Não se gerencia o que não se mede. Contar com indicadores de desempenho é fundamental para a gestão de qualquer negócio, grande ou pequeno. A partir das métricas, é possível repetir sucessos, evitar fracassos e aprimorar constantemente sua estratégia empresarial.
Definir indicadores de desempenho nada mais é do que tornar objetivos os resultados obtidos pela empresa. Sem essa prática, é quase impossível tomar decisões corretas, em todos os níveis de gestão. A empresa fica à deriva, sem referência para se guiar rumo a seus objetivos.
Para saber como medir resultados do seu negócio, é essencial que você compreenda o conceito de KPIs (Key Performance Indicators, em inglês), ou seja, Indicadores-Chave de Performance. São eles que fornecerão uma base sólida sobre a qual seu negócio poderá se desenvolver.
Como os KPIs ajudam a medir resultados?
Pare um instante para avaliar todos os elementos que se relacionam com a gestão da sua empresa. Desde o contato com os fornecedores, passando pelas políticas de marketing e vendas até o relacionamento com os clientes, inúmeros fatores podem ser observados. Sendo assim, que métricas utilizar?
É aí que entram os KPIs, que nada mais são do que os parâmetros mais importantes para avaliar a performance das diferentes atividades da sua empresa. Olhados em conjunto, esses indicadores fornecem uma imagem global da saúde do seu negócio.
Ao definir os indicadores-chave, você será capaz de acompanhar, periodicamente, a evolução da empresa como um todo. Com as métricas corretas em mãos, é possível tomar decisões rápidas e certeiras, além de traçar metas realistas para objetivos específicos e gerais.
Os KPIs também facilitam muito a comunicação dos objetivos aos colaboradores da empresa. Isso ocorre porque o gestor passa a ter como indicar objetivamente a cada setor o que precisa ser trabalhado. Com esses dados, também é possível melhorar a motivação no ambiente de trabalho, pois fica mais fácil criar premiações por cumprimento de metas.
Como definir KPIs para meu negócio?
A definição dos KPIs depende das características de cada empresa, tanto em termos de tamanho quanto em relação ao seu mercado e ao momento vivido pelo negócio. De maneira geral, no entanto, todo indicador-chave de desempenho deve ter algumas características básicas.
Um bom KPI é relevante em todos os níveis do negócio. Dessa forma, ele reflete bem os resultados alcançados por todos os setores. Nesse caso, os colaboradores de todas as áreas têm a chance de perseguir as mais diversas metas estabelecidas.
Na mesma linha, é essencial que todos os KPIs sejam de fácil entendimento. Isso torna a comunicação fluida e permite que os profissionais responsáveis pelas atividades da empresa trabalhem em sintonia.
Outra qualidade que todo KPI precisa ter é a confiabilidade. Os números apresentados precisam ser exatos e sempre atualizados. Do contrário, suas estratégias ficarão prejudicadas; além disso, a equipe rapidamente deixará de se importar com as metas.
Quais são os KPIs mais utilizados?
Alguns KPIs são amplamente usados no mercado. Um dos mais comuns é o Custo de Aquisição por Cliente (CAC). Esse indicador mostra o quanto sua empresa gastou em determinado período para atrair novos consumidores. O cálculo leva em conta todas as despesas com divulgação e o número de fregueses conquistados por essas ações. A análise dessa métrica ajuda a orientar decisões relacionadas ao marketing do negócio.
Um KPI de abrangência mais geral é o Fluxo de Caixa, ou seja, a visão de toda a movimentação financeira da empresa. A partir dele, é possível verificar a saúde do negócio e planejar ações mais abrangentes.
A pesquisa de satisfação é um KPI cada vez mais utilizado por pequenas empresas. Com ela, fica fácil avaliar a qualidade e o grau de padronização do atendimento, além da percepção dos clientes sobre seus produtos e serviços.
O sistema FideliZii oferece uma solução completa para a fidelização de clientes, incluindo pesquisas de satisfação e diversos outros indicadores para você tomar decisões embasadas e fazer seu negócio crescer.
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