[ artigo atualizado 13/09/2017]

Enquanto muitos empresários ainda dão maior ênfase em estratégias de marketing para a atração de cada vez mais clientes, existem aqueles que já enxergam a estratégia de fidelização de clientes e a sua clara supremacia na relação custo/benefício e resultados não só imediatos mas também a prazo. Pensando nisso, damos a você as informações necessárias para saber qual é o melhor investimento. Programa de fidelidade ou propaganda?

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Fidelizar clientes ou atrair novos clientes? Descubra qual estratégia é mais adequada para você.

Cada estratégia tem a sua devida importância e momento certo de aplicação, mas ao trabalharem em conjunto, programa de fidelidade e propaganda, é possível potencializar ainda mais os resultados do seu negócio. Acompanhe!

A sua empresa é jovem no mercado?

É claro que, para quem é novo no mercado, um bom planejamento de marketing, publicidade e propaganda para atrair novos clientes será fundamental para o crescimento rápido. No entanto, se aplicado desde o início, um programa de fidelidade potencializará os resultados por manter ativos esses clientes que você já se esforçou tanto para atrair. Caso contrário o investimento em propaganda será sempre alto e sua empresa se tornará extremamente dependente de novos clientes entrando.

Como a intenção é aumentar a carteira de clientes, o primeiro cliente do seu negócio já deve ser impactado por um programa de fidelidade. Além de proporcionar uma percepção de valorização vinda da empresa, o cliente mesmo será recompensado por sua fidelidade ao ganhar pontos que serão convertidos em prêmios, ou descontos pelas indicações de conhecidos, amigos e familiares. Existe a possibilidade de potencializar ações de atração de clientes utilizando para isso a base de clientes fidelizados.

“Um dos principais desafios das empresas, além de conquistar novos clientes, é fidelizá-los de modo que estes possam estar sempre presentes e consumindo de forma constante. Ter clientes parceiros, é o sonho de todo estabelecimento. Aliás, o cliente parceiro é aquele que gosta do seu produto ou serviço, se identifica com seu negócio e leva para o seu dia a dia.” Leia o artigo na íntegra: É possível um pequeno comércio inovar na fidelização e relacionamento com os clientes?

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Para quem já atua no mercado há algum tempo

Se a sua empresa já é consolidada no mercado, você deve ficar atento aos investimentos realizados em propaganda. Ao focar somente em estratégias de atração, a tendência a longo prazo é que ações que antes funcionavam e davam retorno comecem a não surtir o mesmo efeito, sendo necessária a diversificação e aumento do investimento, muitas vezes ampliando o público alvo e não conseguindo efetividade em recorrência de clientes já ativos, um exemplo disso são promoções e cupons que trazem resultados mas são exclusivos para primeira compra.

Ao fazer um programa de fidelidade, a medida que a carteira de clientes aumenta, a tendência é de que o valor investido diminui, levando em consideração o aumento proporcional que acontece na adesão dos clientes no programa de fidelidade existente e no estímulo ao seu retorno em intervalos menores e aumento do valor médio gasto.

Depois de um tempo atuando no mercado e construindo uma rede forte de clientes, o ideal é que o empresário comece a focar mais na fidelidade dos clientes atuais e diminuir o foco na conquista dos novos clientes. Manter clientes fidelizados custa até dez vezes menos que conquistar um novo, sendo que o ticket médio de um cliente fiel costuma ser o dobro de um cliente que compra pela primeira vez, além dele demandar menos esforços de venda por já estar familiarizado com produtos, condições atendimento e outros detalhes de seu negócio, além de valorizar mais as novidades (já que para um cliente que nunca visitou o estabelecimento não faz diferença).

O programa de fidelidade permite ainda a coleta de dados originada do cadastro do cliente e registros de compras e pagamentos que possibilitam o gestor do negócio conhecer melhor o perfil do consumidor e identificar os melhores clientes e suas preferências. A partir daí, poderá desenvolver estratégias de recompensas que estimulem o cliente a comprar cada vez mais e gastar valores ainda maiores no seu estabelecimento comercial.

Todas as pessoas são importantes. (Walt Disney)

Leia Mais: 5 estratégias de marketing de baixo custo que dão resultado

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Como o programa de fidelidade e a propaganda podem trabalhar em conjunto?

As duas práticas são muito importantes para garantir o sucesso de um negócio, mas elas têm o seu tempo e dosagem certa – estudar o timing de quando e quanto investir é crucial. Além disso, deve-se alterar o foco de acordo com o crescimento e consolidação da empresa no mercado, ou com o surgimento de necessidades que obriguem a empresa a mudar suas estratégias.

Tanto esforços de propaganda quanto programa de fidelidade podem fazer parte do plano de negócios da empresa; mas se aplicado desde o início, o programa de fidelização se mostrará tão eficiente quanto econômico pela sua forma de atração e fidelização de clientes, já que seus primeiros clientes serão incentivados à trazer novos consumidores em troca de recompensas – e isso também é uma forma de propaganda!

De fato, o investimento em propaganda é mais alto e trabalhoso, mas necessário. Porém o esforço resultará em mais retorno quando houver um complemento, como um programa de fidelização, que dará o suporte necessário para conquistar e manter os clientes fiéis ao seu negócio.

SOBRE O FIDELIZI

O FideliZi é um sistema digital e bem completo, que se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.

O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento.

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