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Gamificação: o que é e como ela pode te ajudar a vender mais

Quem é que não gosta de ganhar recompensas? A gamificação (do inglês gamification) é uma das formas mais modernas de engajar o seu cliente por meio de games (daí o nome) e é usada de várias formas para inovar nos negócios, aliando a rotina do dia a dia ao conceito dos jogos. O termo foi usado pela primeira vez pelo programador britânico Nick Pelling, em 2003, para descrever a aplicação de elementos de games em outros contextos que não apenas para a diversão.

Você provavelmente já viu a técnica sendo aplicada ou até mesmo já usou sem saber que se tratava de uma importante estratégia. Para se ter uma ideia, os programas de pontuação, recompensas por ações, níveis, rankings, desafios, troféus e medalhas, são formas de gamificação, já que se oferece recompensas aos participantes que cumprem as tarefas pré-estabelecidas. O apelo psicológico de competitividade e merecimento pela vitória é um dos grandes motivos que levam a gamificação a darem tanto retorno.

Entenda melhor, a seguir, como a gamificação pode garantir melhores resultados para o seu negócio:

Como e por que usar a gamificiação 

A gamificação pode ser usada tanto internamente, com os colaboradores, quanto com o público externo, para fidelizar consumidores. A ideia é usar ideias criativas e divertidas para transmitir conhecimento e para fortalecer vínculos entre empresa e colaborador ou empresa e cliente. 

Um dos motivos para tanto sucesso da gamificação é a faixa etária dos clientes que hoje são consumidores: as gerações X e Y, que nasceram e cresceram no boom dos games. Já a geração Z (nascidos a partir de 1995) não sabe o que é viver sem estar conectado, sem mexer em aplicativos e sem jogar. Nesse último caso, conquistar o cliente sem estratégias como a gamificação pode ser um tiro no pé.

Vantagens da gamificação para o seu negócio

Segundo levantamento da empresa Gartner Group, 70% das duas mil maiores marcas do mundo já usam a metodologia e até 2018 este será um mercado de mais de 18 bilhões de dólares. Portanto, se você ainda não usa a gamificação como parte da sua estratégia, está na hora de rever os seus conceitos. Veja alguns benefícios da metodologia para o seu negócio:

  • Aumentar o engajamento com o cliente;

  • Aumentar o envolvimento entre funcionários;

  • Estimular a competitividade saudável;

  • Gerar valor para o seu negócio;

  • Aumentar o faturamento;

  • Gerar sentimento de conquista;

  • Possibilidade de medir o desempenho;

  • Tornar a relação com o cliente mais divertida.

Gamificação nos programas de fidelidade

Há diversas formas de “gamificar” o seu negócio e os programas de fidelidade são uma ótima oportunidade para aplicar este conceito e fornecer aos seus clientes formas mais modernas de fidelização. Lembra aqueles cartões de papel que foram muitos usados para distribuir brindes após o preenchimento? Eles eram uma forma de gamificação, apesar de que hoje já estão ultrapassados e não agradam mais o consumidor que está sempre conectado à internet. É comum esquecer de pontuar e, com isso, sua estratégia não traz o retorno esperado.

Depois, os programas de pontuação foram modernizados e se tornaram aplicativos em que o cliente precisa instalar e preencher as informações, uma estratégia que nem sempre funciona pela dificuldade. Na era da distração, é preciso criatividade para entreter o cliente.

Uma alternativa mais dinâmica é promover o programa de fidelidade diretamente no seu negócio, no momento em que o consumidor estiver no local. Ele se identifica por um aparelho, ganha prêmios ao completar a “cartela” de fidelidade e interage com o seu negócio. Dessa forma, a compra se torna mais divertida e a participação contribui para melhorar a experiência e fazer o cliente querer voltar a fazer negócio.

Programa de fidelização Fidelizii

O Fidelizii é um sistema de fidelidade prático e fácil de usar para pequenas empresas e franquias de varejo. O aparelho, no formato de tablet, substitui o cartão fidelidade de papel, banco de dados de seus clientes e promove a automação do marketing de relacionamento. O cliente pode receber lembrete e extratos via email e você terá relatórios para acompanhar o resultado da gamificação.

Acesse o site e saiba como fidelizar o seu cliente de forma automatizada e prática!

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