[ artigo atualizado: 25/08/2017]
Um dos principais desafios das empresas, além de conquistar novos clientes, é fidelizá-los de modo que estes possam estar sempre presentes e consumindo de forma constante. Ter clientes parceiros, é o sonho de todo estabelecimento. Aliás, o cliente parceiro é aquele que gosta do seu produto ou serviço, se identifica com seu negócio e leva para o seu dia a dia.
Quem possui uma empresa de pequeno porte sabe que os desafios para conquistar a mente e o coração do público-alvo é grande – já que suas marcas são pouco conhecidas, o nível de avaliação dos consumidores ainda é pequeno e, em muitos casos, os investimentos não são suficientes para fidelizar os clientes.
O fato é que não há como usar a mesma estratégia de captação, marketing e vendas que se usava tempos atrás. É preciso saber quem são esses clientes potenciais, onde estão, quais as suas necessidades e anseios.
“Nós não estamos no ramo do café, servindo pessoas, mas sim no ramo das pessoas, servindo café”. A frase de Howard Schultz, CEO da cafeteria Starbucks, reflete o primeiro fator a ser levado em consideração para qualquer medida de inovação no relacionamento com o cliente: o próprio cliente. Empreendimentos que se estruturam em função das necessidades e do que é importante para o consumidor têm mais chances de serem bem sucedidos. Assim, inovar nesse relacionamento significa não somente potencializar suas vendas, mas fidelizar clientes e conquistá-los através da criação de uma imagem positiva do seu negócio. LEIA NA ÍNTEGRA O ARTIGO:
A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES.
Em meio a este cenário surge o seguinte questionamento: É possível um pequeno comércio inovar na fidelização e relacionamento com os clientes? Acompanhe os detalhes a seguir e conheça a resposta.
Leia Mais: Como Melhorar a experiência de compra do seu cliente
Fidelização para pequenas empresas
É possível se beneficiar inovando na fidelização e no relacionamento com os clientes mesmo tendo uma empresa de pequeno porte. Para fidelizar clientes é preciso ir além do tradicional bom atendimento e desta forma, desenvolver o marketing de relacionamento. Para que seu público-alvo entenda os benefícios oferecidos como vantagens reais, é necessário que faça sentido na rotina deles e esteja de acordo com os valores que o clientes possuem. Para isto, algumas dicas são:
- Saiba mais sobre seus clientes, e como você pode ajudá-los com seus produtos/serviços;
- Personalize a forma de atendimento conforme o perfil de cada cliente. O atendimento é uma das primeiras formas que o cliente tem contato com seu estabelecimento e por isso deve ser perfeito;
- Crie estratégias para se aproximar e criar engajamento com o seu público-alvo (redes sociais, blogs, entre outros). Saiba quais os meios de comunicação que eles mais utilizam;
- Dê espaço para as opiniões e esteja atento aos feedbacks. Demonstre que realmente se importa com seus clientes, e tem comprometimento;
- Mantenha contato para que os clientes não se sintam esquecidos;
- A fidelização deve ser uma preocupação constante no seu negócio e estar presente em todos os setores, do atendimento cordial até o pós-vendas.
Estes dados valiosos podem ser captados com seus clientes, por meio de pesquisas formais ou informais, e são um norte para fazer um planejamento assertivo.
Leia Mais: Por que engajar os clientes faz toda a diferença para o seu negócio
Inovar para fidelizar
Pequenos empresários podem encontrar na inovação o caminho para se destacarem em seus segmentos e manter os clientes ativos. Deste modo, quando se pretende implementar um programa de fidelidade para pequenas empresas, é preciso inovar e fugir do senso comum.
O sistema FideliZii por exemplo, proporciona às empresas um novo conceito de programa de fidelidade, onde é possível trocar o tradicional cartão físico e obter um sistema interativo por meio de um tablet. Desta forma, sempre que os participantes dos programas comparecem às lojas, estes poderão participar ativamente de promoções e resgaste de prêmios de maneira divertida (gamificação).
Pelo lado dos empresários, os benefícios também são excelentes pois, além de obter um programa de fidelidade atrativo, é possível inovar com baixo orçamento já que o foco do sistema está no pequeno varejo.
Alguns pontos importantes deste tipo de programa que pode fazer diferença em pequenas empresas são:
- Possibilidade de desenvolver o relacionamento aliado ao marketing;
- Impressionar clientes por ter um sistema inovador e possibilitar o marketing espontâneo (boca a boca);
- Estreitar o relacionamento com clientes, oferecendo um sistema divertido que impulsione a frequência de uso;
- Obter uma base de dados e informações importantes sobre o perfil de compradores;
- Facilidade em personalizar campanhas conforme a necessidade da empresa, entre outros.
” Sempre dê ao cliente mais do que ele espera.” (Nelson Boswell)
Fidelizar clientes pode parecer uma tarefa somente para grandes empresas cujas marcas já são bem conceituadas no mercado. Porém este cenário mudou, e atualmente existe programas de fidelidade que além de ter ótimos custos, ainda contam com a inovação no diferencial competitivo para pequenos lojistas.
Portanto, a resposta para o questionamento inicial é: Sim, as pequenas empresas também podem inovar e fidelizar clientes, conquistando assim seus espaços no mercado, optando por programas de fidelidade que cabem em seus orçamentos e passando assim, a avançar em seus mercados com clientes sempre ao seu lado.
O que você faz para inovar na fidelização e relacionamento com seus consumidores?
O FideliZii te ajuda a conhecer melhor o comportamento dos seus clientes, visite nosso site para saber mais.