[artigo atualizado 04/10/2017]
Clientes que conhecem sua empresa e que tiveram uma experiência satisfatória ao comprar com você estarão menos preocupados com preço e mais dispostos a aumentar a quantidade das compras. Além disso, conquistar novos clientes tem um custo entre cinco e sete vezes maior do que estimular os já existentes a voltarem mais vezes ou gastarem mais. Já abordamos este tema aqui no blog, mas dessa vez falaremos exclusivamente das vantagens em oferecer um cartão fidelidade digital ao seu cliente.

Ao automatizar o seu programa de fidelidade, dê adeus aos problemas enfrentados por causa dos inconvenientes de um cartão impresso, como extravio e falta de controle sobre os clientes.

Se você já possui um programa de fidelidade, parabéns. Incrivelmente ainda há muitos varejistas que não entenderam a importância de reter clientes fiéis. Qualquer estabelecimento comercial que tenha recorrência de clientes tem sim a necessidade de fidelizar, mesmo que não perceba isso em um primeiro momento.

As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada. (Philip Kotler)

Leia mais: 5 estratégias de marketing de baixo custo que dão resultado

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Uma visão a longo prazo

Para conquistar fidelidade a longo prazo, a marca deve aumentar o valor percebido pelo consumidor, e por causa disso, essa definição de valor pode ser diferente para cada cliente. Rosana pode dar preferência a descontos no preço, já João prefere maior atenção pessoal e Jéssica preza pelo acesso a informações. Para saber tudo isso, é necessário manter um banco de dados atualizado sobre os consumidores e gerar relatórios que indiquem sua preferência. Outra possibilidade, mais simples e não tão abrangente, é realizando uma rápida pesquisa de opinião com os clientes presentes na loja.

Uma das maneiras de conquistar e reter um cliente é por meio de programas de fidelidade. A ferramenta pode estimular o cliente a consumir em média 30% a mais, após completar o cartão fidelidade pela primeira vez. Isso significa que o cliente fiel merece ser mimado por meio de recompensas em função de sua lealdade à empresa.

Caso você tenha medo de investir em um, saiba que um acréscimo de 5% na retenção de clientes pode representar um aumento de 25 a 95% nos lucros. Abaixo, separamos alguns motivos pelos quais você deveria optar pela solução automatizada e esquecer aqueles cartões fidelidade de carimbos, que não oferecem controle algum e nem informações sobre seus clientes.

Dica de leitura: A importância da inovação no relacionamento com os clientes.

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8 vantagens em substituir seu cartão fidelidade impresso por um cartão digital automatizado

1. Estimula o retorno dos clientes

Ao saber que consumir naquele mesmo lugar terá vantagens, o cliente volta.

 Hoje em dia, proporcionar boas experiências aos consumidores é uma necessidade de toda empresa. Não basta mais vender produtos e serviços de qualidade, é preciso engajar o público. Aliar seu programa de fidelização ao uso da tecnologia é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode, por exemplo, realizar sorteios automáticos de brindes para pessoas que fazem compras a partir de certo valor. Um sistema automatizado também permite o envio de e-mails com promoções e pesquisas de satisfação. Dessa forma, o cliente se sente valorizado e tende a se tornar um defensor da sua marca.” Leia o artigo completo: 5 Benefícios do uso da tecnologia em programas de fidelização de clientes.

2. Faz a marcação de pontos

Chega de carimbos e selos. O cartão digital marca os pontos e disponibiliza-os automaticamente no sistema.
É um formato mais conveniente para o cliente, pois não há o risco dele perder ou esquecer o tradicional cartão de papel; e também uma ferramenta valiosa para o seu negócio, pois cria um banco de dados da sua clientela, permitindo que você conheça melhor o seu público. Através dos dados você também pode acompanhar seus resultados e traçar estratégias cada vez mais eficientes.

3. Banco de dados automático

A ferramenta faz a atualização do status do cliente automaticamente, você tem à mão em tempo real sua base de clientes segmentada entre aqueles que mais frequentam e menos frequentam, que já ganharam prêmios, que não voltam há determinado tempo entre outras possibilidades. Seu Marketing será muito mais assertivo.

4. Registra a hora e data da visita

Saber os dias da semana, o horário e qual foi a última vez que o cliente esteve na loja comprando, são informações essenciais para manter uma relação mais próxima com o consumidor e pode orientar futuras ações de marketing.

5. Gera relatórios detalhados

Com as principais métricas do programa de fidelidade e do banco de dados dos clientes, o sistema digital permite medir o gasto e frequência de clientes. Quem tem maior pontuação? Quantos prêmios e brindes já foram sorteados, estão disponíveis ou foram resgatados/expirados? Qual foi a última vez que o cliente X visitou a loja? Essas informações de consumo juntamente com o banco de dados contendo e-mail do cliente, possibilitam como dito anteriormente ações de marketing mais assertivas e consistentes.

6. Não é necessário a confecção de um cartão físico

Guardar cartões fidelidade na carteira era uma prática bastante comum, já que não havia tantas lojas com programas nessa modalidade. Hoje, no entanto, carregar dez cartões fidelidade na bolsa não é conveniente. Por isso, com a automatização do programa, o cliente pode pontuar mencionando o número do CPF. Mais comodidade para ele e economia para você, que não precisa se preocupar em confeccionar e disponibilizar cartões físicos. Além de o planeta agradecer 😉

7. Sorteio de brindes instantâneos

Imagine que, a cada visita, o cliente possa ganhar brindes instantâneos. Dessa forma, esses presentinhos acabam servindo como incentivo extra para um cadastro imediato além de estimular as pessoas para que retornem ao estabelecimento e continuar pontuando.

Uma das grandes vantagens da distribuição de brindes é reforçar a lembrança da marca na mente dos clientes, agradecendo pelo bom relacionamento e demonstrando a importância que estes têm para você. Assim, o brinde é uma oportunidade de agregar valor à marca, fazendo com o que os clientes tenham maior contato com ela, e a associem a coisas boas, aumentando assim a chance de voltarem a consumir no seu estabelecimento. Leia também: Por que vale a pena dar brindes aos seus melhores clientes.

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8. Envio de extratos e alertas via e-mail para o cliente

O consumidor recebe o extrato dos pontos e lembretes de prazo de vencimento da cartela e prêmios a resgatar cada vez que efetua uma compra, ou na frequência que escolher. Ao optar pelo cartão fidelidade digital, sua empresa estará dando um passo a frente da concorrência. Além da alta aceitação e utilização do cartão fidelidade digital, o produto pode ser atualizado continuamente, adequando-se  aos hábitos do consumidor e necessidades da loja. Seus clientes vão adorar!

Além disso, o sistema cria um banco de dados qualificado, o que permite o uso das informações geradas pelo programa de fidelidade e relacionamento no planejamento estratégico da empresa.

Se você já possui o cartão fidelidade tradicional e quer saber como melhorar seu programa, entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo.

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