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Sucesso em vendas

Publicado em 12/11/2015

Seja qual for o seu mercado de atuação, alcançar sucesso em vendas é o objetivo de qualquer empreendedor. É claro que não existe uma fórmula pré-determinada para tal, e os processos de vendas não são os mesmos para todas as empresas. O sucesso em vendas atualmente encontra-se, porém, fortemente atrelado à experiência de compra oferecida ao consumidor e ao comprometimento do empreendimento com este, visando sempre estabelecer um relacionamento próximo, e atender suas necessidades, oferecendo novidades e soluções inovadoras. Confira algumas dicas para que as vendas do seu negócio sejam cada vez mais bem sucedidas:

1. Estabeleça metas de vendas

O estabelecimento de metas de vendas é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de negócio, e permite ao empreendedor definir uma estratégia e organizar recursos para tal. O sucesso em vendas está intimamente relacionado à definição cuidadosa de metas para estas. Para tal, é essencial analisar e conhecer não somente as características do seu empreendimento, mas também do mercado de atuação, ou seja, do seu público alvo e do mercado de atuação. Metas alcançáveis e bem definidas são uma ótima forma de motivar a equipe de vendas, facilitando a liderança e contribuindo para que sejam atingidos os objetivos desejados para o empreendimento.

2. Conheça seu diferencial competitivo

O diferencial competitivo corresponde ao conjunto de características do seu empreendimento que permitem que este se destaque com relação à concorrência, ou seja, a razão pela qual os clientes escolhem a sua oferta, e não a do concorrente. Conhecer esta razão é essencial para que o empreendedor se aproxime das necessidades e desejos do seu público alvo, direcionando sua abordagem de vendas para as questões que tornam sua empresa, seus serviços e sua equipe inigualáveis, e obtendo maior sucesso nestas.

3. Ofereça um atendimento de excelência

O primeiro contato de um cliente com seu estabelecimento se dá através do atendimento, de forma que realizá-lo com excelência é fator determinante para o sucesso das vendas. É muito importante que a equipe responsável pelo atendimento tenha clareza com relação ao tratamento diferenciado que deve oferecer a cada cliente, atuando com cortesia e simpatia, ou seja, demonstrando receptividade, sorrindo e valorizando esta relação deste o primeiro contato.

4. Ouça o cliente

Uma das principais características de um vendedor de sucesso é a capacidade de ouvir o que seus consumidores tem a dizer, dando a estes tempo para explicar o que deseja e realizando perguntas e comentários em momentos oportunos. O sucesso de vendas é muito associado ao sentimento por parte do cliente de que está sendo compreendido pelo vendedor, e de que estão sendo realizados esforços para entender suas necessidades e desejos.

5. Esteja bem preparado

O bom vendedor deve estar preparado para oferecer ao cliente informações claras e precisas sobre seu produto, demonstrando domínio sobre o assunto e paciência ao passar informações. Uma equipe de vendas preparada para responder às perguntas do consumidor, e oferecer a estes informações novas e orientação com relação à compra é peça chave para o sucesso das vendas em um estabelecimento.

6. Adote um programa de fidelidade

O sucesso das vendas em um empreendimento relaciona-se intimamente com a satisfação e a fidelização de seus clientes. Assim, um programa de fidelização bem estruturado é uma ótima forma para fazer com que seu cliente se sinta especial e incentivado a realizar novas compras, além de contribuir para que este recomende seus serviços e produtos para outros clientes potenciais.

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E você, que medidas adota para atingir o sucesso em suas vendas! Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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