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Qual o seu perfil: Inovador, Early Adopter ou Conservador?

Publicado em 13/12/2017

Conversando com uma colega de trabalho sobre os avanços tecnológicos desse último semestre, chegamos ao assunto inovação e os perfis de alguns profissionais, clientes, consumidores… que fazem parte do nosso dia a dia. Embora, muitos deles não saibam, mas eles fazem parte de um grupo bem definido pelo seu posicionamento diante do mercado que avança.

Felizmente, podemos aperfeiçoar a maneira como reagimos a novas tecnologias, adotando-as no tempo correto para cada situação. Claro, não existe uma fórmula, a experiência é importante, mas é possível melhorar nosso senso crítico entendendo como funciona o comportamento do mercado frente às novas tecnologias.

Então, este artigo esclarecerá os perfis mais comuns: Inovador, Early Adopter e Conservador. Afinal, você sabe a qual pertence? Se tem dúvidas este texto foi feito pensando em você!

Leia mais: 4 Lições que a era digital nos ensinou sobre a fidelização de clientes

Perfil Inovador

O perfil Inovador é um seguidor dos canais The Insiders e Olhar digital, está sempre ligado nas tendências e aposta na inovação para passar o seu negócio para um outro nível, proporcionando uma experiência diferente aos seus clientes, abrindo uma boa vantagem competitiva. Por estarem dispostos a assumir riscos elevados, já possuem uma cultura orientada ao risco. Indivíduos desse grupo são pioneiros de fato.

Diante do surgimento de novas tecnologias e das mudanças na forma com que nos relacionamos através destas, é cada vez mais importante investir em medidas inovadoras também no relacionamento com os clientes, incorporando estas novas tecnologias e oferecendo a melhor experiência de compra possível. Assim, a inovação no varejo deve ir de encontro às necessidades identificadas no dia a dia do consumidor, visando uma fidelização cada vez maior deste. Continue a leitura: A importância da inovação no relacionamento com os clientes

Ser pioneiro em seu segmento em sua cidade (estado ou país) requer uma “dose de coragem”, muito estudo do mercado e recursos. O que deve ficar claro, é que nem toda inovação precisa ser gigante e complexa, como uma instalação de um sistema de inteligência artificial. Um exemplo de 15 anos atrás é o da Magazine Luiza que apostou em virtualizar o processo de vendas com um aplicativo. O consumidor analisa o produto por fotos de boa qualidade, descrições detalhadas, atendimento especializado, não precisa sair do conforto de casa e a entrega é ágil. Para liquidar com a concorrência, os preços são mais competitivos que nas lojas físicas.
O resultado disso? Hoje é a maior fonte de receita da empresa.

Dica! Comece pequeno e onde está, adquira senso crítico sobre as experiências do seu cotidiano e tente melhorá-las com criatividade. Vale o exercício!

Saiba Mais: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

Perfil Early Adopter

Os Early-Adopters (adeptos iniciais e visionários) são usuários que rapidamente adotam novas tecnologias, baseado no impulso inicial dos inovadores. Em geral esse grupo é composto por indivíduos mais jovens, que se despontam como líderes e formadores de opinião.

As redes sociais vêm provocando mudanças no comportamento do consumidor, tornando-se cada vez mais essenciais ao empreendedor que deseja promover o seu negócio e se comunicar com clientes, formadores de opinião e com a sociedade em geral. Leia mais: O poder das mídias sociais para o pequeno e médio empreendedor.

Apesar do termo estar inglês poderíamos traduzir para “o indivíduo que experimenta tudo antes de todo mundo”.
Um inovador é obrigatoriamente um early adopter mas nem todos early adopters são inovadores. Existem 2 subperfis que os dividem em pioneiros e simplesmente early adopters. O que eu quero dizer é que a grande maioria não inova e só segue a tendência da inovação aderindo tecnologias, metodologias que já foram aprovadas no setor.

Um exemplo bem relevante foi a implementação do Pão de Açúcar Mais, depois do sucesso no aumento da receita o grupo expandiu para o Supermercado Extra que também possui seu próprio programa de fidelização de clientes. O Meu Desconto é uma evolução na forma do varejo oferecer ofertas e na maneira como os programas de fidelidade relacionam-se com os clientes. Queremos incentivar uma nova forma de fazer compras, valorizando os programas Clube Extra e Pão de Açúcar Mais como guias para uma compra econômica, planejada e cômoda”, explica Jorge Fisçal, Diretor de Marketing do GPA. (Fonte:Tribuna do Ceará)

Você prefere inovar arcando com os riscos do processo? Ou, copiar e não cometer os equívocos do perfil inovador?

Leia mais: O que é deferencial competitivo?

Perfil Conservador

O grupo dos Conservadores é constituído de indivíduos “mais velhos”, que em geral, não aderem com facilidade aos avanços tecnológico. Por essa razão só adotam quando há considerável insistência por parte do mercado. Esse perfil não dá tiro no escuro mesmo e na maioria dos casos possui uma certa resistência com inovações.

Com certeza este perfil é o oposto do inovador, vai esperar a tecnologia virar regra no setor para adquiri-la.
Mas tem um caso muito interessante que é o da Kodak que foi pioneira em fotografia analógica e digital por décadas, no início dos anos 2000 teve sua queda por não inovar, ver concorrentes e empresas de tecnologia investindo forte em fotografia digital, uma das limitações da Kodak para com os concorrentes era não conseguir enviar fotos da máquina para o PC. Em algum momento a empresa se colocou como líder do mercado e não se preocupou na corrida de inovação, foi ultrapassada facilmente, indo a falência em 2012.

Leia mais: 5 Benefícios do uso da tecnologia em programas de fidelização de clientes

Você deve analisar friamente em qual contexto você se encontra nesse momento, talvez você seja um inovador ou early-adopter, mas provavelmente você pode estar no grupo dos conservadores. E isso não é demérito, é importante saber (vale esse exercício).

Observe, pessoas tidas como early-adopters, às vezes, fazem uso prematuro de novas tecnologias por uma questão pessoal, alguns casos por impulsão, ou quem sabe para acompanhar um grupo de amigos que utilizam um determinado equipamento. Não é uma generalização, mas é fácil identificar, percebe-se que a tecnologia não foi completamente absorvida, que a pessoa não é capaz de expressar com profundidade os atributos do equipamento ou da plataforma que está fazendo uso. É sempre bom consultar fontes seguras, ler, compartilhar conhecimento, falar com quem entende do assunto (especialistas) e formar senso crítico para saber o que é melhor para você, ou seu tipo de negócio.

Um outro bom exemplo foi o surgimento do primeiro IPhone com tela touch frontal que causou uma mudança memorável no setor por alterar o desejo dos consumidores, eles geraram tendência. O mercado precisou redesenhar seus aparelhos para competir com produtos semelhantes por um preço mais acessível, atendendo outro público. A Apple mudou os critérios, tudo bem que o Steve Jobs foi uma pessoa à frente do seu tempo mas o que ele fez foi mudar o conceito do celular que conhecíamos. Na prática o buraco é sempre mais em baixo mas imagine você inovando algum conceito dentro do seu negócio, consegue pensar em algo?

Quais as características principais de cada grupo?

Inovador

  • Tem hábito de pesquisar novas tecnologias, conceitos e metodologias
  • Viés da mudança
  • Curiosidade aguçada

Early adopter

  • Entusiasta tecnológico, ligado nas notícias de implementações tecnológicas bem sucedidas
  • Experimentador de novas ferramentas, produtos e serviços
  • Senso disruptivo aprovando e consolidando a mudança

Conservadores

  • Seguro de suas decisões, não tem o hábito de arriscar
  • Mitiga e avalia os possíveis riscos
Leia Mais:  Programa de Fidelidade – Escolha o melhor para seu negócio?

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Nosso sistema e painel de relatórios com CRM integrado é moderno, com interface de usuário simplificada e intuitiva para o pequeno varejista e cliente final. Contamos com recursos avançados de automação de e-mail marketing baseado em inteligência artificial, com a criação automática de campanhas de grande impacto para cada cliente e segmento de negócio. Também apresentamos funções extras, como pesquisas customizáveis para que o empresário entenda melhor sua base de clientes, plataforma de ofertas para criar ofertas para clientes existentes e atrair novos, entre outros.

O FideliZii é útil para qualquer estabelecimento comercial de varejo que tenha certa recorrência de clientes e necessidade de fidelizar e se relacionar melhor com seus clientes. É perfeito para restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, clínicas de estética, lojas de roupas e comércios em geral.

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Por: Giovanni Bertolo

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