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Como implantar com sucesso um programa de fidelidade em lava-jato

Antes de pensar em como atrair novos clientes, é fundamental investir em estratégias para reter os antigos. Você sabia que o custo para fidelizar um cliente é muito menor do que as despesas envolvidas na atração de novos? Além disso, clientes fiéis ao seu negócio contribuem – e muito – para o aumento da sua receita. Eles elevam o ticket médio da empresa e ainda falam bem do lava-rápido para amigos e familiares, ou seja, fazem propaganda gratuita do negócio.

Uma boa estratégia para isso, já utilizada há algum tempo, é o programa de fidelidade. Ele tem como principal objetivo garantir que o consumidor irá continuar frequentando determinado estabelecimento e não os seus concorrentes. Mas como implementar um programa de cartão fidelidade em lava-jato? Quais são as ações diferenciadas que fazem com que o seu programa se destaque da concorrência para, de fato, reter mais clientes? Contamos a seguir!

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4 passos para criar um programa de fidelidade de lava-jato

1. Escolha um bom sistema para marcação de pontos

Para que o programa de fidelidade funcione, é essencial organização. De que forma você irá computar os pontos ganhos pelos seus clientes? Este é o primeiro passo para implementar a ideia no seu negócio. Algumas empresas utilizam cartões de papel para isso. É uma solução simples, mas que apresenta uma desvantagem: consumidores recebem tantos cartões e panfletos durante a semana que podem facilmente perder o cartão do seu programa de fidelidade. Sem o cartão, os pontos acumulados, geralmente, são perdidos e o programa perde a sua eficiência – ou seja, não contribui para a fidelização do cliente.

Para reverter este cenário, escolha um sistema que permita que o lava-jato tenha controle sobre os pontos acumulados pelos seus clientes. A tecnologia é uma excelente aliada nessa hora, porque permite que os dados de todos as pessoas que frequentam o negócio fiquem armazenados de forma segura, organizada e acessível.

2. Defina quando os clientes serão premiados

Outro ponto importante é definir os momentos em que os clientes ganharão pontos. Isso deve estar claro tanto para você quanto para as pessoas que lavam os seus carros no seu lava-rápido. Alguns exemplos:

  • 1 ponto ganho a cada lavagem
  • 2 pontos ganhos cada vez que o cliente usa um serviço adicional (como higienização do ar ou impermeabilização dos estofados)
  • 2 pontos ganhos a cada indicação do lava-rápido para amigos (pontos contabilizados quando o indicado usa os seus serviços)

Crie o seu sistema de pontos com base nos serviços oferecidos pelo seu lava-jato, nas necessidades dos seus clientes e nos objetivos do negócio.

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3. Faça valer a pena

Um diferencial para destacar o seu lava-rápido no mercado, é oferecer premiações que realmente valham a pena. Se você cria um programa em que a cada cem pontos acumulados, por exemplo, o cliente ganha 5% de desconto em uma lavagem, o consumidor não verá vantagem alguma no seu programa de fidelidade.

Crie recompensas que não prejudiquem o seu negócio, mas que sejam, de fato, vantajosas para o cliente. Isso pode ser feito por meio de bons descontos nos serviços do lava-carros. Mas também existem outras premiações atraentes. Você pode oferecer um serviço grátis a cada x pontos, por exemplo. Esta é uma estratégia que oferece um benefício considerável aos seus clientes mais fiéis e que ainda contribui para a promoção de serviços adicionais disponíveis no seu lava-rápido, que ainda podem ser pouco conhecidos.

Você também pode pensar em recompensas alinhadas com o perfil do seu lava carros. Se a sua especialidade é lavagem ecológica automotiva – ecowash, pense em oferecer recompensas que tenham uma pegada de sustentabilidade.

4. Mantenha os clientes informados

Vale dizer que um ponto essencial para um programa de fidelidade bem sucedido é a forma como ele é divulgado. Não basta criar o melhor sistema de pontos com as recompensas mais atrativas, se o cliente não sabe disso. Sempre que alguém for lavar um carro no seu lava-rápido, mostre a ele quantos pontos já foram acumulados e quantos faltam para alcançar determinado prêmio. Deixe a tabela de pontos e premiações afixada em um local visível e considere o envio de e-mails para que os seus clientes possam acompanhar os seus status no programa de fidelidade do lava-jato.

E você, como fideliza os clientes do seu negócio? Se precisa de ajuda para implantar um sistema realmente eficiente, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Saiba mais: Confira os programas de fidelização de nossos clientes do setor de lava-jato

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