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Saiba como implantar um programa de fidelidade para cafeteria

As pessoas que conhecem a sua cafeteria costumam voltar com frequência ao local? Você já pensou em utilizar uma estratégia eficiente para aumentar esta taxa de retorno? Estamos falando do programa de fidelidade, uma ideia que traz vantagens para os seus clientes e que contribui para o crescimento do seu negócio!

Para adotar a estratégia, é importante, entre outras coisas, conhecer os perfis das pessoas que frequentam o coffee shop. A partir desta informação, é possível elaborar um sistema atrativo, que realmente ajude na retenção de clientes. Falamos mais sobre como lançar um programa de fidelidade para cafeteria a seguir, confira:

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Principais vantagens do programa de fidelidade em cafeterias

Antes de implementar qualquer nova ideia no seu negócio, é preciso analisar quais poderão ser as vantagens trazidas por ela, certo? Isso também é válido para os programas de fidelidade, que têm como principais benefícios:

  • Excelente custo-benefício
  • Alta probabilidade de retenção e engajamento dos clientes
  • Rápido retorno
  • Promoção de produtos ainda pouco conhecidos pelo público
  • Possibilidade de premiar os clientes mais fiéis do negócio

Programas de fidelidade não custam muito à cafeteria, pelo contrário: eles são um excelente investimento para o setor de alimentação. Os benefícios dados aos seus clientes estão ali mesmo: no menu do estabelecimento. Você pode seguir uma ideia básica no setor e oferecer um café grátis a cada X comprados pelo consumidor. Também pode apostar em ideias mais criativas que ajudem a diferenciar o programa de fidelidade do seu coffee shop. Em ambos os casos, o cliente costuma ficar satisfeito com o estabelecimento. Afinal, quem não gosta de ganhar presentes?

O rápido retorno é mais um ponto positivo que merece ser destacado. Para isso, é importante que os benefícios do programa também não demorem a aparecer para o cliente. O ideal é criar um sistema que realmente traga vantagens para aqueles frequentadores que vão algumas vezes por semana à cafeteria, mas que não prejudique as finanças do negócio.

2 ideias para adotar a estratégia no seu negócio

Mas como criar um programa diferenciado, que destaque o negócio da concorrência e seja eficiente em reter e engajar clientes? Aqui vão duas sugestões que podem ser implementadas na sua cafeteria:

Conheça o perfil de quem frequentam o local

Se você usa um sistema para incluir os seus clientes no programa de fidelidade, criando um cadastro para cada um deles, pode utilizar as informações de compras registradas para segmentar o seu público.

A cafeteria pode ter clientes que vão apenas tomar um café depois do almoço, outros que tomam café da tarde completo e outros que frequentam o local uma vez por semana, para confraternizar com os amigos. Quanto mais você conhece as preferências e o comportamento de compra do seu público, melhor preparado está para oferecer o atendimento personalizado necessário para fidelização.

Estas também são informações que podem ser utilizadas na criação de benefícios verdadeiramente atrativos para o seu programa de fidelidade. O que pode ser oferecido para agradar todos estes perfis?

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Seja criativo nos benefícios oferecidos

Oferecer um café grátis a cada X comprados pelo cliente é uma ideia bacana e que funciona. Mas também é preciso pensar em ideias que podem ser oferecidas pelo seu negócio para diferenciá-lo da concorrência. Que tal dar uma fatia de bolo no dia do aniversário dos clientes que já acumularam certa quantidade de pontos (ou seja, para aqueles mais fiéis ao negócio)? Ou oferecer um curso de como preparar cafés diferentes para os melhores clientes no final do ano? Outra possibilidade é oferecer um ano de café grátis para o cliente que mais acumular pontos na cafeteria em determinado período de tempo.

É importante lembrar que os prêmios oferecidos devem estar de acordo com as possibilidades financeiras da cafeteria. O benefício também deve estar bem especificado, para que não ocorram mal-entendidos. Por exemplo: um ano de café grátis para o cliente que mais acumular pontos, limitando-se a uma xícara de café por dia. Nesse exemplo, também é importante detalhar os tipos de cafés incluídos na premiação.

Um programa de fidelidade bem planejado pode impulsionar as vendas da sua cafeteria! Conheça o Fidelizi, uma solução completa para fidelizar os seus clientes!

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