Um bom cadastro de clientes é serviço essencial para a empresa. Até mesmo para as varejistas, em que parece improvável que uma listagem de clientes segmentados possa ter alguma importância para as vendas.

O cadastro de clientes, bem como a sua segmentação, irá permitir às empresas que elas possam realizar ações para conquistar novas vendas e trazer estes de volta para as suas lojas. Na realidade, são muitos os benefícios de se ter um CRM. Se você ainda não sabe o que é CRM, confira este post especial que fizemos para lhe explicar.

Resumidamente, trata-se de uma estratégia de negócios focada em clientes, englobando diversas áreas com marketing, vendas e atendimento. Agora confira mais umas dicas preciosas para realizar um bom cadastro.

Untitled design (86)

Quais os dados são mais importantes?

Isso vai depender muito da área de negócio da empresa. No entanto, há alguns dados que são fundamentais para qualquer empresa. Todo cadastro de clientes deve ter, pelo menos, Nome completo, telefone e e-mail.

Quanto mais informações, melhor, pois assim é possível gerar ações ainda mais direcionadas para os clientes certos. Também é importante registrar todo o relacionamento que a empresa tem com o cliente. Esse histórico será precioso para as futuras ações de venda.

Cadastrando por e-mail

Muitas empresas usam o recurso de e-mail para cadastrar seus novos clientes. É muito simples, elas enviam o e-mail com um formulário, o cliente preenche e retorna. Essa maneira de cadastrar tem como vantagem repassar o esforço do cadastro para o cliente.

Porém, ela tem como desvantagem a dificuldade em organizar os clientes, e também pode-se perder aqueles que não queiram realizar este cadastro sozinhos.

Cadastrando por Landing Page

Muitas empresas criam uma página contendo um formulário de cadastro. Assim, o cliente acessa essa Landing Page e registra seus dados. Essas LPs podem inclusive estarem integradas a softwares CRM, plataformas de marketing digital, etc.

Trata-se de uma forma de cadastro de clientes muito vantajosa, se bem utilizada. Porém, não deve ser a única. Lembre-se que há muitas pessoas que não estão familiarizadas com a internet.

Cadastrando no CRM

Essa é a melhor maneira de cadastrar e gerir seus clientes. Você pode optar por um software CRM e, além de realizar este cadastro, você consegue ainda otimizar seu tempo gerindo toda a sua lista de clientes.

Há muitos bons softwares de CRM no mercado, de diversos valores e que atendem a várias necessidades. Se a sua empresa ainda não possui, comece a pensar na aquisição de um CRM para aumentar suas vendas.

Cadastrando por planilhas

Muitas empresas optam por criar planilhas com cadastros dos clientes. O Microsoft Excel oferece muitos recursos bacanas para cadastrar e organizar a planilha de clientes. Se você não for ninja no Excel, não tem problema. Há muitos modelos prontos e gratuitos, disponíveis para download, que você baixar. Há inclusive empresas especializadas em criar planilhas para empresas, em que você pode comprar um pacote pronto ou solicitar a criação de planilhas específicas para o seu negócio.

Seja como for a maneira que você escolha para realizar o seu cadastro, é importante ter em mente que não adianta usar uma ferramenta ultra moderna se você não tem um bom relacionamento com seus clientes.

A sua lista de clientes não pode ficar parada. Ela precisa ser segmentada e precisar ser usada para gerar bom relacionamento e conquistar novas vendas!

Gostou do artigo? Então assine a nossa NewsLetter e receba mais dicas como esta em seu e-mail!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários