Você, dona ou dono de salão de beleza que presta serviços de manicure e pedicure já se perguntou o que faz seu estabelecimento perder tantos clientes, mesmo oferecendo serviços de excelente qualidade? Esse problema é muito comum e uma das principais causas é a grande concorrência no setor. Uma das soluções mais eficazes para contornar essa situação é ter um programa de fidelidade para manicure.
O cartão fidelidade dá vantagens para seus clientes e faz com que sempre voltem ao seu estabelecimento, criando uma relação próxima, que vai muito além de descontos. Além disso, aumenta a rentabilidade do seu negócio. Saiba, neste post, como fazer um cartão fidelidade para manicure e pedicure e ter um diferencial competitivo.
Por que investir em um programa de fidelidade?
O setor de beleza é um dos mais concorridos do mercado. Cada vez mais empreendedores que perderam o emprego ou querem aumentar a renda se aventuram a abrir negócios no ramo. Serviços de nail art e os chamados nail bar, que unem manicure e pedicure aliados a uma cafeteria ou bar, são os negócios da moda, por exemplo. Mesmo negócios mais estruturados, como uma clínica de podologia, têm muita concorrência.
Além do aumento da competitividade, podemos listar as seguintes vantagens de um programa de fidelidade:
1 – Não depender de promoções: uma das principais vantagens de manter um programa de fidelidade é reduzir a perda de clientela sem precisar depender de promoções agressivas que acabam corroendo o lucro.
2 – Reduzir perda de clientes com saída de funcionário: é muito comum que um profissional que trabalha em seu estabelecimento leve boa parte da carteira de clientes em caso de saída. Com o cliente fidelizado, isso não acontece, pois ninguém quer perder as vantagens que o seu salão oferece.
3 – Consumo de novos serviços: com o programa de fidelidade, há estímulo de consumo a novos serviços. Em vez de a cliente fazer apenas as mãos ou os pés, ela pode cortar o cabelo e fazer depilação, para aproveitar as vantagens do programa.
4 – Redução do custo de aquisição de clientes: o custo com marketing e propaganda para adquirir um cliente é maior do que o custo para manter um cliente habitual. Por isso, o programa de fidelização é uma ótima opção para chamar a atenção do consumidor, já que o boca a boca gerado pelas vantagens que seu salão oferece pode ganhar grandes proporções.
5 – Clientes não procuram concorrentes quando há prêmios a resgatar: ao obter pontos em cada compra, o cliente não procura a concorrência para poder resgatar o prêmio que sua empresa oferece.
Como fazer um cartão fidelidade para manicure e pedicure
O cartão fidelidade pode assumir um formato mais moderno, eletrônico (saiba mais no fim do texto), mas os cartões impressos ainda são muito utilizados. Mas qual é o modelo de programa de fidelidade ideal para serviços de manicure e pedicure? Vamos lá:
Pontuações
Quando o cliente juntar pontos, poderá trocá-los por descontos, produtos e outros serviços.
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Dê pontos para clientes que trazem novos clientes;
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Dê pontos para clientes que optam por pagar em dinheiro (para economizar taxas de cartão);
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Dê pontos para clientes que compartilham e interagem com as postagens das redes sociais.
Não demore para dar recompensas
Não adianta oferecer um programa de fidelidade em que o cliente sinta que nunca vai usar a recompensa por causa da quantidade de tempo necessária para juntar os pontos necessários. Se ele ganhar algo logo no início, vai se sentir estimulado a consumir mais para ganhar outros prêmios e ser um cliente fiel do salão.
Crie serviços exclusivos para quem aderir ao cartão fidelidade
Para se destacar da concorrência, que tal criar serviços exclusivos para quem aderir ao programa de fidelidade do seu negócio de manicure? Pode ser um serviço de maquiagem, cursos ou produtos exclusivos para levar pra casa. Afinal, descontos todo mundo dá, mas serviços exclusivos só você vai oferecer e fazer seus clientes se sentirem VIPs.
Programa de fidelidade eletrônico
Os programas de fidelidade são promissores e vão fazer seu negócio de manicure não sentir os efeitos da crise. Implementar um sistema eletrônico para gerenciar o modelo é o que de mais eficiente e moderno se faz atualmente.
Uma solução como o FideliZii oferece um programa completo de fidelização de clientes para o pequeno empreendedor. Ele substitui o tradicional cartão de papel e o carimbo por um aparelho touch screen interativo.
O cartão fidelidade para manicure eletrônico permite que o seu cliente não tenha o problema de perda ou esquecimento do cartão em casa na hora de realizar o serviço. Além disso, você terá total controle sobre seu programa, além de gerar um banco de dados qualificado e um relacionamento automatizado e personalizado com seu cliente.
Comece sua estratégia de fidelização! Conheça já todos os benefícios da FideliZii!
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