[artigo atualizado: 12/09/2017]
Um brinde é sempre objeto de desejo, tanto em eventos, quando em estabelecimentos comerciais. Quem nunca foi a uma loja e recebeu um brinde que tenha usado e gostado?
O que alguns empreendedores não sabem é que a distribuição de brindes vai muito além de agradar ao cliente, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing para o estabelecimento. Mas por que é interessante distribuir mimos aos seus clientes? E como estes podem contribuir para fidelizar e manter o reconhecimento da sua marca perante o público alvo? Confira algumas dicas sobre a distribuição de brindes, e como esta estratégia pode contribuir para potencializar suas vendas.
1. Por que distribuir brindes?
Os brindes são parte essencial da estrutura de um programa de fidelização, funcionando como uma espécie de mimo e recompensa para os melhores clientes do estabelecimento, e se tornando uma das razões para que eles optem pelos seus serviços ou produtos. Por meio dessa estratégia, a empresa estimula um ponto vital para o aumento de vendas: o engajamento com o cliente.
Os prêmios são, portanto, uma forma de agradecer a visita do cliente, e um incentivo a voltar mais vezes. Se engana, porém, quem acredita que os brindes constituem apenas o ponto final de um sistema de acúmulo pontos: quando bem escolhidos, estes podem ser ótimas ferramentas de marketing para o estabelecimento, promovendo a lembrança da marca, e divulgando-a para outros possíveis clientes. E claro, é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a sua empresa.
A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. (Philip Kotler)
2. Defina objetivos
Um dos principais erros com relação à distribuição de brindes é não ter definido quais são os objetivos a serem alcançados a partir desta. Assim, é preciso trabalhar a estratégia tendo em mente o tipo de ação desejada e o público que deseja atingir. Há uma infinidade de tipos de brindes promocionais que podem ser escolhidos pelo empreendedor, de forma que é importante estar atento ao que exatamente o seu público deseja receber, e que tipo de retorno você espera desta estratégia.
Então recapitulando, é necessário ter em mente o público que você quer atingir, o posicionamento da marca e os resultados esperados desta ação.
3. Escolha brindes relacionados à marca
Qual a mensagem que você deseja passar sobre a sua marca através da distribuição de brindes? E que relação estes podem ter com o tipo de produto ou serviço que seu estabelecimento oferece? Se o seu negócio é, por exemplo, uma gráfica, brindes como bonés e chaveiros podem não ser os mais adequados. A empresa pode optar por marcadores de páginas ou canetas, mais relacionados ao serviço oferecido.
Nunca dê itens de baixa qualidade, pois a imagem da sua empresa vai estar fixada em algo ruim. Os brindes que você entrega podem parar na lata do lixo, ou serem dispensados para um conhecido. Ligar a imagem do seu negócio aos brindes é um fator bem importante, não acha? Realize o raciocínio de dar um brinde que possivelmente gostaria de ganhar (deve ser atrativo).
4. Promova a lembrança da marca
Uma das grandes vantagens da distribuição de brindes é reforçar a lembrança da marca na mente dos clientes, agradecendo pelo bom relacionamento e demonstrando a importância que estes têm para você. Assim, o brinde é uma oportunidade de agregar valor à marca, fazendo com o que os clientes tenham maior contato com ela, e a associem a coisas boas, aumentando assim a chance de voltarem a consumir no seu estabelecimento.
Leia Mais: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?
5. Escolha fornecedores de qualidade
Escolher produtos de má qualidade para distribuir como brindes para seus clientes faz com que sua marca seja associada a algo ruim. Assim, é essencial procurar atrelar a imagem da sua empresa a um brinde de primeira, que vai ser útil e agradar ao cliente. A avaliação de fornecedores que você trabalha é muito importante, dentro do processo eles também definirão a qualidade do produto que será entregue ao seu cliente.
Durante a escolha dos brindes, é importante procurar sair do lugar-comum e oferecer algum diferencial para o público. A combinação de criatividade e adequação ao orçamento é possível caso haja planejamento.
Leia Mais: A importância da inovação no relacionamento com os clientes
6. Personalize os brindes
Uma das formas de demonstrar para o cliente a sua importância para a loja é oferecer brindes diferenciados para aqueles que fazem parte do programa de fidelização. Quanto mais personalizados e focados no cliente forem seus brindes, maior a contribuição que terão para seu relacionamento com o consumidor.
Então antes de sair entregando brindes, invista um tempo pensando em seu público-alvo, imagine que esse mesmo cliente ficará feliz e utilizará o mimo por aí, outras pessoas verão e até perguntarão sobre o estabelecimento que pensou em algo tão criativo, o efeito dominó entra aqui. O que não deixa de ser um tipo de propaganda, que por sinal é bastante certeira.
7. Invista em sorteios
Sorteios são também uma ótima forma de recompensa para clientes do seu estabelecimento, contribuindo para a publicidade deste, principalmente quando divulgados nas redes sociais. O ideal é que o sorteio ofereça um prêmio interessante, normalmente de maior valor do que o brinde recebido com a conclusão do sistema de pontos, de forma a atingir um número maior de interessados e incentivar ainda mais a participação.
Brindes promocionais são, no geral, estratégias de baixo custo, e quando bem idealizados, seguindo uma estratégia de marketing e considerando os desejos do público alvo, podem trazer grandes benefícios na criação de laços com os consumidores. Assim, mais do que simplesmente comprar este tipo de mimo e oferecê-lo de forma aleatória, é importante que o empreendedor tenha em mente quais são seus objetivos com a ação.
Associar a entrega de brindes a um programa de fidelização de clientes é uma excelente estratégia e contribui de forma positiva para estreitar os laços entre o cliente e o estabelecimento. Um programa de fidelidade bem planejado e inovador só tem a acrescentar ao seu negócio.
” Hoje em dia, proporcionar boas experiências aos consumidores é uma necessidade de toda empresa. Não basta mais vender produtos e serviços de qualidade, é preciso engajar o público. Aliar seu programa de fidelização ao uso da tecnologia é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode, por exemplo, realizar sorteios automáticos de brindes para pessoas que fazem compras a partir de certo valor. Um sistema automatizado também permite o envio de e-mails com promoções e pesquisas de satisfação. Dessa forma, o cliente se sente valorizado e tende a se tornar um defensor da sua marca.” Leia o artigo completo: 5 Benefícios do uso da tecnologia em programas de fidelização de clientes.
SOBRE O FIDELIZII
O FideliZii é um sistema digital e bem completo, que se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.
O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento.
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