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Meu cliente conhece mesmo o meu negócio?

Os seus clientes conhecem todos os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio? Contar com boas estratégias de comunicação é algo essencial para isso. Quando se fala em comunicação, devem ser considerados elementos que vão desde o catálogo de produtos até o layout da loja. 

Todo empreendedor deve saber que, antes de apostar em ações para atrair novos consumidores, é preciso investir em um bom marketing de relacionamento. Além de estas serem ações importantes para fidelização, elas também asseguram que o seu cliente conheça o seu negócio e os seus produtos. Saiba mais:

A importância de garantir que os seus clientes conheçam o seu negócio

Investir em publicidade para divulgar a sua marca e atrair novos consumidores é algo importante para o crescimento do negócio. Mas as estratégias que visam fortalecer o relacionamento e melhorar a comunicação com os clientes que já compram da sua empresa não devem ser ignoradas. Um relacionamento forte é importante para garantir que o cliente continue consumindo os seus produtos e serviços. Já uma boa comunicação é indispensável para garantir que eles, de fato, conheçam tudo o que a sua marca tem a oferecer. 

A lógica é simples: você pode ter exatamente o que o seu cliente precisa, mas se não investe em táticas para que ele saiba disso, perde a oportunidade de vender. Ainda pior é a possibilidade de que o consumidor procure o produto na concorrência, porque acha que a sua empresa não oferece o que ele precisa. 

Como melhorar a comunicação com o cliente – e deixar que ele saiba o que o seu negócio oferece

Existem algumas maneiras de garantir que o seu cliente conheça o seu negócio. Uma delas é avaliando o seu catálogo de produtos. Tudo que é comercializado pela empresa já consta no material? As informações são claras e há uma boa organização? O mesmo vale se você tem um bar ou restaurante: o cardápio deve distribuir de forma ordenada e lógica todos os pratos e bebidas servidos. Se há um novo prato ou drinque, ele deve ser incluído o quanto antes, mas enquanto isso não acontece você pode usar um quadro negro ou panfletos anexados ao cardápio para avisar os clientes sobre a novidade.

Outro ponto importante é o layout do estabelecimento: ele garante que todos os produtos sejam facilmente visualizados pelo consumidor? Existem sinalizadores mostrando onde fica cada produto ou falando dos serviços prestados? Se a sua loja oferece a opção delivery, por exemplo, este pode ser um diferencial para reter o cliente. Mas só vai funcionar se você avisá-lo de alguma forma – com placas, por exemplo.  

Vale citar ainda a adoção do atendimento consultivo, que é um atendimento focado na construção de um relacionamento forte entre marca e consumidor. É direcionado à identificação das necessidades que os seus clientes possuem e no desenvolvimento de soluções para elas. Nesse caso, não só o consumidor deve conhecer bem o seu negócio, mas você deve conhecer bem o seu cliente. 

Sabia que investir no marketing de relacionamento é uma forma de diminuir custos? Entenda porque fidelizar clientes custa bem menos que conquistar novos clientes.

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