[artigo atualizado 29/09/2017]
Diante do cenário econômico brasileiro e do aumento da concorrência no varejo de moda, calçados e acessórios, é cada vez maior a busca pelo chamado diferencial competitivo: ferramentas que destaquem uma loja da outra, atraindo novos clientes e estimulando seu retorno.

O cenário econômico para o setor têxtil é desafiador para os empresários, mas por outro lado, o cenário econômico para varejo é promissor. As pequenas empresas representam 90% do segmento de vestuário no Brasil. A produção de roupa infantil supera a de roupas masculinas em 3%, de acordo com ABRAVEST (Associação Brasileira do Vestuário).
No Brasil existem 17 milhões de pessoas de 0 a 14 anos – o que equivale a 40,2% da população brasileira. Representando uma alta demanda para o segmento de lojas de roupas infanto-juvenis. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Leio o artigo na íntegra: Alavanque as vendas com um programa de fidelidade para loja infantil!

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Os programas de fidelidade são, para tal, uma excelente solução, contribuindo para a retenção do número de clientes e o aumento da frequência de compras, e provando-se mais vantajoso do ponto de vista econômico do que a realização de campanhas de publicidade.

Vantagens dos programas de fidelização para lojas de roupas, calçados e acessórios

Cadastro dos clientes

Um programa de fidelização garante à loja o registro de dados sobre seus clientes fiéis, permitindo identificar seu padrão de consumo e investir em ações publicitárias como e-mails marketing ou envio de material que atraia o cliente para a loja para conhecer novos produtos e coleções. Conseguir o cadastro dos clientes é uma tarefa dura, mas oferecendo benefícios ao cliente, ele ficará mais propenso a fazê-lo.

Ter o cadastro dos clientes nesse segmento é extremamente importante pois é comum que cerca de 50-60% dos clientes não retornem após a primeira compra. Tendo os contatos dos clientes, você pode entrar em contato para que retornem.

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Fora isso, é comum que seja um segmento no qual uma pequena parcela dos clientes possam responder a maior parte do lucro. Não é incomum que 20% dos melhores clientes possam responder a 80% do faturamento do negócio e ter esses clientes ao alcance é fundamental para o negócio.

Aumento das vendas

Clientes fidelizados retornam com maior frequência ao empreendimento, garantindo o aumento das vendas. Além disso, costumam ser menos sensíveis às variações de preços dos produtos: clientes fiéis estão dispostos a pagar mais por confiar na loja e nos produtos e serviços que oferece.

Por já conhecerem e confiarem na loja, enquanto a chance de vender para um cliente fidelizado é de 60-70%, a chance de vender para um cliente novo é de apenas 5-20%. Fora isso, clientes fidelizados costumam gastar 10x mais ao longo do relacionamento com a loja do que clientes novos.

Segundo Kelisson sócio de uma boutique de moda, localizada em Lagoa da Prata (MG) – Exbou Exclusiva Boutique – e cliente FideliZi, os resultados de um programa de fidelidade para o ramo de moda são visíveis. Além de o programa de fidelidade ter auxiliado no aumento do ticket médio através das estratégias adotadas, Kelisson relata que com o programa, chegou a ter clientes que passaram a gastar até 10x mais em um mesmo período de tempo após a implementação do programa.

“Às vezes ficamos achando que um cliente sumiu por conta da crise ou de algum outro motivo qualquer, mas a verdade é que muitas vezes este cliente está gastando o dinheiro em outro lugar (com outras coisas), mas quando o cliente percebe que terá vantagens, ele muda o comportamento de compra e até passa a nos indicar mais. Dessa forma, todos ficam satisfeitos”, relata Kelisson.

Veja o programa de sucesso da Exbou Exclusiva Boutique: Acesse Aqui!

Ações promocionais

É comum que lojas de roupas e acessórios invistam em ações promocionais para clientes fiéis como forma de descongestionar o estoque, já que permitem oferecer como recompensa produtos da coleção que não venderam como previsto.

Oferecer esse benefício em primeira mão para clientes fiéis vai fazer com que fiquem extremamente contentes e você resolve um problema de forma estratégica, deixando seus clientes mais rentáveis felizes, ao invés de abrir a queima de estoque para os todos clientes em uma oferta genérica.

Leia mais: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

Feedback

A adoção de ferramentas de gerenciamento para o seu programa de fidelidade permite a realização de feedbacks constantes sobre os produtos e serviços oferecidos pela loja, garantindo a satisfação do cliente e possibilitando que o empreendedor invista em melhorias.

Uma cortesia em uma próxima visita, ou mesmo um pequeno brinde, podem assegurar a participação espontânea e sincera dos clientes.

É interessante mesclar esse tipo de incentivo a programas de fidelização do cliente, assegurando assim um nível de relacionamento ainda mais próximo. Por exemplo, o incentivo pode se dar no endereço de e-mail do cliente que esteja cadastrado no programa de fidelidade, com envio de um cupom ou voucher ao final de sua participação no processo.

Como fidelizar clientes em lojas de roupas e acessórios?

Defina o prêmio e a pontuação necessária para atingí-lo

Um programa de fidelidade deve ser ao mesmo tempo atrativo para o cliente e viável para o empreendimento. De forma geral, o varejo de moda e acessórios costuma oferecer descontos a partir de determinados valores gastos em compras ou produtos de uma seção específica da própria loja como recompensa. Seja qual for a forma de recompensa definida, é essencial que esta seja sustentável para a loja, e não acabe por inviabilizar o programa de fidelidade.

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Defina prazos para se alcançar o prêmio

Um prazo para o cliente alcançar o prêmio é essencial para um programa de fidelidade. Um prazo apertado pode gerar frustração no cliente, caso, mesmo com uma pontuação elevada, não consiga atingir a recompensa. Para lojas de roupas e acessórios, é interessante que os prazos estejam de acordo com as coleções, e que levem em consideração que um cliente fiel pode visitar a loja uma vez por mês, por exemplo.

A definição dos prazos para a recuperação de recompensas em um programa de fidelidade depende muito do tipo de negócio e do ciclo de compra do seu cliente. Os prazos devem, assim, estar de acordo com os gastos realizados pelos clientes e com a frequência com que visitam o estabelecimento. Saiba mais sobre definição de programa de fidelidade, clique aqui!

Defina uma forma de gerir o programa de fidelidade

A escolha da ferramenta para o gerenciamento de um programa de fidelidade é essencial para o seu funcionamento. Podem ser utilizados desde os tradicionais cartões fidelidade até softwares fidelização e aplicativos mobile. De forma geral, pequenas empresas costumam investir primeiramente no cartão de papel, por sua simplicidade.

Seja qual for a opção adotada, é essencial que seja atrativa e prática para o cliente, garantindo seu engajamento. As soluções eletrônicas costumam ser mais eficientes no controle dos resultados do programa, oferecendo ao empreendedor ferramentas para analisar seu sucesso, e permitindo que sejam detectadas falhas e propostas melhorias.

FideliZi é um sistema de fidelização de clientes que oferece uma solução completa para programas de fidelidade em lojas de roupas e acessórios. Através de uma interface gamificada, prática e divertida, o sistema garante o engajamento dos seus clientes no acúmulo de pontos, além de oferecer soluções de marketing de relacionamento, lembrando seus clientes sobre o resgate dos prêmios e prazos para o preenchimento da cartela.

Conheça mais sobre o FideliZi e entre em contato conosco para a melhor solução em programas de fidelidade para sua loja! 

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