Diante das diversas atribuições e tarefas do dia a dia, a falta de tempo é companheira da maioria das pessoas atualmente. Em meio a atividades como estudar, trabalhar, cuidar da casa, levar e buscar os filhos na escola, fazer compras, etc., parece inevitável estar sempre ocupado, e o gerenciamento do tempo acaba sendo um problema para a maioria das pessoas.

Assim, administrar bem o tempo é um dos principais desafios da atualidade, e quando realizada de forma adequada, esta gestão pode trazer diversos benefícios tanto no campo profissional, quanto no pessoal. Confira algumas dicas e técnicas para gerenciar melhor o seu tempo:

Untitled design (84)

Como gerenciar melhor seu tempo em 4 passos

1. Tenha uma lista de tarefas

A utilização de listas é uma das melhores ferramentas de gerenciamento do tempo: contribuem não somente para que você se lembre das atividades a serem realizadas, mas também para categorizá-las de acordo com assuntos e prioridades.

As listas de tarefas são excelentes aliadas para a tomada de decisões e contribuem para uma melhor organização pessoal. É interessante, assim, que seja dividida de acordo com as diferentes atividades do seu dia a dia, e que você procure determinar o tempo a ser dispendido em cada uma das tarefas, de acordo com o nível de prioridade que apresentam.

Para tal, a tecnologia oferece atualmente diversos aplicativos e ferramentas online, nas quais é possível dividir suas tarefas de acordo com o projeto das quais fazem parte, e categorizá-las por prioridade.

2. Crie uma agenda e planejamento

Planejar as atividades a serem realizadas, estabelecendo datas e prazos para que sejam realizadas é essencial para quem deseja administrar seu tempo com sucesso. Uma agenda é, portanto, ferramenta fundamental para o planejamento, contribuindo para diminuir a desordem, lembrar compromissos e organizar as atividades a serem realizadas diariamente.

Arquivos de follow up também são uma excelente ferramenta: consistem em pastas de arquivos numerados com as datas de cada mês, nas quais são armazenados os arquivos referentes às atividades a serem realizadas nestas datas. Os aplicativos e ferramentas de calendário online também são uma opção e apresentam a vantagem do acesso móvel a partir um smartphone ou tablet.

3. Otimize seu tempo

As listas de tarefas e agendas têm como principal objetivo dividir seu tempo de forma coerente, permitindo que todas as atividades sejam realizadas dentro de um determinado período. A tecnologia permite atualmente a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo a partir de computadores, celulares, Kindles e tablets.

Esta possibilidade acaba prejudicando a produtividade de muitas pessoas, fazendo com que não se concentrem na realização das atividades que constam em seu planejamento. Assim, o uso disciplinado dos recursos e do tempo que você disponibiliza é essencial para um gerenciamento do tempo bem-sucedido: procure terminar uma tarefa antes de iniciar outra, e planeje intervalos de descanso para os períodos em que costuma se sentir menos produtivo.

4. Se mantenha organizado

Seja no seu espaço de trabalho ou em sua residência, a organização é fator fundamental para a realização de tarefas de forma eficiente. Ao sair do trabalho, procure, portanto, organizar sua mesa, separando os documentos relacionados às atividades já realizadas, bem como aqueles necessários para as tarefas do dia seguinte. Este tipo de atitude evita que você perca tempo procurando por materiais necessários para desenvolver suas atividades.

O site Gerenciamento do Tempo apresentar artigos relacionados a gerenciamento do tempo e produtividade, escritos por especialistas do CPDEC – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada. Vale a pena conferir!

E você, costuma gerenciar seu tempo de que forma? Compartilhe suas experiências através dos comentários!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários