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4 formas de medir o sucesso do seu programa de fidelidade

Os programas de fidelização de clientes são cada vez mais comuns nos mais diversos tipos de estabelecimentos, já que diante da crescente oferta de produtos e da facilidade de acesso a estes, é muito comum que o cliente simplesmente pule de uma marca para outra. Porém, muitos destes programas acabam não entregando ao empreendedor o devido retorno sobre o investimento, a medida que o sistema de recompensas acaba por significar uma perda de dinheiro para o negócio. Assim, é essencial que, ao implantar um programa de fidelidade, sejam adotadas medidas de monitoramento deste, não só controlando seus benefícios e eficiência, mas garantindo que ele não está prejudicando o empreendimento. Então venha conferir nossas dicas para medir o sucesso do seu programa de fidelização!

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1. Adote um grupo de referência

Um programa de fidelização de clientes deve ser pré-planejado de acordo com as características do seu negócio e dos seus clientes, além de  ser pautado em metas a serem atingidas. Durante a implantação do sistema de fidelização, nos primeiros seis ou doze meses, é importante estar atento à possíveis ajustes, e até mesmo experimentos, que podem ser realizados para melhorá-lo. Assim, uma boa forma de analisar os pontos de sucesso e de necessidade de melhora do programa é estabelecer um grupo com o qual possa compará-lo, ou seja, oferecê-lo a princípio para um grupo seleto de clientes, e comparar os resultados destes com os demais, aqueles que não fazem parte do programa de fidelidade. Novos clientes, que visitam o estabelecimento pela primeira vez, também podem ser um ótimo grupo para comparação de resultados.

2. Analise diferentes indicadores

A análise do retorno obtido através do seu programa de fidelidade depende das características deste e do seu negócio. Assim, é importante identificar alguns indicadores e métricas do sucesso deste ao longo do tempo, de forma a observar o sistema de diferentes pontos de vista e reconhecer problemas. A taxa de retenção de clientes é um dos indicadores mais importantes, já que um programa de fidelidade bem sucedido deve fazer com o que o número de clientes cresça com o tempo, bem como o número de participantes. Medir a satisfação do cliente também é essencial: clientes satisfeitos recomendam o seu negócio para outros, ou seja, o atendimento impacta tanto na aquisição de novos clientes, quanto na fidelização destes. Assim, é interessante adotar um sistema de fidelização que permita um feedback do cliente, possibilitando que você entenda os pontos a serem melhorados, bem como as experiências positivas, tendo um controle maior dos clientes que retornam, das recomedações destes a amigos e parentes, dos elogios feitos ao programa de fidelidade. Também se deve estar atento à movimentação negativa no número de clientes. Uma taxa elevada de clientes que deixam o seu negócio indica problemas quanto ao seu sistema de fidelização.

3. Aposte em ferramentas de visualização de dados

Existem no mercado diversas ferramentas para visualização e entendimento dos dados recolhidos a partir dos indicadores. Estas ferramentas permitem uma melhor análise dos números obtidos e a criação de um histórico do seu empreendimento, facilitando a visualização numérica da situação do seu programa de fidelidade, e das perdas e benefícios obtidos através dele.

4. Procure por plataformas de gerenciamento de relacionamento com clientes

Outra opção de ferramenta que pode ser um ótimo investimento para o seu negócio são as plataformas de gerenciamento de programas de fidelidade. Estes apresentam soluções modernas, que vão além do cartão fidelidade com papel e carimbo, e oferecem interatividade e automatização do sistema para os clientes. Assim, os clientes se divertem através do programa, e se envolvem com este para atingir metas e desafios colocados. Além disso, oferecem como vantagem a possibilidade de controlar os resultados obtidos, ou seja, clientes que voltaram, clientes que indicaram amigos, além de interações como sugestões de melhorias e de recompensas, e elogios ao empreendimento.

Um programa de fidelização por si só não é suficiente para alcançar o objetivo de reter clientes para o seu negócio, assim, é muito importante investir em formas de garantir que este esteja funcionando de forma adequada e proveitosa para o estabelecimento.

E você, como vem realizando este monitoramento? Entre em contato com um consultor FizeliZii e receba uma assessoria para a montagem do seu programa e a análise do desempenho deste para o seu empreendimento.

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