O sonho de ter um negócio próprio pode se transformar em pesadelo quando erros de gestão são cometidos. Negligenciar um ou mais aspectos da administração da empresa é a receita certa para muita dor de cabeça. Por isso, fique atento às dicas que preparamos e conheça alguns dos principais equívocos que você precisa deixar de cometer.
Não fazer planejamento
Decisões que geram impacto para o futuro da empresa precisam ser tomadas a todo instante. Nem sempre há tempo para pensar, e uma escolha inadequada pode gerar consequências muito negativas. Sem planejamento, é muito provável que, nesses momentos, você cometa erros estratégicos. Por isso, vale a pena dedicar todo o esforço e tempo necessários para estudar os principais fatores que afetam seu negócio e, a partir disso, criar diretrizes para orientar suas ações.
Não se diferenciar da concorrência
O que torna sua marca única? Hoje em dia, para crescer no mercado, não basta ser bom, é preciso ter diferenciais. Não buscar se distinguir da concorrência é um dos erros de gestão mais comuns e condena o negócio a um desempenho medíocre. Afinal, por que o cliente de outra empresa viria para a sua, se as duas entregam valores similares? É fundamental ficar sempre atento ao seu público-alvo e aos concorrentes, para ser capaz de oferecer algo a mais e, dessa forma, se destacar.
Não investir em marketing digital
Deixar de trabalhar o marketing digital é um erro de gestão que torna a aquisição de clientes muito mais difícil. Isso ocorre porque sua empresa fica invisível para a maioria das pessoas. Com cada vez mais consumidores fazendo buscas on-line antes de comprar, ter voz ativa na internet é indispensável. Além disso, com as tecnologias disponíveis atualmente, é possível otimizar os custos de divulgação, direcionando o seu conteúdo apenas para o público certo e atraindo o máximo de consumidores.
Não criar métricas para avaliar o desempenho da empresa
Você conhece a medida do seu sucesso? As métricas servem para que o empreendedor tenha uma noção clara do que foi alcançado. Sem elas, fica difícil avaliar os resultados do planejamento e fazer eventuais correções de rota. Além disso, você fica impossibilitado de acompanhar a evolução dos diversos aspectos do seu negócio ao longo do tempo. Ao mensurar o desempenho da sua empresa, é possível saber exatamente o que está dando certo e o que precisa ser revisto.
Não trabalhar a fidelização de clientes
Você sabia que manter um cliente custa muito menos do que conseguir um novo? Deixar de trabalhar a fidelização é um dos erros de gestão mais graves. Além de gerar mais despesas do que o necessário com divulgação, esse equívoco torna muito difícil a ampliação da base de clientes da empresa.
Clientes fidelizados tendem a se tornar promotores da sua marca. Ou seja, ao conversarem com amigos e colegas, essas pessoas podem, espontaneamente, recomendar seus produtos e serviços. A chance de alguém se interessar pelo que você vende sobe muito ao receber a indicação de um conhecido.
Conheça mais sobre os benefícios da fidelização de clientes e como a FideliZii pode otimizar esse aspecto do seu negócio.
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