O público alvo de um empreendimento faz parte de uma série de fatores que devem ser levados em consideração para que este atinja o sucesso. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, identificar corretamente o nicho de mercado no qual se pretende atuar contribui para a otimização dos investimentos em comunicação, bem como em outras ações mercadológicas, como o lançamento de novos produtos e promoções. Se a sua empresa não conhece seus clientes, como pretende desenvolver produtos que atendam às suas necessidades ou aperfeiçoar os serviços oferecidos? O público alvo consiste, assim, em uma parcela definida da população a quem seu negócio deseja atingir, e sua definição é essencial para estruturar objetivos comerciais e de marketing. Mas para tal, quais informações são relevantes, e por que são importantes para o sucesso do seu negócio? Confira:
Quanto mais detalhes, melhor
Informações detalhadas sobre seu público alvo são preciosas: é essencial identificar não somente quem são seus clientes, mas quais são seus hábitos de consumo, interesses e opiniões. Dentre os dados importantes para esta definição, é comum que sejam citadas características como sexo, idade, grau de instrução, estado civil, local de residência e situação financeira. Estas informações oferecem um panorama geral do público que frequenta seu estabelecimento, e devem ser associadas aos chamados dados psicológicos. Os dados psicológicos definem informam o empreendedor com relação às atitudes, reações, opiniões e motivações de seus clientes, permitindo entender quais são seus procedimentos usuais e hábitos e de consumo.
Por que estas informações são importantes?
Imagine, por exemplo, um café localizado em um bairro composto principalmente por edifícios comerciais. Ao identificar que seus principais consumidores são os funcionários das empresas locais, e que este consumo se dá principalmente no horário de almoço, o empreendedor pode investir, por exemplo, na oferta de pratos executivos, na possibilidade de realizar o pagamento com cartões de alimentação empresariais, e até mesmo no serviço de delivery para as redondezas. Assim, conhecer o público atingido pelo seu estabelecimento é essencial para que sejam oferecidos produtos e serviços que atendam às suas necessidades, garantindo sua satisfação.
Como obter informações sobre o seu público alvo?
Dada a importância de conhecer seus clientes, alguns meios são ideais para obter as informações necessárias para tal. Dados demográficos sobre a região onde está localizado o estabelecimento podem ser uma boa forma de começar, oferecendo referências sobre a população local. Outra forma comum de se obter este tipo de informação é através de pesquisas de satisfação. Quando bem elaboradas, estas permitem ao empreendedor visualizar melhor quem consome no seu estabelecimento, e suas opiniões sobre este.
Os programas de fidelidade são comumente vistos somente como uma forma de incentivar o retorno dos clientes ao seu estabelecimento. O que muitos empreendedores não sabem, é que, além disso, são um caminho excelente para se aproximar do seu público alvo. Adotados cada vez mais como uma forma de relacionamento com o cliente, os programas de fidelidade permitem ao empreendedor obter e analisar dados importantes de seus clientes: além das informações básicas, permitem mensurar a frequência com que visitam o estabelecimento, os gastos realizados, etc.
O sistema FideliZii oferece uma solução completa para programas de fidelidade. Funciona através de uma ferramenta interativa, simples e divertida, incentivando seu público a participar. Além disso, atua no marketing de relacionamento do seu negócio enviando aos clientes lembretes de resgate de prêmios e prazos para o preenchimento da cartela, e extratos de compras. Para o empreendedor, o FideliZii permite acessar relatórios e dados, garantindo os resultados do seu programa de fidelidade. Conheça mais sobre o sistema FideliZii e entenda as vantagens que pode trazer para o relacionamento do seu empreendimento com seu público alvo!
E você, que estratégias vem adotando para definir e conhecer o público do seu empreendimento? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!