[artigo atualizado: 11/08/2017]
Realizar uma boa divulgação é, sem dúvidas, essencial para que qualquer negócio obtenha visibilidade e atinja seu público alvo. Grandes campanhas de marketing costumam gerar bons resultados para as empresas, mas exigem grandes investimentos. Existem, porém, algumas soluções de baixo custo que já vêm sendo utilizadas em diversas empresas para campanhas de divulgação.

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Confira algumas estratégias de marketing de baixo custo para atrair clientes, e gerar resultados para sua micro ou pequena empresa:

1. Invista no relacionamento com os clientes

A divulgação boca a boca é uma das formas mais importantes de publicidade para os mais diversos tipos de negócio. Assim, investir em um bom relacionamento com os clientes, fazendo com que estes se sintam satisfeitos, valorizados e bem atendidos, é uma ótima forma de fazer com que seu estabelecimento seja recomendado para amigos e familiares. Invista, portanto, em uma equipe bem preparada, e em um atendimento de qualidade, de forma a proporcionar a melhor experiência de compra possível, e fazer com que os próprios clientes sejam divulgadores da sua marca. Procure oferecer um ambiente agradável e organizado, com ambientação adequada, além de pequenos mimos, como algo para beber ou um pequeno brinde, por exemplo. A inovação é essencial neste relacionamento, mantendo seu empreendimento à frente da concorrência.

2. Ofereça brindes e amostras grátis

Oferecer amostras grátis de produtos é uma ótima forma de apresentar seu negócio para possíveis clientes, incentivando-os a retornar e recomendar o estabelecimento. Além disso, este tipo de recompensa é uma ótima forma de surpreender e agradar os clientes, contribuindo para a visibilidade da sua marca perante o público alvo, e incentivando este a conhecer melhor os produtos e serviços que oferece. Prefira que estes brindes sejam relacionados ao serviço ou produto oferecido pelo seu empreendimento, de forma a marcá-lo na lembrança do cliente que o recebe. Uma gráfica, por exemplo, pode oferecer marcadores de páginas, canetas, acessórios de escritório, visando estar presente no dia-a-dia do cliente.

3. Realize eventos

Eventos para o lançamento de novos produtos ou coleções são ótimas formas de destacá-los, e aumentam as chances de venda. Assim, procure convidar clientes fieis, amigos e familiares para dividir momentos especiais do seu negócio, e apresentar os produtos e serviços oferecidos. O lançamento de uma nova coleção, um novo produto, ou até mesmo o início de uma campanha promocional são ótimos momentos para reunir clientes e conquistar novos, apresentando sua marca. Além disso, é interessante realizar ações relacionadas ao estabelecimento, que promovam a reunião de pessoas, como, por exemplo, um sarau em uma livraria, ou uma corrida de rua organizada por uma academia. Este tipo de ação é uma ótima forma de publicidade para sua marca.

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Leia mais: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

4. Invista no marketing digital

A internet oferece inúmeros recursos gratuitos para campanhas de divulgação: sites, blogs, e perfis nas redes sociais são cada vez mais comuns para os mais diversos tipos de negócio. Criar um site atraente e atualizado, bem como um blog que ofereça conteúdo relevante sobre os assuntos relativos ao seu negócio, são ótimas medidas de divulgação, e não exigem grandes investimentos. Um blog pode oferecer aos seus clientes informações e conteúdos interessantes, relativos à temática do seu negócio, e que chamem a atenção para este. A presença nas redes sociais é, por sua vez, uma ótima forma de estreitar o relacionamento com o cliente, permitindo divulgar não somente produtos e promoções, mas informações importantes para o seu público alvo. Esteja atento às redes sociais, e às diferentes especificidades de cada uma, de forma a oferecer conteúdos interessantes e atrativos, que promovam o compartilhamento da sua página.

5. Crie um programa de fidelidade

Antes de implementar um programa de fidelidade no seu negócio, alguns fatores devem ser considerados, de forma a definir o funcionamento deste, ou seja, o tipo de recompensas a serem oferecidas, os prazos e metas de pontos para que seja recuperadas, e a forma como são acumulados os pontos. Atualmente, a tecnologia oferece diversas soluções para estes programas que vão muito além do já conhecido cartão fidelidade, como aplicativos de celular, e softwares especializados, possibilitando a estruturação de programas de acordo com os objetivos e as características específicas do empreendimento, bem como a análise dos resultados obtidos.

O sistema FideliZi oferece uma solução completa para a implementação de um programa de fidelidade nos mais diversos tipos de estabelecimentos. A partir de uma interface gameficada, a ferramenta permite que o cliente interaja diretamente com o sistema de pontos e recompensas. Não deixe de conhecer o FideliZi, e como este pode contribuir para a divulgação do seu negócio! Confira também outras ações de marketing baratas, que podem trazer grandes resultados para o seu empreendimento.

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