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Estratégias matadoras para alavancar as vendas de pequenas empresas de varejo

Publicado em 16/03/2016

[artigo atualizado 11/08/2017]
Alavancar as vendas no varejo pode ser mais simples do que parece. E justamente por ser simples, muitos varejistas acabam errando feio. Sabe quando a resposta para uma pergunta é tão óbvia que você acaba não sabendo dar? O mesmo raciocínio vale para o caso das vendas.

Por isso, este post vai servir como um pequeno manual com dicas que, se aplicadas, podem alavancar suas vendas!

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Aumentar o foco: segmente sempre!

Qualquer comerciante sempre quer mais clientes, não é mesmo? Quanto mais clientes, mais receita. Por isso, os varejistas costumam criar campanhas para fisgar o maior número de pessoas possíveis. E nós vamos lhe contar que essa é a pior maneira de conseguir conquistar mais pessoas.

Na realidade, o que realmente funciona para atrair um maior número de pessoas é justamente aumentar o foco de vendas. Para citar um exemplo, imagine uma empresa que vende eletrodomésticos, móveis e aparelhos eletrônicos. Quando ela cria um megafolder, que parece um livro, com todos os produtos, ela tem bem menos resultado e mais gastos do que criar folders menores e mais direcionados.

Por exemplo, criar um folder para donas de casa com receitas, mostrando os aparelhos que são usados e oferecer diversos modelos de eletros, terá mais resultados do que um folder genérico. Ou criar um material focado em gamers, com dicas de games, oferecendo jogos, computadores e videogames, vai dar mais resultado do que o citado folder genérico.

Crie estratégias para quem já comprou

Um estudo publicado por uma das mais renomadas instituições de ensino de negócios do mundo, a Harvard Business School, apontou que um aumento de 5% na sua taxa de retenção de clientes, pode aumentar seu faturamento de 25% até 95%. Ajudando seu negócio a ter uma menor taxa de perda de clientes.

Conseguir realizar vendas para clientes que já compraram na loja é mais barato e mais fácil do que tentar conseguir novos clientes. É importante tentar trazer esse cliente de volta, mas muitos donos de estabelecimentos não fazem pela “falta de tempo”, ou “falta de recursos”. Vamos lhe dar uma notícia impactante: você tem esse tempo e esse recurso!

O que acontece é que você optou por remanejar seus recursos de retenção de clientes para a aquisição de novos. Então, tire 30% dos recursos e tempo para conquistar novos clientes e use esses 30% se relacionando com clientes antigos. Experimente e veja a sua receita aumentar muito!

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Leia mais: Como Resolver as dificuldade de retenção de clientes?

Invista no digital

Mesmo que o seu modelo de negócios não pareça que “combine” com a internet, ele combina sim. Esqueça essa ideia de “não vou gastar dinheiro com redes sociais e com blog”. É melhor repensar. Você não está “gastando dinheiro”, você está investindo em algo fundamental para qualquer empresa que é a internet.

Seus clientes estão na web. Eles se relacionam, se informam, leem, tudo através dela. Quando estão parados em uma fila de banco, por exemplo, eles estão acessando a internet por meio de um smartphone, e se a sua loja não está no digital, a do seu concorrente estará. E quando o seu possível cliente estiver navegando pela internet, é a loja do seu concorrente que ele verá.

Mas uma coisa você deve ter em mente: internet é relacionamento, é conversa. Então ao montar uma estratégia digital, primeiro veja como o seu público usa a internet. Dessa maneira você vai conquistar mais vendas.

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Sistema de Fidelização: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

Funcionários satisfeitos geram clientes satisfeitos

Invista no seu funcionário. Invista em treinamento, dê benefícios, premiações… É extremamente visível a diferença de uma loja que tem funcionários felizes. As vendas são melhores, os clientes entram e saem da sua loja felizes, compram mais e realizam boas indicações.

Se você quer que o cliente seja muito bem tratado, e receba determinado tipo de tratamento, aplique isso em seu funcionário primeiro. Uma empresa é um organismo vivo, e seus funcionários são as células que mantém ele funcionando.

Se alguns funcionários estão insatisfeitos, então você já está perdendo vendas. Não os culpe, apenas repense a maneira que você se relaciona com eles. Estas dicas são preciosíssimas e funcionam muito bem para alavancar vendas de qualquer loja do varejo. Aplique-as e veja sua receita aumentar e a sua empresa crescer!

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