O planejamento estratégico é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de um negócio. É comum, porém, que os empreendedores não deem a este fator a devida importância, principalmente no contexto das pequenas empresas brasileiras, que costumam negligenciar a definição de objetivos como parte fundamental do andamento de suas atividades.
Seja qual for sua área de atuação, o empreendedor não deve subestimar a importância de determinar metas para o seu negócio. Além de direcionar as ações empresariais e estabelecer um foco para o desenvolvimento do trabalho, a definição de metas contribui como parâmetro comparativo para a avaliação do progresso da empresa, oferecendo indicadores para que o empreendedor acompanhe o seu sucesso. Entenda melhor a importância de se determinar objetivos e metas para um negócio e confira algumas dicas para realizar seu planejamento estratégico:
Por que definir objetivos para a sua empresa?
Ao realizar o planejamento estratégico de seu negócio, é importante lembrar que a experiência de compra de um cliente está relacionada não somente ao produto ou serviço oferecido por uma empresa, mas aos valores transmitidos por ela e como contribui para solucionar seus problemas. Com estas questões em mente, definir objetivos de uma empresa é uma forma de estruturar a empresa com relação a questões fundamentais para sua atuação, como o público que deseja atingir, onde a empresa deseja chegar, qual imagem deseja transmitir no mercado, etc.
Além de direcionar as atividades de um negócio e evitar que o empreendedor e sua equipe de colaboradores percam o foco, metas e objetivos funcionam como indicadores para medir o sucesso da empresa e de suas ações. Assim, é importante que sejam definidas de forma mensurável, garantindo à empresa uma referência comparativa de seu progresso.
Tenha objetivos definidos para o seu negócio
Muitos empreendedores não formalizam as metas estabelecidas para o negócio com medo de assumirem um compromisso e não serem capazes de cumpri-lo. Neste ponto, se enganam aqueles que entendem as metas estabelecidas para uma empresa como compromissos imutáveis: definir objetivos é justamente uma tarefa que deve ser realizada de forma flexível, realizando alterações sempre que considerar necessário.
É claro que estimular as metas do negócio não é uma tarefa fácil, demanda muita pesquisa, muito tempo e conhecimento de onde quer chegar, mas no final elas vão te dar o direcionamento ideal para o seu projeto. Com elas você vai ser capaz de avaliar se o que está fazendo está correto e conseguir analisar o progresso do seu negócio. Pense nas metas como pequenos pontos até o seu objetivo, antes de vender 10 produtos, você precisa vender o primeiro. E assim por diante.
E para te ajudar a definir as melhores metas para o seu negócio, nós elaboramos algumas dicas:
1. Estabeleça metas mensuráveis
Vamos tomar como exemplo um empreendedor cujo objetivo seja promover um aumento nas vendas do seu negócio. Ao definir como meta simplesmente “aumentar as vendas”, o empreendedor compromete a clareza da mesma, não oferecendo indicadores que permitam acompanhar seu desenvolvimento.
É importante, assim, responder a perguntas como: em quanto deseja aumentar as vendas? Qual o prazo para atingir este objetivo? A criação de metas claras, que possam ser acompanhadas numericamente, contribui não somente para o acompanhamento do progresso da empresa, mas também para que se verifique a necessidade de novas ações estratégicas e investimentos.
2. Determine objetivos realistas
De nada adianta definir para a sua empresa objetivos que simplesmente não podem ser alcançados dentro de sua realidade. Ao definir metas é importante que o empreendedor tenha em mente quem são seus clientes e qual o público que deseja atingir, bem como sua situação junto à concorrência, avaliando se as metas que deseja estabelecer podem realmente ser atingidas.
A definição de metas inalcançáveis, além de não contribuir para o desenvolvimento da empresa, pode ser fator de frustração e falta de motivação para seus colaboradores.
3. Revise suas metas com frequência
As metas determinadas devem ser acessadas e avaliadas com frequência pelo empreendedor, oferecendo parâmetros para identificar se a empresa está no caminho certo. É possível também que algumas delas tenham deixado de fazer sentido no contexto atual ou tenham de ser redefinidas porque deixaram de ser alcançáveis.
Acompanhar o desenvolvimento de um negócio com relação ao alcance de suas metas oferece ferramentas e indicadores para uma melhor tomada de decisões e para a definição de ações estratégicas. Procure revisar suas metas de curto prazo, e também os mensais e anuais com certa frequência, verificando se estas vêm sendo cumpridas e se o foco do negócio deve continuar sendo o mesmo no futuro.
Com uma solução inovadora para a fidelização de clientes, o FideliZi permite ao empreendedor obter dados e informações relevantes sobre seus clientes e a forma como vêm consumindo no estabelecimento. Estas informações são de grande importância para a definição de metas, além de possibilitarem ao empreendedor acompanhar de perto os resultados do seu programa de fidelização e do próprio negócio. Com o FideliZi é possível obter relatórios de acompanhamento de dados como o número de clientes cadastrados, o ticket médio destes, quantas vezes compareceu ao estabelecimento, etc.
Mas lembre-se, as suas metas não são definitivas, sempre as revise nos prazos estipulados e avalie, se foi atingida o porquê de isso acontecer e também se não foi atingida o que causou esse problema.
No início é bem comum as metas ficarem fora dos padrões, você vai errar muito para cima ou para baixo, é normal, e você vai aprender com o tempo em como criar essas metas de forma mais precisa. Por isso é muito importante medir os resultados só eles podem te ajudar a encontrar o caminho certo.