[artigo atualizado 26/10/2017]

Adorou o FideliZi, mas achou que o investimento meio pesado para sua realidade atual?

Se este é o seu caso, este post foi escrito especialmente para você, temos certeza que você irá mudar de ideia ou mesmo refletir a forma como lida com investimentos em sua empresa!

A FideliZi é uma startup, que assim como todas as startups espalhadas pelo Brasil e mundo afora buscam um rápido crescimento – o famoso termo “crescimento em escala”. Para obter crescimento, invariavelmente, investimentos em marketing são necessários. E o que configura um investimento caro ou barato? Se você pensou em um algum valor ou quanto “poderia gastar”, talvez seja hora de repensar a forma como lida com investimentos daqui pra frente. Para gente é bem simples, caro é o que não traz resultados e barato é o que traz muito resultado. Utilizamos algumas ferramentas por aqui que custam R$ 500,00 por mês, achamos que é “de graça” pelo que traz de resultados. Enquanto que não importa o quão baixo o valor de investimento seja, se não trouxer resultados, custou caro para a empresa.

As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada. – Philip Kotler

Leia mais: Fidelizar os clientes atuais ou atrair novos clientes? Qual o melhor investimento?

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Vamos lá, hoje o FideliZi trabalha com planos à partir de R$ 159,00 mensais. Se você for comparar com mais uma conta a ser paga como uma conta de luz, água ou sistema de gestão, certamente não é barato. Mas estamos falando de um investimento direto em marketing que visa em primeira instância, trazer resultados financeiros positivos sobre seu investimento, ou seja, o investimento no FideliZi deve visar sim, o aumento de faturamento em seu negócio. Atualmente, qual a porcentagem de seu faturamento você está investimento em marketing? Se você não sabe, ou se não tem uma verba destinada para marketing recomendo a leitura do artigo Quanto pequenas empresas devem investir em marketing?

Por aqui, costumamos dizer que talvez hoje, pelo valor investido, o FideliZi é o investimento de menor custo com maior potencial de retorno que uma pequena empresa de varejo pode fazer. Aliás, o que você faria hoje com R$ 159,00?

Saiba mais: É possível um pequeno comércio inovar na fidelização e relacionamento com os clientes?

E como o FideliZi visa trazer um aumento de faturamento para seu negócio? 

1. Estimulando seus clientes a virem mais vezes, ou gastarem mais por compra

Implementando o módulo de programa de fidelidade com a estratégia correta, o FideliZi estimulará seus clientes a virem mais vezes ou gastar mais a cada compra baseados nos próprios benefícios que o programa trará de volta a eles.

Responda por você mesmo: digamos que hipoteticamente você costuma almoçar durante o dia a dia em 3 diferentes restaurantes. Eles são bastante parecidos em termos de preço, qualidade, variedade de pratos e ambiente. Porém, 1 deles passa a oferecer um cartão fidelidade no qual a cada 10 almoços você ganha 1 grátis. Você tende ou não privilegiar este restaurante mais vezes? Se você pensou que naturalmente sim, você pensará como a grande maioria das pessoas pensaria. E por que essa lógica seria diferente para o seu negócio? Porém, não existem milagres é claro. Provavelmente tanto você, como seus clientes, não deixariam de almoçar em outros lugares em função disso.

Mas façamos as contas, se 100 pessoas passarem a ir ao restaurante apenas 1 vez a mais no mês, o restaurante venderá 400 refeições a mais no mês. Ao longo de um ano serão 4.800. Supomos que o gasto médio é de R$ 16,00 por almoço. Então 4.800 x R$ 16,00 = R$ 76.800,00 de faturamento adicional ao longo do ano. Parece simples né? E realmente é disso mesmo que estamos falando.

2. Ajudando seu negócio a ter uma menor taxa de perda de clientes

Um estudo recente publicado por uma das mais renomadas instituições de ensino de negócios do mundo, a Harvard Business School, apontou que um aumento de 5% na sua taxa de retenção de clientes, pode aumentar seu faturamento de 25% até 95%. Mas como isso é possível?

Voltemos para o exemplo do restaurante: Se um cliente médio do restaurante costuma a frequentar o mesmo 2x por semana, esse cliente frequenta o restaurante 8 vezes por mês, ou 88 vezes por ano, descontando-se 1 mês de férias. Ou seja, 88 x R$ 16,00 (o preço do almoço) = R$ 1.408,00 ao longo do ano.

É comum que estabelecimentos de varejo percam de 10 a 30% de sua base de clientes a cada mês. Para isso, atrair novos consumidores para sempre renovar a base e manter o faturamento estável é de suma importância. Vamos supor que esse mesmo restaurante atende 500 pessoas por mês. Se tiver uma baixa taxa de perda de clientes, perderá cerca de 50 clientes a cada mês. Supondo que o programa de fidelidade ajudará a reduzir essa taxa para 47 clientes ao mês, ou seja, apenas 3 clientes sendo “salvos” mensalmente. Ao longo do ano serão 3 x 12 = 36. Só que esses clientes virão 88 vezes ao longo do ano considerando a média, 88 x 36 x R$ 16,00 = R$ 38.016,00 de faturamento assegurado.

Para entender melhor essa conta, veja o artigo Quanto custa perder um cliente fiel?

3. Criando um banco de dados estratégico e uma comunicação mais eficaz com seus clientes

Essa deveria ser uma das principais motivações para você contratar o FideliZi. Ele é extremamente eficaz em cadastrar clientes e registrar cada uma de suas visitas ou compras. Isso significa que ele terá todo o histórico de compras de cada um de seus clientes fidelizados. Com o banco de dados em mãos, você poderá, por exemplo, criar campanhas para clientes que já não voltam na sua loja tem um tempo, ou dar um benefício extra para que seus melhores clientes do mês continuem voltando no próximo mês.

O FideliZi ainda se comunica de forma automática com todos seus clientes por e-mail toda vez que pontuam ou quando seus pontos estão para vencer. Os e-mails são personalizados para cada cliente, direcionando-as para suas redes sociais, você ainda pode customizar uma mensagem com uma promoção vigente, ou evento que vai acontecer em sua loja. Não acha prático se comunicar de forma automática com todos os clientes que passam em sua loja diariamente?

Caso queira consolidar seu entendimento e a matemática por traz da estratégia de fidelização de clientes e a implementação de um programa de fidelidade, assista o vídeo a seguir: Como ter resultados com a fidelização de clientes

Fora os principais pontos de entrega do FideliZi em termos práticos temos ainda uma roleta de brindes instantâneos que gera um efeito de inovação e entretenimento grande junto aos seus clientes. Porém, ela também é usada de forma estratégica a fim de assegurar o retorno do cliente. Veja aqui um depoimento de uma cliente de como conseguir reduzir o tempo de visita dos clientes em seu negócio.

O FideliZi possui ainda um módulo de avaliação do seu atendimento baseando-se na mais moderna metodologia utilizada nas maiores empresas do mundo. Estamos falando do NPS ou Net Promoter System.

Se você fizer as contas de cálculo de risco de o FideliZi virar um “custo” ou sair “caro” para sua empresa, verá que esse risco é baixíssimo. Da nossa parte, garantimos resultados desde que você fizer sua parte. Para tal, ao implementar o FideliZi em seu negócio, é de suma importância que ele faça parte de seu processo de vendas. Assim como o cliente não pode sair de sua loja sem pagar, seu atendente não pode encarar a oferta do FideliZi como algo opcional no atendimento. Do contrário, com poucos clientes participando, os resultados também serão proporcionais.

Enfim, acreditamos tanto em nossa solução que temos ainda uma política de garantia de satisfação. Se não ficar satisfeito em 45 dias, devolvemos seu dinheiro. Simples assim. Que outra empresa de marketing já fez isso por seu negócio?

Ainda com dúvidas? Contate já nossa equipe, será um prazer tirar suas dúvidas.

Vitor Kosaka 

 

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