Estabelecimentos do setor de beleza como salões, cabeleireiros, manicures, clínicas de estética, barbearias e afins, costumam passar por um problema muito comum, que é a perda de clientes. Reter esses clientes é importantíssimo para o empreendimento, porém é algo muito difícil de conseguir. Se você sofre com a mesma situação, talvez esteja na hora de repensar as estratégias de retenção de clientes. Uma tática muito positiva e que está gerando muitos resultados para vários setores é o cartão de fidelidade ou programa de fidelidade.

Para isso, sugerimos que você tenha um cartão de fidelidade. Ele permite dar vantagens exclusivas para os clientes, o que fará com que eles sempre voltem. E pense além do desconto. Há várias estratégias bacanas que lhe darão um grande diferencial competitivo.

cartão fidelidade para salão de beleza

Principais motivos para se investir em fidelização no setor de beleza: 

  • Redução do risco de perda da cartela com a saída de um profissional. Este é um dos maiores pesadelos de donos de espaços de beleza: a evasão dos clientes junto com o profissional. Um programa de fidelização é uma estratégia para o estabelecimento em si criar um vínculo direto com o cliente e este ter um motivo para voltar mesmo com a saída do profissional. Afinal, ninguém quer perder benefícios certo?
  • Estímulo aos clientes consumirem novos serviços. Em um salão de beleza por exemplo, é muito comum ter clientes que só cortam o cabelo mas não utilizam de outros serviços como manicure e pedicure ou depilação. Ao oferecer pontos a cada compra, o cliente pensa 2x antes de procurar o concorrente e ao poder resgatar um prêmio de um serviço que antes não consumia sem um custo direto (troca de pontos), pode passar a consumi-lo.
  • Menor exposição a concorrência e dependência por promoções. Este setor em específico, sofre e muito com a grande concorrência e promoções frequentes. Basta entrar em um site de compras coletivas por exemplo e ver a quantidade de ofertas com descontos super agressivos que chamam a atenção do consumidor. Tendo um programa de fidelidade, você reduz a necessidade de ter promoções frequentes e cria um bloqueio contra a concorrência.

Veja neste vídeo, um depoimento da Fátima Brandão do Salão Beleza e Art, que conta como o FideliZi veio a fazer uma diferença em seu espaço. No vídeo você pode ver também depoimentos de outros clientes.

Confira algumas dicas de como usar seu cartão de fidelidade para salões de beleza e negócios correlatos e mantenha sua clientela.

Estruture um programa de fidelidade para encorajar comportamentos rentáveis 

Há várias maneiras de encorajar os clientes a terem comportamentos rentáveis. Isso significa, não apenas estimular o retorno, como também fazer com que ele ajude a trazer ainda mais público e receita para o salão:

  • Dê pontos no cartão para clientes que marcam horário no salão;
  • Dê pontos para clientes que trazem novos clientes;
  • Dê pontos para clientes que optam por pagar em dinheiro. Assim você economiza a taxa do cartão;
  • Dê pontos para clientes que compartilham e interagem com as postagens das redes sociais.

Estas estratégias já são aplicadas por vários salões e clínicas de estética no Brasil.

Veja também um post completo e específico sobre programas de fidelidade para clínicas de estética aqui

Ofereça benefícios criativos 

Há várias maneiras de beneficiar um cliente com os bônus do cartão. Ele pode usar os pontos tanto em descontos para tratamentos, como pode ganhar produtos de beleza, massagens, entre outros.

Mas não fique apenas nos pontos! O cartão de fidelidade te permite reconhecer quais clientes geram mais receitas para o salão. Então, identifique esses clientes VIPs e ofereça recompensas sem debitar do cartão fidelidade! Eles vão amar a surpresa e se tornarão defensores de sua marca.

Garanta uma boa recompensa logo

Quando um cliente se inscreve em um programa de fidelidade, não demore muito para recompensá-lo. Se ele ganhar algo no início do plano, ele estará mais propenso a acreditar na vantagem de ser um cliente fiel. Além disso, ele vai se sentir estimulado a realizar novos serviços e ganhar mais!

Você também pode recompensar o cliente assim que opta pelo cartão de fidelidade do cliente para salão. Não é apenas uma maneira de conquistá-lo, como você ainda garante a ele que o plano funciona e que ele terá muitos benefícios se permanecer comprando no salão.

Crie cursos exclusivos para quem tem o cartão de fidelidade 

Você pode oferecer produtos exclusivos apenas para quem tem o cartão. Isso ajuda a aumentar a aquisição do plano pelo cliente. Uma boa ideia de produto é oferecer minicursos de auto maquiagem, de dicas de penteado, e assim por diante. Eles irão se convencer de que ser cliente do salão é um bom negócio.

Estas dicas são muito especiais para quem tem salão de beleza. Para se destacar da concorrência e fidelizar seu cliente, é preciso pensar além do básico que é o desconto. Há muitos benefícios que podem ser dados e por um custo menor, aumentando a retenção da clientela e conquistando melhor reputação para a marca.

Eles pensarão “todo salão dá desconto, mas só aquele me dá uma um curso grátis de auto maquiagem”. Portanto, um cartão de fidelidade com benefícios criativos trará maiores resultados. É o que aconteceu com o salão Reattivitá:

“Nossa parceria com o FideliZi está sendo um sucesso! A equipe é muito atenciosa e nos orientou da melhor forma para a criação do programa de fidelidade e distribuição de brindes instantâneos. As clientes estão amando – brincam, batem palma quando ganham e indicamos para outros estabelecimentos que queiram ter o sistema”. Cristiane Sinelli – Reattivitá

Se o seu salão está sofrendo com  a crise, comece o quanto antes sua estratégia de fidelização! Conheça todos os benefícios clicando aqui.

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