É hora do meu negócio crescer?

março 12, 2017
FideliZii
Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Todo empreendedor se depara, cedo ou tarde, com esta pergunta: afinal, é hora do meu negócio crescer? Como cada empresa tem uma evolução própria, não existem fórmulas mágicas que garantam se é ou não o momento de buscar uma expansão. No entanto, com base nas melhores práticas de gestão, é possível embasar ao máximo essa decisão.

Com a situação delicada do país, dúvidas sobre a hora certa de crescer aumentam, especialmente entre donos de pequenas empresas. Por isso, confira as respostas aos principais questionamentos sobre este assunto:

Devo esperar o fim da crise para crescer?

Depende. Momentos de crise oferecem oportunidades e riscos maiores do que o comum. Embora exista a ideia de que o país, como um todo, passa por um momento de baixa atividade econômica, o empreendedor precisa ter uma visão mais específica da sua área de atuação.

Dependendo do seu nicho, pode valer a pena buscar o crescimento. Toda crise diminui algumas demandas e aumenta outras. O planejamento é a chave para se orientar. Cabe a você fazer uma análise detalhada do mercado para saber se é hora de navegar mar adentro ou se é melhor recolher as velas e esperar a tempestade passar.

Como me planejo para crescer?

Um dos reflexos positivos da crise é que muitos donos de pequenas empresas ficam mais conscientes sobre a necessidade de se planejar antes de tentar crescer. Em primeiro lugar, é preciso saber se existe uma demanda que justifique essa expansão. Se você observa crescimento constante nas suas vendas, é possível que haja espaço para o crescimento.

É o momento, então, de pôr na ponta do lápis todos os pontos fortes e fracos da sua empresa e as necessidades financeiras, materiais e de pessoal que o crescimento trará. De quanto dinheiro você precisa? Em que será investido? Que retorno você espera obter? Em quanto tempo? A partir daí, será possível ter uma noção mais clara das suas reais possibilidades.

O que devo saber antes de pegar um empréstimo para crescer?

Contrair dívidas não é, por si só, algo ruim. Em muitas ocasiões, essa é a única forma de crescer. No entanto, você deve compreender perfeitamente as condições de um eventual empréstimo. Não se deixe seduzir por um anúncio de banco ou uma conversa com seu gerente. Pesquise, compare juros, prazos e condições de contrato.

Além disso, faça projeções realistas de crescimento e liste os principais fatores de risco que poderão dificultar o pagamento ao banco. Essa é a melhor maneira de garantir que o empréstimo será uma ferramenta que auxiliará seu negócio.

Como escolher um sócio para meu negócio crescer?

Um sócio pode ser o que falta para seu negócio deslanchar, mas também pode ser uma fonte interminável de problemas. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de chamar um parceiro para sua empresa. O mais importante é que você conheça detalhadamente o histórico profissional da pessoa e busque referências a seu respeito em diversos lugares.

Outro ponto essencial é definir os papéis de cada um. Alguns sócios ficam mais distantes do dia a dia da empresa, mas há aqueles que desejam participar ativamente da gestão. Há, ainda, os que têm expertise em áreas diferentes das que você domina e trazem uma série de novas possibilidades para o negócio. O fundamental, em uma sociedade, é que todos os detalhes sejam definidos antes da assinatura do contrato.

Como a fidelização de clientes pode ajudar meu negócio a crescer?

Clientes fidelizados são os melhores propagandistas do seu negócio. São eles que ajudam sua marca a se firmar no mercado quando recomendam seus produtos e serviços sempre que têm oportunidade. Com isso, não apenas seu número de fregueses aumenta, mas você também passa a ter menos custos com divulgação, e esse dinheiro extra pode ser investido em uma expansão.

Conheça a solução que a FideliZii oferece para fidelização de clientes e descubra como ela pode ajudar sua empresa a crescer.

Gostou do artigo? Que outras dúvidas você tem sobre o crescimento da sua empresa? Deixe suas perguntas, sugestões e comentários!

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Comentários

comentários

1 Comment. Leave new

[…] Em um programa de fidelidade, é possível gerenciar o relacionamento com o cliente e pedir feedbacks que poderão ser usados na orientação das ações de marketing, vendas e atendimento. Medir a satisfação, nesse caso, é essencial para garantir o crescimento do negócio. […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simple Share Buttons