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CRM ou micro CRM: Beneficíos para o seu negócio

Pode parecer uma lógica um tanto simplista, mas clientes satisfeitos geram mais negócios. E quando se fala em manter os clientes satisfeitos, não existe melhor ferramenta que o CRM (Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Mais que a utilização de sistemas, o CRM representa a implantação de uma verdadeira cultura nas empresas, que tem nos programas de computador uma ferramenta essencial.

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O termo se popularizou muito em tempos recentes, mas ainda é bastante associado a sistemas complexos que demandam grandes projetos de implantação. A realidade, entretanto, é que o CRM pode ser utilizado por empresas de todos os portes, com soluções adequadas para diversos níveis de automação. Em suas aplicações mais simples, os sistemas CRM vão pouco além de um simples cadastro de clientes; em suas formas mais eficientes, entretanto, combinam análises que permitem acompanhar os clientes, identificando suas necessidades e auxiliando em todas as interações destes com a empresa, podendo até mesmo incorporar programas de fidelidade.

Benefícios que geram resultados

Os benefícios da utilização de um sistema CRM, ou mesmo micro CRM, no caso de empresas menores, refletem-se diretamente nos resultados. Quanto maior o compromisso com o conceito, tanto melhores os resultados.

O principal benefício, que quase se confunde com o objetivo do CRM, é a maior satisfação do cliente, ou ainda a maior capacidade da empresa de proporcionar essa satisfação. Quando a empresa assume uma estratégia orientada ao cliente, esses benefícios são ainda maiores.

Muitas empresas, entretanto, acabam não avaliando o grande número de benefícios internos que podem ser derivados do uso adequado do CRM. Desde aspectos organizacionais, envolvendo rotinas de trabalho, até um melhor aproveitamento do tempo, com consequente aumento de produtividade, o CRM pode contribuir de formas variadas para os melhores resultados empresariais.

Um bom exemplo disso é a padronização de procedimentos, permitindo que equipes recebam a formação necessária em menos tempo e se tornem mais organizadas e coordenadas. Isso se dá pelo estabelecimento de processos mais claros em todas as etapas do relacionamento com o cliente, fazendo com que o foco na relação com o mercado determine o curso das ações.

De forma similar, ao auxiliar na padronização de ações junto aos clientes, o CRM permite que as equipes alcancem rapidamente um alto grau de especialização em suas atividades, fazendo com que se tornem mais produtivas e eficientes. Juntamente com o foco no cliente, isso contribui com o aumento na lucratividade.

Clientes satisfeitos

A satisfação dos clientes inegavelmente gera resultados positivos à empresa, seja na forma de novos negócios, seja na indicação dos produtos e serviços a novos clientes. O uso do CRM é um elemento fundamental para manter em níveis elevados essa satisfação.

Poder contar com uma boa solução de CRM, que se adapte de fato à realidade e ao porte de cada empresa, é uma das formas mais eficazes de se alcançar todos os benefícios que a ferramenta pode proporcionar. A adoção de uma solução deve levar em conta os aspectos culturais e econômicos de cada empresa, e deve sempre resultar em uma solução viável.

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