Blog

Os pontos mais importantes sobre fazer o cliente retornar – Valorize o relacionamento com seu cliente

Os programas de fidelidade vêm crescendo cada vez mais como estratégias de relacionamento com o cliente para os mais diversos ramos e tamanhos e estabelecimentos comerciais. As estratégias de fidelização favorecem melhores resultados nos pequenos negócios com um custo relativamente se comparado aos custos necessários para atrair novos clientes, que costumam envolver gastos elevados com campanhas publicitárias. Incentivar um cliente a voltar ao seu estabelecimento é uma excelente forma de não somente aumentar seus lucros, mas também, melhorar o posicionamento do seu negócio no mercado. Confira alguns pontos importantes sobre a fidelização de clientes:

cliente

1. O programa de fidelização deve ser delineado de forma estratégica

Muitos empreendedores ainda veem os programas de fidelidade como a simples adoção de um cartão de pontos a serem acumulados e trocados por uma recompensa. Estes devem ser entendidos, porém, como parte de uma estratégia de relacionamento do estabelecimento com seu público, e quando bem delineados são uma ótima forma de fazê-lo. Uma estratégia de fidelização inclui, portanto, além de um sistema de pontuação e recompensas, ferramentas de marketing e comunicação, como e-mails e mensagens de texto comunicando promoções e ofertas, e o cadastro e análise de dados sobre os hábitos de compras dos clientes, como a frequência com que visitam o estabelecimento e seu gasto médio. Estes dois elementos quando combinados de forma estratégica permitem ao empreendedor comunicar as ofertas certas às pessoas certas, incentivando seus clientes a retornar à loja e realizar novas compras.

2. O programa de fidelização é uma ótima forma de coletar dados sobre seus clientes

A possibilidade de coletar informações sobre os consumidores é uma das grandes vantagens dos programas de fidelização. Assim, é importante estabelecer métricas para análise dos resultados deste, avaliando características dos hábitos do seu público, como produtos mais consumidos, horários de maior movimento, gasto médio, etc. Estes dados podem ser utilizados a favor do estabelecimento, permitindo ao empreendedor identificar pontos que devem receber mais atenção. Um café, por exemplo, ao identificar que a maioria de suas vendas é realizada pela manhã, e o principal produto consumido é o café, pode investir em promoções que ofereçam este como acompanhamento na compra de outro produto, incentivando o consumidor a visitar mais a loja e a gastar em algo diferente.

3. A recompensa é um ponto essencial do programa de fidelização

Alguns empreendedores ainda enxergam de forma cética e resistente o ato de oferecer prêmios e recompensas a seus clientes. Se está dando algo de graça, como pode estar ganhando dinheiro? É importante ter em mente que oferecer um desconto ou um produto gratuitamente é uma forma de incentivar não somente que seu cliente retorne à loja, mas de induzir a gastos adicionais que não ocorreriam se não houvesse este incentivo. É importante quando da definição do programa de fidelidade que o empreendedor esteja atento à escolha da recompensa, de forma que esta esteja de acordo com a realidade do seu empreendimento e possa ser sustentada ao longo do programa.

4. Por que um programa de fidelidade dá errado

O maior motivo para o fracasso de programas de fidelidade é a ideia de muitos empreendedores de que basta implantá-lo para que este seja bem-sucedido. Pelo contrário, o sucesso de um programa de fidelidade depende de esforços e acompanhamento contínuo. A tecnologia oferece diversas opções de programas e aplicativos que automatizam seu funcionamento, enviando e-mails e mensagens de marketing e oferecendo relatórios para análise de seus resultados. É importante, porém, que o empreendedor esteja atento a estes, procurando inovar em suas campanhas, recompensas e no relacionamento com seus clientes.

O sistema FideliZii é uma solução completa para programas de fidelidade, substituindo os tradicionais cartões de pontos, e garantindo o sucesso da sua estratégia. Através de um tablet instalado no próprio empreendimento, o cliente interage com o programa de fidelidade, pontuando-o de maneira divertida, rápida e prática. Conheça o FideliZii, e não deixe de entrar em contato para uma consultoria personalizada para o seu negócio!

Você já conhecia estes pontos sobre os programas de fidelização? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.