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Como criar um programa de fidelidade para clínica de estética

As clínicas de estética enfrentam um grande desafio, principalmente em épocas de crise econômica: a enorme concorrência no setor. Pode ser uma clínica de depilação a laser ou um serviço especializado de nail art – a concorrência cresce a cada dia e para enfrentar essa situação uma das ações mais eficientes é criar um programa de fidelidade para clínica de estética.

Com a concorrência, muitas clínicas apelam para promoções agressivas como as de compra coletiva e a situação pode se tornar ainda mais difícil, já que ofertas tão atrativas fazem o consumidor pensar em experimentar o serviço de um concorrente.

Um cartão fidelidade é vantajoso para os seus clientes e para o seu negócio, pois faz com que o consumidor não troque a sua clínica pela concorrência tão facilmente. Ao cliente acumular pontos e poder trocar por serviços “gratuitamente”, além de receber ofertas exclusivas e um tratamento diferenciado, ele se sente valorizado e menos propenso a te trocar por um concorrente. Fora isso um, bom programa de fidelidade bem estruturado estimulará os clientes a consumirem mais. A relação criada vai muito além de conceder descontos em serviços.

Ao ler este post, você vai saber tudo sobre os programas de fidelidade e tornar sua clínica mais competitiva!

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Quais as vantagens de um programa de fidelidade?

Você pode usufruir de muitas vantagens ao adotar um programa de fidelidade. O principal objetivo, porém, é manter sempre em alta o movimento do seu negócio e até mesmo aumentar a carteira de clientes por meio da divulgação espontânea que consumidores satisfeitos costumam fazer.

Confira os resultados que sua clínica de estética pode obter com um programa de fidelização:

Diminuição de custos com divulgação

Todo especialista confirma: o custo com marketing e propaganda para fazer um cliente chegar à clínica é pelo menos 5 vezes maior do que o custo para manter um cliente atual. O programa de fidelização chama a atenção das pessoas e gera um boca a boca entre consumidores que pode ganhar grandes proporções.

Diminuição da dependência de promoções

No mercado de clínicas de estética, as promoções não são mais ações sazonais: são a regra para sobreviver no mercado. Isso acaba gerando uma banalização e o consumidor passa a não levar a sério as vantagens oferecidas (afinal, qualquer lugar oferece as mesmas condições).

Com um programa de fidelidade, o cliente enxerga as vantagens como algo palpável e você passa a não depender de promoções agressivas que corroem o lucro.

Aumento de clientes para outros serviços

Com o programa de fidelidade, o cliente se sente estimulado a consumir novos serviços que sua clínica oferece. Em vez de a cliente fazer apenas uma esfoliação, ela poderá pagar por uma hidratação e revitalização facial, por exemplo, para aproveitar as vantagens do programa.

No FideliZii, auxiliamos nossos clientes a criarem estratégias inteligentes como a troca de um tratamento em que o cliente já consegue ver bom resultado com 1 ou 2 sessões e que pode ser trocado por pontos. Se o cliente gostar do resultado, é muito provável que ele feche um pacote maior. Para os clientes VIPs do programa, é possível ir além e oferecer a degustação de um novo tratamento em primeira mão. Isso pode trazer um enorme impacto em vendas adicionais mas não só isso, você satisfaz sua clientela que passam a ser verdadeiros fãs e os maiores divulgadores da sua marca. E o melhor de tudo é que é muito provável é que clientes VIPs tenham contatos de outros potenciais clientes VIPs, criando assim, um círculo virtuoso de geração de bons negócios.

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Redução de perda de clientes com saída de funcionário

No setor de beleza, é muito comum que um profissional que trabalhe para você leve boa parte da carteira de clientes caso ele vá para outro estabelecimento. O consumidor  geralmente é fiel ao profissional. Já se o cliente for fidelizado à sua clínica, tem menor propensão em acontecer, pois ninguém quer perder as vantagens que seu negócio oferece.

Para minimizar ainda mais as chances de um impacto negativo, você pode consultar o banco de dados de seu programa de fidelidade e ver quais são as principais clientes atendidas por uma boa profissional que está de saída e realizar ações preventivas. O simples fato de ligar para os principais clientes avisando sobre a saída do profissional mas avisar que a gerência cuidará pessoalmente da transição do profissional que o passará atender e que o feedback será fundamental para a manutenção de um serviço de excelência para um cliente importante, o fará a se sentir valorizado e muito menos propenso a abandonar a clínica ou centro de estética.

Como criar um programa de fidelidade para clínica de estética

O método mais tradicional de implantação de um programa de fidelização é o cartão fidelidade. Tradicionalmente, o cartão é de papel, feito em gráficas. Hoje, existem opções de sistemas de fidelidade totalmente digitais como o FideliZii que tem se destacado muito no segmento de beleza e estética.

O modelo de programa ideal, que gera mais resultados, é o que vamos detalhar a seguir.

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Crie um bom sistema de pontuação

O ideal é adotar um sistema de pontuação em que o cliente junta uma determinada quantidade de pontos para poder trocá-los por descontos, produtos ou serviços.

Um ponto importante para o sucesso de um programa de fidelidade é sua simplicidade. O programa precisa ser facilmente entendido tanto pelos clientes como colaboradores. Isso ajudará muito no engajamento do cliente com o programa, pois verá de forma clara quais metas precisa atingir para ganhar determinadas recompensas.

Nesse sentido, a maioria dos programas se baseiam majoritariamente em regras simples de acúmulo de pontos como a cada R$ 1,00 gasto equivaler a 1 ponto. Porém, o modelo ideal de acumulo de pontos pode variar de acordo com cada negócio e os objetivos a serem atingidos e sistemas digitais como o do FideliZii possuem flexibilidade para estruturar o programa da forma mais adequada para cada estabelecimento. Além de uma regra simples de acumulo de pontos é importante também criar uma tabela de opções de trocas de pontos por prêmios que seja atrativa para o cliente, mas ao mesmo tempo estratégica para a clínica ou centro de estética.

Programas mais avançados também podem criar oportunidades extras de pontuação para os clientes. Os pontos podem ser distribuídos em determinadas situações como:

  • Quando os clientes trazerem novos clientes

  • Quando os clientes pagarem em dinheiro (para você economizar taxas do cartão)

  • Quando clientes participarem de eventos específicos

  • Quando os clientes compartilham e interagirem com suas postagens nas redes sociais

Nesse sentido, não há limites para a criatividade e para clientes que estiverem realizando, por exemplo, um tratamento de emagrecimento e redução de medidas, você pode ainda conceder pontos ou benefícios ao cliente atingir suas metas. Isso pode fazer com que o cliente se comprometa ainda mais com o tratamento, tenha mais resultados, e fique ainda mais satisfeito e fidelizado.

Veja também um post completo e específico sobre programas de fidelidade para salão de beleza.

Crie serviços exclusivos

Sua clínica deve criar serviços exclusivos para quem aderir ao cartão fidelidade. Podem ser cursos, produtos para levar pra casa ou massagens e terapias. Apenas oferecer descontos ao juntar pontos pode não ser o suficiente para fidelizar os clientes. Oferecer serviços exclusivos fará seus clientes se sentirem VIPs.

Programa de fidelidade eletrônico

O programa de fidelidade é uma das principais ferramentas para fazer qualquer negócio se destacar durante a crise. No setor de beleza, isso se torna fundamental para a sobrevivência no mercado. Implementar um sistema eletrônico para fazer a gestão do programa, como a solução que o FideliZii oferece, permite mais eficiência e controle da rotina de trabalho.

O sistema do FideliZii é completo e se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o cartão de papel e carimbo.

O sistema de gestão eletrônico permite total controle sobre seu programa de fidelidade para clínica estética. Além disso, o sistema gera um banco de dados qualificado e um relacionamento automatizado e personalizado com seu cliente.

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