Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios para qualquer tipo de negócio. Reconquistar clientes perdidos e mantê-los fidelizados pode, porém, ser ainda mais desafiador, principalmente diante dos efeitos da crise econômica brasileira, que vem tornando o cenário cada vez mais competitivo e fazendo com que diversas empresas vejam seu número de clientes enxugar muito e muito rápido.

O sumiço do cliente pode estar relacionado aos mais diversos fatores: preço, qualidade do produto, qualidade do atendimento, falta de atenção aos detalhes, ofertas melhores da concorrência, etc., e é comum que as empresas, preocupadas em conquistar novos clientes, deixem os atuais de lado e não deem a devida atenção para suas reclamações e sugestões.

Mas uma vez que o cliente sumiu, o que fazer para recuperá-lo? Confira algumas dicas para colocar a mão na massa e fazer seus clientes voltarem:

Como fazer os clientes voltarem em 5 passos?

1. Conheça o cliente

Conhecer o cliente é um dos fatores fundamentais para trazê-lo de volta para o seu negócio. Isso por que, antes de investir em ações para reconquistá-lo, é importante que o empreendedor analise sua rentabilidade, ou seja, o quanto vale a pena recuperá-los.

De que adianta direcionar esforços para trazer clientes de volta para o seu negócio, se estes não contribuem de forma efetiva para sua rentabilidade? Assim, é importante que o empreendedor tenha dados e informações que permitam entender quem são os clientes e seu comportamento de compra.

2. Entenda os motivos

Todo tipo de negócio tem aquele cliente que sumiu sem realizar reclamações: simplesmente não realizou mais compras ou fez pedidos. Entender os motivos por trás deste desaparecimento é essencial para que o empreendedor seja capaz de solucionar os problemas do seu negócio e investir em ações assertivas para recuperar clientes rentáveis. É preciso, portanto, saber o que seu cliente está pensando e entender as razões de sua desistência.

Para tal, podem ser realizadas pesquisas de satisfação, bem como uma análise das reclamações e sugestões no SAC da empresa e nas redes sociais. É fundamental, assim, ter um canal de comunicação aberto com seu público consumidor, permitindo ao empreendedor analisar suas reclamações e sugestões e investir em melhorias para o seu negócio.

3. Planeje suas ações

Entender quais foram os problemas que levaram seu cliente a sumir permite que sejam promovidas ações para reverter esta situação. Para isso, não existe um passo a passo: determinados problemas podem ser facilmente resolvidos, enquanto outros exigem do empreendedor reavaliar os processos e a estrutura do seu negócio. Seja como for, é importante que estas ações sejam planejadas de forma estratégica, adotando uma postura diferenciada com cada cliente, visando recuperar sua preferência e confiança. Ao resolver os problemas que levaram ao sumiço do cliente, é importante informa-lo sobre os ajustes realizados e convidá-lo a uma nova experiência de compra.

4. Mantenha contato com seu cliente

O relacionamento com o cliente é parte fundamental da fidelização e contribui para evitar seu desaparecimento. Assim, mesmo que o cliente esteja sumido, continue enviando informativos de ofertas e promoções, bem como mensagens em aniversários e outras datas importantes. Este tipo de atitude contribui para que o cliente não se esqueça da loja e se mantenha atualizado sobre novos produtos e ações promocionais realizados por esta.

5. Tenha controle sobre seus clientes

Este é um dos principais fatores para recuperar um cliente perdido. Afinal, como você vai saber que um cliente sumiu se não mantem suas compras e pedidos sob controle? Um banco de dados dos clientes fiéis ao negócio permite ao empreendedor não somente controlar suas perdas, mas também avaliar o comportamento de compra e a satisfação destes.

Para tal, um programa de fidelidade bem estruturado é uma excelente estratégia. O FideliZi é um sistema que oferece aos mais diversos tipos de negócios uma solução completa para, prática, rápida e divertida para a fidelização de clientes.

Através do FideliZi é possível controlar o comportamento de seus clientes e realizar pesquisas de satisfação, permitindo ao empreendedor avaliar reclamações e sugestões, identificar seus principais clientes e investir em estratégias eficientes para recuperá-los. Conheça mais sobre o FideliZi e entenda os benefícios que este sistema pode trazer para o seu negócio!

E você, que estratégias vem adotando para a recuperação de clientes perdidos? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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