Blog

Conheça a Empresa que Triplicou o Ticket Médio em 1 ano de FIDELIZI!

A Mix Express é a loja de Food Service mais completa da região de Palmas (TO), que funciona totalmente online e garante praticidade e qualidade para seus clientes. 

Evanuelly e Henrique começaram a Mix Express como uma loja filial da Mix Alimentos. Após 1 ano e 2 meses, a empresa se tornou independente e passou a se sustentar com a sua própria base de dados. 

O estabelecimento é focado na distribuição de alimentos e, hoje, já está presente em 120 municípios. 

O esquema da Mix Alimentos funciona da seguinte maneira: o vendedor faz a pré-venda, vende pro cliente, vai até o Centro de Distribuição (CD), carrega o produto e entrega! Tudo de forma bem simples e rápida! A não ser por uma questão que começou a ser observada por Evanuelly e Henrique…

A dificuldade de atuar com clientes informais

A modalidade da Mix Alimentos com ênfase na distribuição, onde o vendedor vai até lá, faz a venda, tira a nota fiscal, faz o boleto e passa por todo esse processo, no entanto, deixa escapar muito o cliente informal (como hamburguerias, barraquinhas de cachorro-quente, churrasquinho de rua), que acabam se abastecendo muito mais em atacados grandes e conhecidos. 

Então, Henrique e Evanuelly começaram a enxergar essa questão da dificuldade de ter capilaridade entre os clientes informais. Com isso, pensaram na concepção do modelo Express, onde, com uma loja física na rua, os clientes poderiam comprar e retirar diretamente por lá de forma mais simples, ou então, pedir o que precisam via um sistema de delivery muito rápido e eficiente. 

Antes, a percepção que se tinha era a de que os clientes acabavam comprando de forma fragmentada, variando entre eles e outros grandes atacados. Agora a concentração das compras é muito mais nítida, dado que o sistema Express conseguiu suprir tanto as necessidades de facilidade e rapidez, como as necessidades de preços. A Mix Express ganhou competitividade ao conseguir oferecer tudo o que os diversos tipos de clientes procuram em um só lugar e de maneira muito mais eficiente!

Bom, uma grande parte do problema foi solucionada! Mas outro entrou em cena: a dificuldade de catalogar os clientes. Eles tentaram formulários, planilhas de excel e outros métodos, mas nada comportava!

Sem contar que estabelecer um vínculo com os clientes informais é muito difícil! A maioria não quer perder tempo preenchendo fichas e cadastros, o que dificultava para a equipe ter acesso aos dados desses clientes. 

 

A oportunidade na FideliZi! 

No meio dessa busca por encontrar uma forma de catalogar os clientes e criar um banco de dados, Evanuelly conheceu a plataforma da FideliZi em um açaí que fica ao lado da loja. Por achar o programa muito interessante, ela pesquisou sobre, conversou com os donos da açaiteria e entrou em contato com a equipe FideliZi

A decisão foi tomada e Evanuelly e Henrique fecharam negócio com a FideliZi em março de 2020. Desde então, eles acreditam que o programa de fidelidade foi um grande diferencial no negócio deles, principalmente porque permitiu que eles conseguissem montar uma base de clientes, resolvendo a sua principal dificuldade: captar dados. 

O programa atraiu muitos clientes e eles faziam questão de acompanhar os pontos e de juntar cada vez mais! Em cerca de um ano, eles cadastraram quase 1.200 clientes na plataforma e possuem a expectativa de chegar aos 2.000 até o fim do ano!

Para promover esse ótimo desempenho, Evanuelly e Henrique trabalharam em cima de uma campanha do programa de fidelidade, oferecendo promoções e criando um sistema de meta de cadastros, onde todos os funcionários ficam envolvidos para bater essa meta! Veja a meta estabelecida para maio de 2021 e o desempenho da empresa:

 

Meta de Cadastros:

  

Meta de Compras:

 

Meta de Faturamento:

Hoje, Evanuelly e Henrique conseguiram abrir uma nova loja em Araguaína e também já implementaram o FideliZi! por lá, com projetos de abrir mais unidades nas regiões ao redor! 

 

Resultado: aumento do ticket médio em 3 vezes!

O FideliZi funcionou para servir como um banco de dados e, hoje, eles conseguem catalogar os clientes, usar os dados para fazer mais minerações, possuem as informações de cada um dos seus clientes e o histórico de compra deles. Ou seja, hoje eles conseguiram um meio de captar tudo aquilo que estava faltando antes!

Apenas 1.142 clientes cadastrados geraram mais de R$4.000.000 de reais para a Mix Express dentro do programa de fidelidade, valor esse que corresponde a apenas 14.170 compras! O que quer dizer que a taxa de retenção é muito alta! É interessante destacar aqui que esse valor tão alto de compras acontece por conta do perfil de clientes: a grande maioria é dona de pequenos negócios que compram volumes grandes e possuem alta recorrência, ou seja, sempre estavam voltando para reabastecer seus estoques. 

 

Além disso, quase 80.000 pontos já foram gerados dentro do sistema de fidelização. 

E quase R$250.000 reais foram recuperados de clientes ausentes que voltaram ao estabelecimento para fazer uma compra através de promoções e incentivos do FideliZI!

 

Eles começaram a implementar o e-commerce e a mandar encomendas para a Grande São Paulo. Agora, querem focar em conseguir integrar todos o seu sistema multicanal – loja física, televendas e e-commerce – com o programa de fidelidade. 

Mais do que tudo isso, a FideliZi ajudou a Mix Express a desenvolver uma plataforma própria da empresa, tendo como base os dados da FideliZi, onde eles conseguem garimpar e ter os dados de todos os seus clientes. Para ele, é importante não perder essa base de dados porque

“A maior riqueza que eu tenho hoje são os clientes que eu tenho dentro da minha empresa”

 

Como resultado, o ticket médio depois do programa de fidelidade aumentou em quase 3 vezes! Segundo Henrique:

“No começo eu não tinha noção da importância que o programa de fidelidade tomaria no negócio, hoje ele é um pilar básico do crescimento da empresa, da Mix Express” 

Gostou? Dê uma olhada no Resumo do Programa de Fidelidade da Mix Express e confira os prêmios!

Ficou interessado em ler mais sobre histórias de sucesso como essas? Conheça outros casos de clientes que, assim como Evanuelly e Henrique, obtiveram resultados impressionantes com o FideliZi!

 

 

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.