uma certa expectativa pela próxima postagem.

Fidelização à distância de um clique

Quando a taxa de abertura, cliques, interação e compartilhamento dos seus conteúdos já estiver na sua meta, comece, de forma leve, a inserir algumas ofertas. Como o ser humano tende a recompensar o que ganhou – e você os supriu de informação relevante de forma espontânea e gratuita – a maioria se sentirá compelida a corresponder comprando a sua marca.

Paralelamente a isso, crie ações de fidelização através de programas que reflitam o conceito que você entrega, com brindes e recompensas que despertem a atenção do seu público, despertem a vontade de tê-los.

Evite programas muito longos ou com metas difíceis de serem alcançadas porque você quer que eles recebam seus prêmios – e a cada entrega mais engajados ficarão, multiplicando a sua divulgação. Em breve você terá clientes fiéis tão engajados que serão embaixadores da sua marca. É neste ponto que o marketing se transforma em arte, na arte de transformar clientes em fãs.

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