Se você acompanha os posts deste blog, talvez lembre de quando falamos da importância do engajamento e do princípio de Pareto. Segundo este princípio, 80% da receita de um negócio vem de 20% dos seus melhores clientes – aqueles que trazem roupas todas as semanas para a sua lavanderia, durante todos os meses do ano, os clientes fidelizados ao seu estabelecimento. Se eles são responsáveis pela maior parte da sua receita, nada mais justo do que investir em estratégias para mantê-los ainda mais engajados e fiéis, certo?
Certíssimo! Todos os dias novos negócios são abertos, entre eles, algumas novas lavanderias. Mostrar ao seu cliente que vale a pena continuar lavando as suas roupas no seu estabelecimento é essencial para não perdê-lo para a concorrência. Isso deve ser feito por meio de um excelente atendimento, serviços de qualidade e estratégias de fidelização. Neste último ponto, entram os programas de fidelidade: peças essenciais para beneficiar os seus melhores clientes e para fidelizar ainda mais clientes na sua lavanderia. Acompanhe o texto e saiba como fazer isso!
A importância de um bom atendimento
Um dos pontos mais importantes avaliados pelos consumidores na hora de decidir voltar a um estabelecimento é o atendimento recebido. Para isso, a simpatia das pessoas que lidam diretamente com o público é essencial. As pessoas gostam de se sentir bem recebidas, querem ter suas dúvidas respondidas e solicitações atendidas. Também gostam de uma comunicação transparente. Se houver algum problema que atrase a entrega das roupas, por exemplo, é importante avisar o cliente e até oferecer um benefício extra, em algumas situações.
Este é o primeiro passo na busca pela fidelização dos seus clientes. O próximo é oferecer serviços diferenciados e de qualidade. Além de lavar as roupas, que tal incluir serviços de tingimento e costura? Ou um serviço de passadoria profissional para roupas finas e que precisam de cuidados especiais?
Se os seus clientes encontram tudo o que precisam no seu estabelecimento, não tem porque procurar uma lavanderia concorrente.
Ideias para implementar um programa de fidelização eficiente em lavanderias
O terceiro passo para manter os seus clientes fiéis ao seu negócio é contar com um programa de fidelidade bem elaborado. Para isso, é importante conhecer as pessoas que frequentam a lavanderia. Na hora de criar o seu programa, considere:
Quais são os serviços mais utilizados?
A ideia básica por trás do programa de fidelidade é dar pontos aos seus clientes cada vez que eles usam determinado serviço. Você pode criar um sistema de pontos usando como referência os serviços mais utilizados da lavanderia. Por exemplo:
- Limpeza de roupas do dia a dia – 1 ponto
- Limpeza a seco – 2 pontos
- Remoção de manchas – 3 pontos
Considerando que a limpeza de roupas do dia a dia é um serviço mais solicitado do que a limpeza a seco e que a remoção de manchas é o serviço menos utilizado da lavanderia, considere criar um sistema de pontos em que os serviços menos utilizados são os melhores pontuados. Assim, você incentiva a contratação dos serviços diferenciados oferecidos no estabelecimento e mostra aos seus clientes um pouco mais do que a sua lavanderia tem a oferecer.
Quais os perfis dos clientes que levam roupas ao seu estabelecimento?
Aproveite a tecnologia para conhecer melhor os frequentadores da sua lavanderia: busque no seu sistema quais serviços cada um mais usa. Use esta informação para categorizar os seus clientes por perfil e criar premiações atrativas para todos. Veja alguns exemplos:
- Clientes que levam semanalmente as suas roupas do dia a dia para lavar
- Clientes que levam as suas roupas de cama para lavar duas vezes por mês
- Clientes que levam apenas roupas especiais para limpeza a seco, uma vez por mês
Uma boa estratégia de fidelização deve buscar reter todos os perfis de clientes. Que benefícios agradariam um consumidor que só usa os serviços de limpeza a seco da lavanderia? Este também é um cliente que vale a pena fidelizar!
Vale dizer que os benefícios oferecidos pelo programa de fidelidade podem contribuir para que os seus clientes mudem o seu perfil de consumo. Oferecer um bom desconto na limpeza de tapetes, por exemplo, ajuda a incentivar o uso deste serviço. Se o cliente fica satisfeito com o trabalho realizado, pode passar a solicitá-lo com frequência.
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