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A importância do treinamento e motivação da equipe para o sucesso de um programa de fidelidade

Campanhas publicitárias, construção da marca, e posicionamento no mercado são sem dúvida, essenciais para que um negócio conquiste posição de destaque no mercado em que se insere. Porém, acreditar que somente estes fatores são suficientes para seu sucesso pode ser um erro.
Ter sua equipe de vendas bem preparada e motivada para a realização de suas tarefas é de extrema importância para os índices de vendas e para a lucratividade do empreendimento. Uma equipe capacitada é capaz de oferecer atendimento personalizado e de qualidade, conquistando um maior número de clientes e fazendo com que estes retornem ao estabelecimento.
Quando o assunto é programas de fidelização, é indispensável estar atento à preparação da equipe como um todo, característica essencial para que este seja implantado com sucesso.

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Mas quais são exatamente as vantagens que a capacitação da equipe traz para seu programa de fidelidade?

1. Atendimento de qualidade = bom relacionamento com o cliente

Oferecer um atendimento de qualidade é essencial para o sucesso de qualquer programa de fidelidade, permitindo a criação de um relacionamento com o cliente e a construção de uma base sólida para o programa de fidelização. Os vendedores são o principal contato entre empresa e cliente, de forma que é muito importante que sejam capazes de oferecer atendimento personalizado, e entender as principais características de cada cliente.

2. Motivar a equipe promove maior eficiência e engajamento

Oferecer treinamentos é uma excelente forma de motivar sua equipe a alcançar as metas estabelecidas para o estabelecimento. Isso significa envolvê-la no programa de fidelização, fazendo com que todos estejam cientes de por que este foi adotado, qual a sua importância para o negócio, e quais os objetivos a serem atingidos. Informar sua equipe e instruí-la com relação ao programa de fidelidade é a melhor forma de engajá-los no sucesso deste. Outra forma interessante de motivação é promover dinâmicas de grupo, que os incentivem a refletir sobre suas realizações como vendedores, e seus objetivos profissionais. Procure investir em dinâmicas e gincanas em grupo que promovam o diálogo e o trabalho em grupo entre seus funcionários, e oferecer prêmios ao final destas. Além de motivar a equipe, estas contribuem para o relacionamento da empresa com o colaborador.

3. A padronização dos processos intensifica a abrangência do seu programa

É importante, em qualquer modalidade de negócio, que, determinados processos sejam padronizado, e realizados em todos os atendimentos, da mesma maneira. Tornar um programa de fidelidade parte do procedimento de vendas, ou seja, oferecê-lo como opção para todos os clientes, é essencial para que este atinja o maior número de pessoas. Assim, o treinamento da equipe permite que os procedimentos sejam esclarecidos, bem como sua importância, e que sejam realizados da forma esperada pelo empreendedor.

4. Investir no time é a chave para conquistar mais clientes

Muitos empreendedores acreditam perder o investimento realizado no treinamento de seus vendedores devido à rotatividade dos funcionários. A experiência de compra é, porém, cada vez valorizada pelo consumidor, de forma que o atendimento prestado, o envolvimento do vendedor e o tipo relacionamento que a empresa oferece para o cliente são essenciais para que este realize a compra, e volte para o seu negócio. Investir no seu time significa, portanto, investir na experiência de compra que será proporcionada ao seu cliente, e na imagem que este vai levar do seu negócio. Além disso, vendedores que recebem incentivos e treinamentos são motivados a realizar seu trabalho com mais excelência, entendendo de que forma ele é importante para empresa.

A fidelização de clientes envolve a premissa básica de que o cliente deseja retornar ao seu estabelecimento após a primeira experiência. E tal desejo de retorno está intimamente ligado à equipe de vendas e à forma como se dá o atendimento e a criação de um relacionamento com o cliente. Além disso, é importante estar atento às características do programa de fidelização escolhido, permitindo facilidades tanto para o seu time quanto para o cliente.

O FideliZii é um sistema completo de fidelização de clientes que substitui os tradicionais cartões fidelidade, funcionando através de uma ferramenta interativa instalada na própria loja, que permite ao cliente acumular pontos, e retirar recompensas no momento da compra além de ganhar brindes instantâneos.  Conheça o FideliZii, e entenda como este sistema vai revolucionar a fidelização de clientes no seu negócio!

E você, como mantém sua equipe capacitada e motivada? Compartilhe suas experiências nos comentários!

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