O mercado cada vez mais competitivo e a concorrência acirrada nos mais diversos setores da atividade comercial fazem com que diversos empreendedores venham investindo em soluções para que os consumidores sejam não somente atraídos para seus estabelecimentos, mas fidelizados, e retornem para realizar novas compras. Neste sentido, os programas de fidelização de clientes são ótimas ferramentas para os mais variados tipos de negócio, contribuindo de diversas formas para o aumento das vendas e do número de clientes. Está pensando em investir em um programa de fidelidade na sua empresa? Conheça os benefícios que este pode trazer!
1. Motivação do cliente
Programas de fidelidade são uma excelente ferramenta para motivar os clientes: 54% das pessoas dizem aumentar o consumo em determinado estabelecimento em função da recompensa oferecida por este tipo de programa. Assim, quando bem delineado, um programa de fidelização oferece benefícios que motivam os clientes a retornarem com mais frequência, ou gastarem mais em compras no estabelecimento. Além disso, após completar o cartão pela primeira vez, o cliente tende a consumir em média 30% a mais do que antes.
2. Aumento das vendas
O aumento das vendas no estabelecimento é consequência da motivação criada através do programa de fidelidade. Um cliente fidelizado chega a gastar até dez vezes mais do que os clientes comuns ao longo do seu relacionamento com a empresa. Clientes fidelizados apresentam também mais chances de concluir a compra: as chances de se vender um produto ou serviço para um cliente comum variam entre 5 e 20%, contra 60 a 70%, para um cliente fiel ao seu negócio. O aumento das vendas decorrente de um programa de fidelização de clientes representa, assim, um aumento significativo no lucro do seu negócio.
3. Redução dos custos
Muitos empreendedores entendem a recompensa oferecida ao cliente pela participação em programas de fidelidade como um gasto desnecessário para o estabelecimento. Na ponta do lápis, porém, o lucro obtido com este é muito superior ao valor despendido nos benefícios oferecidos. Além disso, os investimentos em campanhas de marketing e divulgação do estabelecimento fazem com que o processo de conquista de novos clientes chegue a custar até vezes mais do que a implementação de um programa de fidelização. Entenda mais sobre quanto custa para o seu empreendimento perder um cliente fiel.
4. Marketing para o seu negócio
O programa de fidelização pode também funcionar como uma ótima ferramenta de marketing. A divulgação boca a boca ainda é uma das melhores formas de atrair clientes para o seu negócio, e é alcançada com mais facilidade através deste tipo de programa. Clientes fiéis tendem a recomendar seu negócio para amigos e familiares, influenciando-os a também visitar o estabelecimento, e contribuindo para a formação de uma imagem positiva da sua marca. Outra forma de marketing pode ser através das próprias recompensas oferecidas: investir em produtos interessantes e criativos que apresentem o logo da sua marca é uma ótima maneira de fazer com que esta faça parte do dia a dia do cliente, e seja divulgada para outros consumidores. Confira aqui mais ações de marketing de baixo custo para o seu negócio, e como um programa de fidelidade pode contribuir para estas.
5. Relacionamento com o cliente
Um programa de fidelidade bem estruturado possibilita que o estabelecimento mantenha um relacionamento mais próximo com seu cliente, analisando suas necessidades e desejos, e a partir daí, melhorando cada vez mais a experiência de compra. Parte do programa consiste na comunicação com os clientes fieis, de forma a apresentar novas ofertas e promoções, sugerir novos produtos, e entender o que pode ser melhorado através de pesquisas de satisfação. Entenda melhor a importância do relacionamento com o cliente para o seu empreendimento.
A implementação de um bom programa de fidelidade deve ter como base objetivos claros a serem atingidos, bem como uma estrutura eficiente de funcionamento. Para tal, é essencial investir nas ferramentas corretas. O FideliZii oferece uma solução completa para a implantação de um programa de fidelidade no seu empreendimento, substituindo os tradicionais cartões de pontos por uma ferramenta fácil de usar, divertida e interativa. Não deixe de conhecer o sistema FideliZii, e as vantagens que pode trazer para o programa de fidelidade do seu empreendimento.
E você, já conhecia os benefícios dos programas de fidelização de clientes? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!