Como fidelizar o público de sua loja de cervejas especiais?

julho 5, 2017
FideliZii
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A cultura cervejeira e o hábito de consumir cervejas especiais vieram para ficar no Brasil. Vários empreendedores investiram no setor e as lojas de cerveja pipocam pelas cidades, assim como lojas virtuais crescem na internet.

O mercado brasileiro está em franca expansão e a cada dia apresenta novidades em termos de produtos, embalagens, receitas de cervejas etc. Sejam elas nacionais ou importadas. O gosto dos consumidores vem se modificando, o setor de cervejas premium é uma tendência, até mesmo porque surgem novas microcervejarias que disputam palmo a palmo o mercado nacional. O importante nesse setor é diferenciar. Cada um põe um elemento especial pra dar aquele toque. Além disso, cada produtor tem sua receita, é como se fosse cozinhar mesmo!

Destacar-se entre a enorme quantidade de opções para o consumidor se tornou um desafio para qualquer empresário. A fidelização dos clientes, então, é a melhor estratégia de aumento de competitividade no mercado. Afinal, um cliente fidelizado, além de contribuir mais com o faturamento da loja, indica o negócio para os amigos.

Esclarecendo que as microcervejarias também foram afetadas de alguma forma, começando pelo gosto popular: tradicionalmente, as cervejas estilo Pilsen são bastante consumidas no Brasil, o que causa certa resistência nos outros tipos de cervejas. Sem contar que  existe uma resistência natural do mercado, dominado por quatro grandes cervejarias (Ambev, Grupo Petrópolis, Kirin Brasil e Heineken Brasil), que juntas dominam 99% do mercado nacional.

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Formas de fidelizar o cliente

No setor de cervejas artesanais, existem diversas formas de fidelizar o cliente, desde clubes de assinatura que entregam as bebidas em casa até descontos e oferta de recompensas por meio de um programa de fidelidade. Aliás, o público está em busca de variedade.

Podemos dizer que essa tendência de cervejas especiais, iniciou com pessoas cansadas do mercado brasileiro, que viajavam para países com uma forte cultura cervejeira e na volta quando chegavam ao Brasil, desanimavam com nosso mercado nacional. A partir daí, passaram a se esforçar para disseminar essa cultura. O que foi uma “injeção de ânimo” na mesmice de consumo.

Outro ponto e não menos importante é o atendimento cordial e especializado. Dar dicas úteis do tipo de cerveja que vai bem com determinado tipo de queijo, carne ou até sobremesas. Curiosidades de fabricação, de origem e detalhes da receita da cerveja artesanal que o cliente está inclinado a comprar. Esta troca de informações pode fazer com que o cliente leve uma marca nova, que só tem em seu estabelecimento, por exemplo.

Em empórios, é uma prática comum as vendas casadas em que o cliente compra a cerveja e com um boa dica por parte do consultor leva queijos, patês ou geleias.

São procedimentos relativamente simples que podem agregar muito no momento da compra. Buscar maneiras de cortar custos para fazer frente à concorrência é outro quesito importante. Esse corte de custos, aliás, pode ser feito por meio do investimento em um programa de fidelização – saiba mais sobre isso logo abaixo.

Quer dicas de como melhorar a experiência de compra do seu cliente?  Leia nosso post sobre o assunto.

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Fazer entregas em domicílio

A entrega em domicílio é uma das formas de oferecer comodidade ao cliente. Muitas vezes, o consumidor escolhe a loja em que vai comprar o tipo de cerveja que ele aprecia apenas pela facilidade de acesso. Ela pode estar mais perto da sua casa ou no caminho de volta do trabalho. Até mesmo em situações que exigem agilidade, imagine que no meio de uma confraternização a cerveja acabe é necessário uma solução rápida. Ou, uma reunião familiar de última hora, que o serviço de entregas pode salvar o dia do cliente que não tem tempo de ir até o estabelecimento.

Com a entrega em domicílio, o cliente não precisa se preocupar com a locomoção. Mas, para isso dar certo, seu cliente precisa já ter um certo conhecimento sobre os produtos da loja e a divulgação desse “disk cerveja” precisa ser muito bem estruturada.

Manter um padrão na entrega é outro diferencial. Assegurar condições que preservem a integridade e qualidade do produto, respeitando as restrições de temperatura. Os profissionais que realizam as entregas em domicílio precisam estar bem treinados sobre os cuidados especiais para a manutenção da qualidade dos produtos e do serviço prestado.

Assim, seu estabelecimento além da qualidade no atendimento na loja física e a excelência nos produtos, será uma boa referência na entrega também.

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Ter um clube de assinaturas

O clube de assinaturas é um modelo que está na moda. Sua inspiração para o setor de cervejas veio do pioneirismo das lojas de vinho. A ideia é enviar mensalmente para a casa do assinante uma seleção de cervejas (algumas inéditas), que passam por uma “curadoria” da loja.

Em alguns formatos de planos, dentro da caixa de entrega das cervejas do mês vem com encarte explicando sobre a degustação, trazem também sugestões de harmonização de pratos. E outros mimos que são colecionáveis: porta copo (bolacha), abridores, chaveiros de marcas de cervejas, livros falando de tipos de cervejas etc.

O modelo pode ser bem rentável, devido ao controle que você terá sobre o faturamento e a previsibilidade das receitas. Entretanto, pôr em operação um clube de assinaturas exige preparo tecnológico para oferecer uma plataforma de comércio eletrônico eficiente que suporte o fluxo de clientes e ofereça segurança nas transações realizadas por meio do ambiente online.

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Oferecer um programa de fidelidade

O programa de fidelidade oferece uma série de vantagens tanto para o empresário quanto para o cliente da loja. O objetivo principal é manter o movimento do seu negócio sempre em alta, além de possibilitar o aumento da carteira de clientes.

Os prêmios e recompensas são o principal incentivo para que seu cliente participe do programa de fidelidade. É importante, assim, que sejam definidos de acordo com o público alvo do estabelecimento, a partir da análise de seus desejos e necessidades. O que seu cliente deseja receber como benefício pelo relacionamento com o seu negócio? De forma geral, os clientes esperam receber um prêmio cujo valor atinja cerca de 10% do que gastou no estabelecimento.

Um sistema de fidelidade oferece vantagens como descontos e recompensas por meio do acúmulo de pontos por parte do cliente. O importante aqui é conhecer seu cliente, entender o que ele deseja e investir em benefícios criativos e atrativos para o programa. Sua loja de cerveja pode obter as seguintes vantagens:

Diminuição de custos com divulgação

Lembra que falamos sobre corte de custos lá em cima? Pois é, com um programa de fidelidade você gasta menos com divulgação, pois manter um cliente atual é bem mais barato do que atrair um novo consumidor para sua beershop. Além disso, o programa gera um boca a boca entre consumidores, o que atrai novos compradores.

Diminuição da dependência de promoções

Às vezes, a concorrência faz promoções agressivas que “roubam” seus clientes. Para não ficar para trás, você acaba também aplicando descontos que corroem o seu lucro. Com um programa de fidelidade, o cliente enxerga as vantagens para comprar em sua loja, mesmo que ofereça um preço um pouco mais alto.

Aumento do ticket médio

O programa de fidelidade estimula os clientes a consumirem novos produtos em busca de uma maior pontuação para posterior troca por recompensas. Além de levar a cerveja, ele pode comprar também outros produtos relacionados: queijos, petiscos, embutidos até mesmo acessórios para degustação da cerveja. Exemplo, um copo Goblet para degustar uma cerveja trapista belga. Apresentar novas marcas ou alternativas para o cliente é um boa prática.

Saiba mais: Confira os programas de fidelização de nossos clientes do setor de cervejas especiais.

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Programa de fidelidade digital para beershop

A melhor maneira de oferecer um programa de fidelidade, hoje, é por meio de um sistema informatizado. Um sistema digital, como a solução que o FideliZii oferece, faz a gestão eficiente do trabalho e permite total controle das operações.

O modelo tradicional de programa de fidelidade é o uso de um cartão de papel em que os dados são anotados à caneta ou por meio de carimbos. O sistema do FideliZii se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o cartão impresso e oferece um banco de dados qualificado e um relacionamento eficiente com os clientes de sua loja de cervejas especiais.

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[…] Sistema de Fidelização: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente? […]

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[…] Muitas vezes, o consumidor escolhe a loja em que vai comprar o tipo de cerveja que ele aprecia apenas pela facilidade de acesso. Ela pode estar mais perto da sua casa ou no caminho de volta do trabalho. Até mesmo em situações que exigem agilidade, imagine que no meio de uma confraternização a cerveja acabe é necessário uma solução rápida. Leia o artigo completo: Como fidelizar o público de sua loja de Cervejas Especiais? […]

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