Os programas de fidelidade são cada vez mais importantes para os estabelecimentos que desejam se manter competitivos no mercado em que se inserem, contribuindo não somente para atrair novos clientes, mas também para garantir que retornem e realizem novas compras. As vantagens da implementação de um programa de fidelidade são muitas: aumento das vendas, redução dos custos com campanhas de divulgação, motivação e engajamento do cliente e melhoria do seu relacionamento com a marca.

Um programa de fidelização bem estruturado depende, porém, de diversos fatores, sendo alguns deles indispensáveis para que se obtenha sucesso com esta estratégia. Você conhece estes fatores? Confira 4 fatores que não podem faltar para que seu programa de fidelidade traga excelentes resultados:

1. Regulamento claro

O regulamento é um dos aspectos mais importantes de um programa de fidelização de clientes e deve, portanto, ser planejado e estruturado com cautela de forma a garantir seu perfeito entendimento pelo cliente. Falhas no regulamento do programa podem fazer com que o cliente não entenda ou entenda de forma errada seu funcionamento.

O não atendimento às expectativas do cliente com relação ao programa prejudica a imagem da marca e pode ser frustrante e desmotivador. É, assim, essencial garantir que o regulamento do seu programa de fidelização seja claro e divulgado de forma que os participantes entendam seu funcionamento. Para tal, é importante também que a equipe de vendas esteja preparada para sanar dúvidas e explicar aos clientes com exatidão suas etapas e premiações.

2. Benefícios atrativos

Os prêmios e recompensas são o principal incentivo para que seu cliente participe do programa de fidelidade. É importante, assim, que sejam definidos de acordo com o público alvo do estabelecimento, a partir da análise de seus desejos e necessidades. O que seu cliente deseja receber como benefício pelo relacionamento com o seu negócio? De forma geral, os clientes esperam receber um prêmio cujo valor atinja cerca de 10% do que gastou no estabelecimento.

Neste sentido, é comum no setor de alimentação, adotar-se um sistema de a cada dez refeições realizadas, sendo uma gratuita. Nada impede também que o prêmio seja um produto do próprio estabelecimento ou a oferta de descontos. O importante aqui é conhecer seu cliente, entender o que ele deseja e investir em benefícios criativos e atrativos para o programa.

3. Divulgação constante na loja

A divulgação é elemento essencial de um programa de fidelidade. Afinal, como seu cliente pode se sentir motivado a participar deste se não sabe de sua existência ou tem dúvidas quanto ao seu funcionamento. Invista, portanto, em diferentes formas de divulga-lo, utilizando-se das redes sociais, do site do seu negócio e da atuação da equipe de vendas. O treinamento da equipe para a divulgação do programa é fundamental para o seu sucesso. Isso quer dizer que todos os seus membros devem estar cientes que oferecer a participação neste é um dos procedimentos do atendimento e deve ser realizado a cada novo cliente que realiza compras no estabelecimento.

4. Inovação

Um programa de fidelidade não é uma estratégia imutável, ou seja, deve ser constantemente avaliada com base em indicadores e na satisfação do cliente. A análise dos resultados do programa contribui para que o empreendedor identifique seus pontos fortes e fracos e proponha melhorias. Neste sentido, se diferenciar da concorrência exige inovação: que outras recompensas poderiam ser oferecidas aos clientes? De que outras formas este poderia ser divulgado? É importante que o empreendedor se dedique a estas questões, oferecendo novidades aos seus clientes e incentivando cada vez seu engajamento. 

Você já conhecia estes fatores essenciais a um programa de fidelidade? Como vêm aplicando eles no seu estabelecimento? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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