De acordo com pesquisa realizada pela Harvard Business School, a economia norte-americana perde diariamente US$ 7,4 bilhões, devido à falta de controle de tempo no trabalho. Diante da crise econômica brasileira, empreendimentos dos mais diversos setores vêm buscando maneiras de controlar seus gastos com mais eficácia, evitando despesas desnecessárias e realizando investimentos mais assertivos.

Untitled design (94)

Para tal, pequenas atitudes cotidianas podem ser decisivas, e fazer a diferença para fechar o balanço mensal da empresa no azul. Mesmo se seu negócio se encontra com as finanças equilibradas, algumas medidas de economia podem ser adotadas como estratégia preventiva, garantindo que esta situação se mantenha. Confira algumas dicas para evitar gastos desnecessários no seu negócio:

1. Engajamento da equipe

Para que uma estratégia de redução de gastos seja bem-sucedida, é essencial que todos os membros da equipe sejam conscientizados da importância e da necessidade das medidas de economia. Para tal, é importante que os responsáveis pelo gerenciamento realizem reuniões, explicando os motivos destas, evitando o pânico relacionado a demissões que costumam gerar.

Procure explicar a estratégia da empresa e conscientizar os funcionários de todos os cargos hierárquicos. Aproveite também para ouvir o que eles têm a dizer: as sugestões dos colaboradores são preciosas e permitem identificar os processos cotidianos no qual há desperdício dentro da empresa.

2. Utilize a tecnologia

O desenvolvimento da tecnologia vem contribuindo para um gerenciamento mais eficiente dos diversos setores da empresa. Softwares de gestão são excelentes ferramentas para o controle das tarefas, do tempo e do desempenho da equipe, possibilitando a automatização do controle do tempo dos colaboradores e a análise de como este se divide pelos projetos da empresa.

As ferramentas de comunicação também são ótimas aliadas para a redução dos gastos. O Skype, por exemplo, pode ser utilizado internamente como forma de comunicação por chat entre os funcionários, além de contribuir para evitar os gastos com viagens e deslocamentos, possibilitando a realização de videoconferências.

3. Invista em sustentabilidade

Além de ecologicamente corretas, medidas sustentáveis são uma excelente forma de se economizar com gastos cotidianos no seu negócio. Procure, por exemplo, substituir a utilização do ar condicionado pela ventilação natural em alguns pontos, ou controlar os equipamentos de resfriamento.

A utilização da iluminação natural também contribui para a redução dos valores da conta de luz no final do mês. O interessante é que haja uma conscientização da equipe com relação ao uso racional dos materiais: desde materiais de escritórios até copos descartáveis, significando não somente um impacto ambiental mais baixo, mas também uma economia de recursos da empresa.

4. Realize revisões constantes

O planejamento dos negócios, os processos e a rotina operacional da empresa devem ser constantemente revistos pela equipe de gerenciamento, garantindo a otimização do tempo de trabalho e dos materiais utilizados para tal. Algumas empresas de consultoria oferecem serviços voltados para identificar os pontos de melhoria e garantir custos menores.

Neste sentido, é interessante rever, inclusive, a rotina de trabalho dos colaboradores: cada vez mais empresas investem, por exemplo, no home office como estratégia para aumentar sua produtividade.

E você, como vem evitando gastos desnecessários no seu empreendimento? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários