Blog

Planejamento empresarial 2021: como fazer e como colocar em prática

Um novo ano está se iniciando e é justamente nesta época que os empreendedores devem parar um pouco para refletir sobre o seu negócio e avaliar os planos para 2021, para que ele seja melhor e mais proveitoso. Mas não basta apenas colocar os planos no papel. Também é preciso colocá-los em ação para que sejam, de fato, realizados e consigam gerar melhores resultados para a empresa.

Planejamento empresarial

planejamento empresarial é a definição das metas e objetivos estabelecidos para o negócio do empreendedor e podem incluir desde melhorias para a estrutura física do local, aumento da equipe e/ ou lucros, abertura de filiais, lançamentos de novos produtos e/ ou serviços, e tudo mais que esteja relacionado com o empreendimento.

A seguir, mostraremos um passo a passo com dicas que você não só pode, como deve seguir para fazer um bom planejamento empresarial, traçar melhor os planos da empresa e colocá-los em prática no decorrer deste ano.

Não deixe de conferir:

1. Avalie os erros e acertos do ano passado

O primeiro passo é verificar os planos que deram certo e os que deram errado, afinal, não se pode ter como plano para 2020 algo que você percebeu que não funcionou para o seu negócio. Isto é possível desde que todo seu planejamento feito no ano passado seja completamente revisado.

É muito importante procurar no fundo das gavetas aqueles planos que foram iniciados, mas não concluídos e também avaliar as empreitadas que só ficaram no papel e nunca foram introduzidas. Pode ser que seja um bom momento para colocá-las em prática ou até mesmo fazer uma reestruturação do seu planejamento empresarial.

Não esqueça que o planejamento financeiro empresarial também requer atenção e precisa ser traçado de forma minuciosa e baseando-se no orçamento real disponível no caixa da empresa, para que não surja imprevistos e acabe prejudicando os lucros por causa de empréstimos ou mal investimentos.

2. Verifique por que alguns planos não foram bem sucedidos

No caso dos planos mal sucedidos, é fundamental verificar o porquê deles não terem gerado os resultados almejados. Isto geralmente é decorrente da falta de planejamento ou mesmo de erros durante a execução.

Se o empreendedor for capaz de detectar as razões pelas quais alguns planos não deram certo, ele poderá evitar que os erros se repitam, traçar novas estratégias ou as formas de execução que serão utilizadas no planejamento  estratégico empresarial de 2021.

3. Identifique as limitações do seu negócio

Muitas vezes, um plano não dá certo porque a empresa não possui recursos financeiros ou competências na equipe que sejam suficientes para ele ser executado da maneira certa. Por isso, é de suma importância traçar planos de acordo com a realidade da empresa e sua atual capacidade.

Conforme os resultados forem melhorando no decorrer do ano e o negócio adquirir uma maior capacidade, será possível traçar planos mais complexos e colocá-los em prática.

4. Delineie os planos que pretende colocar em prática esse ano

Depois de concluir as quatro etapas anteriores, o empreendedor precisa ter traçado todos os planos que deverão ser realizados no decorrer deste ano. O recomendável é não propor nada que não possa ser cumprido até Dezembro de 2021. Mas isso não significa que empreitadas ambiciosas devem ser descartadas, muito pelo contrário. Como dissemos anteriormente, elas só precisam se adequar à realidade do negócio.

Vejam alguns exemplos de planos que podem ser adaptados ao seu negócio, como metas para 2020:

  • Fazer os clientes comprarem com mais frequência, por meio de um programa de fidelidade;
  • Abrir uma filial em outro bairro ou cidade;
  • Dobrar o número de clientes ativos e aumentar o faturamento em pelo menos 30%;
  • Lançar novos produtos no mercado;
  • Reduzir os custos fixos em pelo menos 15%;
  • Quitar os empréstimos realizados em 2020 e não captar novos.
  • Executar tudo que ainda não foi feito do planejamento empresarial de 2020.

É claro que cada negócio tem suas particularidades e o que funciona para um, não vai necessariamente funcionar em outro. Por isso é importante conhecer seus clientes e segmento para traçar os planos ideais para obter o sucesso e alcançar as metas estipuladas.

5. Envolva toda a equipe na realização dos planos

Os planos não serão colocados em prática da forma certa se o time não estiver totalmente envolvido. Não importa se sua equipa é composta por cinco, cinquenta ou seja por quinhentas pessoas. É imprescindível que cada um deles estejam cientes do que precisa ser feito para que as metas sejam atingidas e a empresa obtenha os resultados desejados.

Você pode pré definir quais os tipos de planejamento seria interessante incluir a equipe toda. O ideal seria que os profissionais participassem da elaboração de algumas empreitadas, pois desta forma, além de  motivá-los e incentivá-los a atingir os objetivos estabelecidos, faz com que eles realmente sintam-se parte do seu negócio e almejem o resultado final, assim como o proprietário.

Acompanhou o passo a passo? Então aproveite para começar a fazer seus planos hoje mesmo para obter melhores resultados em 2021. E se um deles for a fidelização de clientes, aproveite para saber como podemos ajudá-lo!

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.