Criar um programa de fidelidade para uma sorveteria é uma excelente maneira de manter seus clientes satisfeitos e fazer com que eles retornem para negócios futuros. Um programa de fidelidade é um trunfo para qualquer sorveteria, mas como aproveitá-lo ao máximo?
É preciso determinar como o programa melhor beneficiará o cliente e a sua empresa, enquanto explora quais tipos de recompensas os clientes estão procurando. Continue a leitura para saber como fazer um cartão fidelidade para a sua sorveteria.
Ganhe a lealdade dos seus clientes
Os clientes que visitam a sua sorveteria regularmente são os clientes mais propensos a aderir aos seus programas de fidelidade. Mas como você aumenta a frequência com que um cliente vai à sua gelateria?
Seus clientes lembrarão das pequenas coisas durante um atendimento. Não negligencie a importância de aprender os nomes dos clientes frequentes, perguntando-lhes sobre a sua semana ou se desejam pedir “o de sempre”. Os clientes que regressam a esse tipo de estabelecimento, seja ele uma sorveteria artesanal ou tradicional, ganham apreço pelos garçons que reconhecem o seu rosto, lembram do seu nome ou do seu sabor favorito de sorvete.
Como garantir programa de fidelidade bem-sucedidos
- Mantenha-o simples: pense sobre como você pode simplificar o programa de fidelidade da sua sorvet. Considere fazer perguntas simples ao seu cliente sobre a qualidade do seu sorvete e sua experiência geral, dando opções de resposta como “excelente, muito bom, bom, médio e ruim.”
- Ofereça um incentivo: Dê aos clientes um incentivo para preencher a pesquisa. Experimente oferecer uma chance de ganhar uma casquinha grátis ou uma sobremesa especial. Os clientes estarão mais dispostos a oferecer um feedback se houver um incentivo envolvido.
- O feedback do cliente importa: Não subestime a importância do feedback dos clientes, pode ser ótimo para melhorar o seu negócio! Se você aprender do que eles gostam e não gostam, será capaz de integrar as suas preferências no ambiente da sua sorveteria, aumentando a probabilidade de que eles retornem.
Qual sistema devo adotar?
A tendência atual é que os clientes prefiram usar aplicativos a qualquer outra coisa em um programa de recompensas. Certifique-se de que a obtenção de recompensas seja acessível, seja por um aplicativo ou por um site fácil de usar e de navegar. Quando os clientes se inscreverem em seu programa, obtenha seus endereços de e-mail e envie mensagens oferecendo novas oportunidades de recompensa ou promoções especiais. Os clientes gostam de monitorar os seus pontos.
Existem várias maneiras para os clientes acumularem pontos. Uma das maneiras mais conhecidas é o cartão fidelidade, mas é possível adotar sistemas aperfeiçoados, que lançam mão da tecnologia. Por exemplo, o programa da Fidelizii é inteiramente eletrônico e depende apenas de um tablet em seu estabelecimento para ser administrado. É um formato mais conveniente para o cliente, pois não há o risco dele perder ou esquecer o tradicional cartão de papel; e também uma ferramenta valiosa para o seu negócio, pois cria um banco de dados da sua clientela, permitindo que você conheça melhor o seu público. Através dos dados você também pode acompanhar seus resultados e traçar estratégias cada vez mais eficientes.
E além do Fidelizi, existe a opção do Você Volta, que substitui o cartão fidelidade de papel por um digital. Uma opção mais fácil, sem deixar de ser poderosa, para fidelizar os clientes da sua sorveteria.
Como devo oferecer recompensas?
Há algumas coisas para lembrar quando a sua sorveteria começar a reunir novas ideias para o seu programa de fidelidade:
- Seus clientes querem que a recompensa seja alcançável. Por exemplo, os clientes com filhos podem se sentir motivados a ganhar um gelato em dobro após a décima compra
- Criar recompensas específicas combinadas com o conceito da sua sorveteria vai ajudar a aumentar a eficácia do programa. Você pode até considerar oferecer t-shirts, bonés, chaveiros ou outros itens com a identidade visual do seu negócio como uma recompensa do cliente. Dessa forma, você pode combinar uma recompensa ao cliente com marketing e publicidade em um programa de sucesso
- Se você perceber que a sua sorveteria fica mais vazia em um determinado dia, ou hora do dia, ofereça pontos duplos se um cliente fizer uma compra nesse dia
- Os clientes que frequentemente pedem picolé podem ser recompensados com um picolé extra após a décima compra
- Você pode fazer com que os clientes experimentem coisas novas na sua sorveteria. Por exemplo, quando eles comprarem dez casquinhas podem ganhar uma sobremesa gratuita
É importante lembrar que o objetivo final de qualquer programa de fidelidade é aumentar a quantidade de clientes fiéis que frequentam o seu negócio. Se seus clientes estão felizes e sentem que podem se beneficiar quando tomam o seu sorvete, então a sua sorveteria irá se beneficiar também!
Quer mais razões para implantar um programa de fidelização no seu negócio? Então entnda porque um programa de fidelidade é um ótimo investimento para o segmento de alimentação.
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