O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes e setores, principalmente em tempos de crise econômica, quando cresce a competitividade e a necessidade de se destacar em seu mercado de inserção. Porém, poucos empreendedores têm conhecimento dos reais benefícios de uma estratégia bem planejada e implementada, com objetivos claros e planos de ação que permitam atingi-los. O planejamento contribui não somente para um maior alinhamento da empresa, tanto internamente quanto com relação ao mercado em que se insere, mas também para um maior comprometimento dos colaboradores e maior eficiência na tomada de decisões.

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O que é o planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico consiste basicamente na definição de metas e objetivos para uma empresa, e no conjunto de meios utilizados por esta para alcançá-los, norteando as ações desenvolvidas durante todo o processo de gestão, orientando e norteando as lideranças e evitando que sejam assumidos riscos desnecessários. Para tal, alguns itens são essenciais e contribuem para que o planejamento atinja os objetivos esperado. Confira:

Inserção da empresa no mercado

O primeiro passo essencial para a elaboração de um planejamento estratégico empresarial é a avaliação da forma como a empresa se insere em seu mercado de atuação, definindo com clareza seu público alvo e sua proposta de valor. Assim, é essencial que o empreendedor seja capaz de definir os segmentos de clientes que pretende atingir, e tenha clareza com relação aos recursos disponíveis para tal e às características e diferenciais do produto ou serviço que oferece. A análise mercadológica é, portanto, essencial, para se atualizar com relação a clientes, fornecedores e concorrentes, e identificar oportunidades e ameaças para o empreendimento.

Análise interna da empresa

Analisar a situação interna da empresa, definindo seus princípios essenciais também é imprescindível para um planejamento estratégico. O que representa a cultura organizacional da sua empresa? Quais características diferenciam o seu negócio frente à concorrência? Entender o posicionamento atual interno da organização, suas forças e fraquezas, é tão importante quanto se atualizar sobre a situação do seu mercado de atuação.

Definição de metas e objetivos

A partir da análise das características internas e de inserção do empreendimento no mercado, são definidos os objetivos a serem alcançados por este em determinado período de tempo. Aqui, é essencial se atentar para que as metas sejam coerentes e atingíveis, e que estejam de acordo com os princípios essenciais da empresa e com sua situação mercadológica. É importante que sejam definidos ainda meios e indicadores para o acompanhamento do andamento das ações destinadas a atingir este desenvolvimento, de forma a mobilizar e alinhar a organização, controlando seu desempenho.

Replanejamento

Com base nas constantes mudanças do mercado, é fundamental que o planejamento estratégico seja passível de alterações e revisões. Fatores como alterações nas características dos consumidores, e o surgimento de novos produtos, concorrentes e fornecedores requerem mudanças no posicionamento estratégico da empresa, e revisão de seus objetivos e planos de ação. O planejamento deve ser encarado, portanto, como um processo contínuo, e deve ter seu desempenho acompanhado, discutindo-se e analisando seus indicadores, as possíveis razões para desvios e os planos para corrigi-los.

Com a crise econômica no país, o planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para que o empreendedor não assuma riscos, recorrendo a métodos estatísticos para a tomada de decisões, implementando ações assertivas. Entenda mais sobre o estabelecimento de metas e como estas contribuem para o desenvolvimento empresarial.

E na sua empresa, como vem sendo realizado o planejamento? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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