Pesquisar

Saiba tudo sobre como prospectar clientes

Publicado em 08/01/2016

Atualmente, uma das principais dificuldades dos vendedores está na hora de prospectar clientes. Isso porque vender para alguém que já está procurando seu produto ou solução é relativamente fácil, mas encontrar em um mar de pessoas aqueles que querem seu produto, mas que podem ainda nem saber disso, é um pouco mais complicado.

Para muitas pessoas isso é como “atirar no escuro”, mas a verdade é que prospectar clientes não é nenhum bicho de sete cabeças e possibilita que você aumente de forma significativa a sua presença no mercado.

prospecção

 

Basta que você tenha um bom planejamento de vendas e consiga assim aumentar o seu número de clientes e tornar seu produto um sucesso. Para que isso aconteça, listamos dicas importantes que te ajudarão a prospectar cada vez melhor os seus clientes.

Separe as tarefas

A primeira coisa que você precisar ter em mente é que vender e prospectar são duas coisas completamente diferentes. Isso é importante na hora de conseguir novos clientes, já que ao fazer uma visita à sua empresa ou conhecer mais sobre o seu produto, muita gente pode se sentir “pressionado” ao perceber que você está tentando vender uma coisa que ele nem mesmo conhece ou sabe se quer.

O primeiro passo na hora de prospectar está em construir um relacionamento com aquele cliente em potencial. Você explica, sana dúvidas e se coloca à disposição para resolver qualquer problema. Assim, mesmo que ele não realize a compra, é possível que te indique para alguém que quer aquela solução.

 

Converse com seus clientes

Nós sabemos que um dos motivos que tornam os clientes fieis é o fato dele se identificar com um vendedor e acabar se “fidelizando” a ele. Por isso, na hora de prospectar você pode pedir sugestões de quem já compra de você.

Para isso você pode oferecer descontos em quem trouxer mais “indicações”, dar um bônus ou até mesmo realizar uma espécie de programa de fidelidade com prêmios para aqueles que te ajudarem nessa prospecção.

 

Na hora de realizar a fidelização, você pode utilizar uma série de programas e aplicativos que te ajudarão nesse quesito. Entre eles estão o FideliZii, uma maneira simples de gerar um programa de fidelidade de forma online. Ele une as forma convencionais, como os cartões, e também as mais inovadoras como aplicativos e softwares, em um só lugar. Assim você tem uma comunicação mais simples e consegue prospectar mais clientes.

Use a internet

Estar conectado é importante, ainda mais em uma era onde os dispositivos móveis e o poder de compra vem ganhando cada vez mais espaço nos meios digitais.

No entanto, na hora de realizar a sua busca é preciso que você tenha em mente que ela precisa ser qualificada, ou seja, capaz de encontrar aquilo que você procura, com um persona já pré-estabelecida.

Você pode usar as redes sociais para isso, basta que mantenha suas páginas sempre atualizadas e com informações sobre o seu negócio e suas soluções ou produtos, assim as pessoas podem encontrar você.

Gostou do conteúdo e quer saber como realizar a prospecção de forma efetiva? Acesse o site FideliZii e tenha acesso a conteúdos exclusivos. 

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários