Para vencer o desafio de fazer o cliente voltar após a compra, muitas empresas estão optando por criar um programa de fidelidade, em que o comprador ganha pontos a cada compra e pode trocá-los por prêmios. O sucesso dessa estratégia é tanto que, de acordo com uma pesquisa realizada pela companhia Fung Business Intelligence Centre, 60% da receita de muitas empresas no mundo inteiro está sendo originada pelos programas de fidelidade.
Mas engana-se quem pensa que apenas criar um programa já é suficiente. Também é preciso incentivar a participação dos clientes atuais e futuros por meio de múltiplas estratégias para aumentar a visibilidade do programa e assegurar a sua relevância no longo prazo. Neste post, listamos sete maneiras infalíveis de você promover seu programa de fidelidade e estimular a participação do maior número de clientes possível. Veja quais são elas:
1. Treine seus funcionários para promoverem o programa
Os funcionários do seu estabelecimento que têm uma interação direta com os clientes podem ajudar a divulgar o seu programa. Basta que eles sejam instruídos acerca do seu funcionamento e preparados para atrair a atenção dos clientes e tirar quaisquer dúvidas que venham a surgir. Também é importante convencê-los sobre as vantagens do programa. Caso contrário, eles não se sentirão confiantes para convidarem os clientes a participarem.
2. Busque o apoio de clientes fiéis à sua marca
Os clientes fiéis e mais valiosos do seu estabelecimento são muito mais propensos a participarem e a promoverem o seu novo programa de fidelidade. Daí a importância de você buscar o apoio deles na sua nova empreitada, incentivando-os a fazer parte de um programa exclusivo, antes mesmo dele ser lançado para todos os clientes. Dessa forma, eles se sentirão mais valorizados e passarão a transmitir o seu programa pelo tradicional ‘boca a boca’.
3. Faça os clientes participarem por meio de incentivos
Grande parte dos consumidores adoram participar de algo quando são estimulados com recompensas. Ao incentivar os seus clientes por meio de brindes ou bebidas gratuitas, as chances deles participarem do programa de fidelidade crescem drasticamente. E além deles colocarem seu nome no cadastro de participantes, ainda podem compartilhar a notícia com amigos e familiares e encorajá-los a participar do programa.
4. Crie ‘pistas visuais’ que agucem a curiosidade do público
Além de contar com os funcionários para promoverem o programa, você também deve adicionar pistas visuais próximo ao local de pagamento para que a curiosidade dos clientes seja aguçada. Uma folha de papel informando o funcionamento do programa e das recompensas já é suficiente para atrair a atenção dos clientes na hora de fazer o pagamento e incentivá-los a procurar os funcionários para obterem mais informações.
5. Publique informações no site da empresa
Na página da empresa na internet, aproveite para explicar como funciona o programa de fidelidade em detalhes, informando quais são as regras, os prêmios, os termos e qualquer outro conteúdo que você considere importante para os clientes. Mas lembre-se de que seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis (design responsivo), para que o público não tenha dificuldades na hora de acessar as informações de seu interesse.
6. Use o poder das redes sociais para divulgar o programa
Outra maneira de aumentar a visibilidade do programa de fidelidade é utilizando as redes sociais para divulga-lo, tais como Facebook, Twitter e Instagram. Você pode, por exemplo, oferecer pontos aos clientes que promoverem o seu programa ou incentivá-los a compartilhar a notícia de que aderiram à ele. Esta é, sem dúvida, uma ótima maneira de ‘viralizar’ o seu programa na internet sem que sejam investidos recursos financeiros em publicidade paga.
7. Envie e-mails ou mensagens de texto para seus clientes atuais
Se o endereço de e-mail ou número do telefone do seu cliente atual estiver cadastrado no banco de dados da sua empresa, então aproveite para enviar-lhe uma mensagem rápida alertando-o sobre o programa de fidelidade. Nela, é importante destacar a importância do programa e explicar brevemente o que ele ganha ao se inscrever. Você também pode usar estes canais para informar ao cliente já cadastrado os pontos que ele já obteve.